13 março 2009

BRACARA AUGUSTA

-----Depois da caminhada urbana na principal cidade da região centro de Portugal, foi a vez da cidade dos Arcebispos.
-
-----Braga é das mais antigas cidades portuguesas e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo, fundada no tempo dos romanos como Bracara Augusta.
-
-----Hoje, fui decidido em voltar ao caminho de Santiago de Compostela, mas para percorrer cerca de 15km a pé, com partida frente à Sé de Braga, em direcção a Ponte de Lima, mas com terminus algures na localidade de Marrancos, freguesia de Vila Verde.
-
-----No entanto, uma vez chegado aquela cidade, achei que não estavam reunidas as condições necessárias para atingir o meu objectivo com sucesso, pelo que alterei rapidamente o meu destino e acabei por passar a manhã no Bom Jesus.

Photobucket

-----Assim, lá subi ao santuário (ano 1373), cujo escadórios vencem um desnível de 116 metros, num total de 715 degraus e estão divididos em três partes:
- Escadório do Pórtico
- Escadório dos Cinco Sentidos
- Escadório das Três Virtudes

-----Pelo caminho fui encontrando alguns turistas estrangeiros e de vez enquando ultrapassado por bracarenses em caminhada, que mais parecia corrida.

-----Depois continuei o passeio pelo parque do Bom Jesus, para abrir apetite para o almoço.

Photobucket

-----Como não levei o gps não tenho certeza da distância percorrida, no entanto, segundo dados obtidos na net foram cerca de 6,5km, mas também pouco importa.

-----De tarde, sempre fui até à Sé de Braga, tendo andado cerca de 2km a seguir as setas amarelas, que acabei por abandonar, para visitar dois monumentos que não conhecia.

---Capela de São Salvador de Montélios

---O Mosteiro de Tibães - fundado no sec. XI

iGREJA DE TIBÃES

-----E assim percorri mais 9km por estradas e caminhos daquela cidade, tendo o regresso ao centro urbe sido feito de camioneta, porque já tinha o corpo a reclamar descanso, especialmente os pés.





---------------------

Mosteiro de Tibães

------------------visita à capela e igreja

------------------------

bom jesus

------------caminhada pelo Bom Jesus

1 comentário:

Anónimo disse...

FINALMENTE TENHO DE LHE DAR OS MEUS PARABÉNS
UM TEMA EXTRAORDINÁRIO PARA UMA CRÓNICA E SEM PIADINHAS COMO É O SEU TIMBRE.
ESPERO QUE TANTA VISITA A IGREJAS LHE TENHA FEITO MUITO BEM E QUE O FUTURO DESTE BLOG SEJA RISONHO...COM MENOS PECADOS E IMPROPERIOS.
DOU-LHE VALOR QUANDO FIZER UMA CAMINHADA DE FÉ ATÉ FÁTIMA!
FIQUE EM PAZ
PROVEDOR DIACNO