04 março 2009

VARANDAS DA FELGUEIRA

-Photobucket

-----Depois da última mini caminhada, lá voltei a meter-me noutro percurso pedestre, desta vez na aldeia da Felgueira, localizada na freguesia de Arões - Vale de Cambra, denominado "Varandas da Felgueira".
-
-----Fazendo jus ao provérbio "quem tem boca vai a Roma", lá consegui encontrar o caminho para a referida aldeia.-(

Photobucket

-----
.
-----A "Rota Varandas da Felgueira" é um percurso pedestre de pequena rota, com 5100 metros de distância, homologado pela Federação portuguesa de Campismo e Montanhismo de Portugal.
.
Inicio
Na aldeia de Felgueira ou na de Carvalhal do Chão
-
Tipo de Percurso
circular, caminhos antigos e rurais e ainda florestais
.
Duração
Cerca de 1 hora
.
Desníveis
Felgueira - 760mt
Carvalhal do Chão - 660
Alto da Carrasqueira - 854
.
Época aconselhada
Todo o ano

Photobucket

Descrição
-----Inicia-se o percurso no lugar da Felgueira, junto à paragem do autocarro, rumando-se à direita para o núcleo antigo daquela localidade.
.
-----É um núcleo de casas antigas de construção tradicional, onde predomina o granito e o xisto.
-
-----Após 150 metros de asfalto, segue-se por ruas estreitas do referido núcleo que conduzem aos antigos caminhos que o atravessam.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

-----Ruma-se para sul pelo antigo caminho, entre campos de cultivo e a descer, que conduz a Carvalhal do Chão.
-
-----Este caminho vai desembocar numa estrada de asfalto que se percorre cerca de 150 metros até entrar num estradão em terra, sempre a subir em direcção ao Alta da Carrasqueiro.
-
-----Neste troço do percurso encontra-se com alguma vegetação e em alguns locais com muita pedra pequena, provavelmente solta ou arrastada com as águas das últimas chuvas.
-
-----No alto dos 858 metros é sempre a descer por um estradão em terra.
-
-----Daqui é possível observar a Serra da Freita a nordeste e a sul a Serra do Caramulo.
-
-----Depois do campo de futebol aparece a capela e de novo aldeia da Felgueira.
-

Photobucket

-----Dito desta forma, seria um passeio tranquilo, por uma aldeia turística e rural classificada com a marca "Aldeia de Portugal". No entanto, o que temia que me podia acontecer a qualquer momento apareceu logo à segunda marcha...
-
-----Era previsível, pois com a tarde de verão que se fazia as cobras não perderam tempo para terminar a hibernação e sair da toca para apanhar os primeiros raios de sol, para trabalhar "o bronze".
-
-----Para meu azar tinha de ter uma jibóia no meu caminho, que me fez passar de um caminhada para os 100 metros barreiras.
-
-----Nem o Obikweu me ganhava!...

snake

-
-----E assim acabaram as minhas caminhadas, pelo menos enquanto me lembrar do sucedido e da minha fobia.

Sem comentários: