06 março 2009

SERRA DE SANTA LUZIA

Praia Grande - Viana do Castelo
05 de Março de 2009
.
-----Inicio de mais um dia para a prática de BTT, com as previsões do estado do tempo a apontar para um dia chuvoso e ventoso.
-
-----Contudo lá parti da minha santa terrinha em direcção à cidade de Viana do Castelo, onde era aguardado pela restante comitiva, Vítor Silva, Mário Almeida, Jorge Almeida e Rui Rocha.
-
-----Na deslocação até à cidade, cerca de 20 km, deparei-me com um vendaval que antevia uma acrescida dificuldade para a pratica da modalidade, contudo, e ainda bem, sem água.
-
-----Uma vez na cidade, dirigi-me para o ponto de encontro, Praia Norte, (local preferencial de banhistas desejosos de iodo), onde encontrei os restante elementos, à excepção do Rui Rocha, que à ultima da hora desistiu da prova.
-

Photobucket

-----Assim, após algumas fotos de grupo, deu-se início ao tour, que teve como seguinte paragem a Catedral de Santa Luzia, não obstante do local onde a mesma se situa, tornou-se fácil a sua conquista, onde se pôde contemplar a magnifica vista sobre a cidade.
Opsss!!!!!! -
-
-----Esqueci-me de um pormenor o Vítor Silva, não andou de bicicleta.
-----Depois de mais uma das aquelas quedas que só o Vítor tem, e ainda a recuperar, participou naquilo que vai ser o seu desporto favorito, caminhada, caminheiro com medo de cobras, estás tramado!!!!!

Photobucket

-----Continuando com os três mosqueteiros, e na continuidade do tour, após a Catedral, passamos para a parte mais interessante, que visava o piso mais irregular do Monte de Santa Luzia.
-----Pelo caminho passamos pelo meio do treino dos maganos, na carreira de tiro militar, pela antiga torre de controlo da Força aérea, entre outros monumentos menos dignos de ali se encontram.

Photobucket

-----Já em campo aberto, o tempo começou ameaçar de chuva, e qual não foi o nosso espanto quando a água passou a pedra e começamos a levar com granizo em cima, o que vale é que foi por pouco tempo.


Photobucket

-----Como o frio era muito, aquele que seria um passeio de 50 Km, passou para 30 Km por unanimidade, por isso resolvemos descer a encosta até à primeira localidade, Afife, que nos presenteou com as bebidas e alimentos no primeiro estabelecimento que se localizou.

Photobucket

-----A partir daqui, rumo à costa e até à cidade, efectuou-se parte do trajecto que já havia sido realizado, aquando do passeio Valença – Porto, realizado no ano passado.
-
-----No final, o reconfortante banho, nos balneários da empresa, e para terminar, um óptimo almoço, no restaurante do Sr.º Mendes com vista para a Praça 1.º de Maio.

Photobucket

-----Beijos abraços e muitos cachaços, e até à próxima pedalada.
-
.Photobucket
.

Distâncias
-
Viana do Castelo - Porto = 75 km
-
Lisboa - Porto = 306 km
-
Viana do Castelo ergeu-se na embocadura de um vale fertil e de fácil povoamento.
Em 1528, o rei D. Afonso III decidiu fundar ali uma vila nova, para a qual fez questão de ser ele próprio a escolher o nome: «Impono nomen Viana».
Que é como quem diz: ponho-lhe o nome de Viana.
Imediatamente se começou a levantar uma cerca de pedra que, a toda a volta, mediria uns setecentos metros e tinha quatro portas.
Ao centro, sobre um grande rochedo que lhe serviu de alicerce, uma torre de forte cantaria.
O espaço era pequeno para termo de cidade, mas grande como berço de aldeia.
A sua função era a de proteger, com a força do muro e autoridade de el-rei, quem ali quisesse fundar moradia.
Proteger de quem?
Certamente dos ladrões do mar, que surgiam pelas horas mortas da noite a semear a destruição.
-
-
-

2 comentários:

Anónimo disse...

Os 3 manocs que vão fazer um passeio de 30km, como é possível..até eu a pé quase que fiz a mesma distânca.
Enfim...estavam com pressa para irem almoçar.

O Calhas vê-lá se dá próxima marcas um passeio na tua folga.

abraço

Oh Rochita para a próxima não fiques em casa porque ainda vens a tempo para as limpezas domesticas...lol

Não aproveites agora que daqui há alguns meses não vais ter tempo para nada.

vitokorov

Mário disse...

foram poucos mas bons....
venha o proximo.