23 novembro 2008

FAMÍLIA BÁRTOLO


-
-----O Marito, convidou-me para um passeio de bike em família (Bártolo), junto da casa do seu irmão Valter, em Árvore - Vila do Conde, com a obrigação de arranjar na net um trilho interessante.

-----Infelizmente, não tive tempo para cumprir com o pedido e acabei por levar um percurso no gps que já tinha efectuado com o Gigantones, há uns meses atrás.

-----Apesar de ter muito gosto em pedalar com ilustre família, foi com muito sacrifício que o fiz, porque acordei com um grande mal estar, causado por dores abdominais (que me obrigou posteriormente a uma visita as urgências do Hospital militar, mas felizmente nada de grave).
.
-----Pelas 15h00, lá dê-mos inicio ao passeio, eu, o Marito Bártolo, Valter Bártolo, Rui Bártolo e o Paulo, com direcção ao trilho que levava no gps.
.

-----No decorrer do percurso cruzamo-nos com a indicação de uma rota pedestre, denominada "Cividade de Bagunte" (*castro fortificado da idade do Bronze), que decidimos fazê-lo, na esperança de passar por um caminho em terra batida e com algo digno de uma visita.
-----Contudo, os primeiros quilómetros foram em estrada, mesmo que sem qualquer trânsito, a excepção de vacas, que nos impediram de seguir caminho por breves instantes...isto porque o Gigantones, não estava presente (ao fim-de-semana não tem autorização para sair de casa, aahha), senão elas fugiam à sua frente...

-----Ao passar num localidade, juntou-se a nos um rapaz, que andava a passear na sua bicla e decidiu acompanhar-nos, quer dizer o Rui, que não podia com as pernas de tantas faltas aos treinos.

-----Com o avançar dos quilómetros e após uma queda, sem grandes consequências, a não ser no selim, lá conseguimos convencer o rapaz a regressar a casa, antes que se perdesse.

-----A dada altura o trilho que seguimos cruzou-se com o percurso da 2ª maratona de btt da Póvoa de Varzim, que eu e o Marito tínhamos feito e que por sinal nesse mesmo dia enviaram-nos uma mensagem para o telemóvel com a informação de um passeio que vão realizar em Dezembro, mas depois de falha que tiveram connosco, não me apanham noutro.
-----Assim, que chegamos ao alto da Cividade de Bagunte, continuamos por outro trilho pedestre, que continuava até Ponte medieval de Arcos, com passagem em mato, a descer e com alguma pedra a mistura.

-----Ao passar na ponte encontramo-nos no caminho de Santiago, por onde já andamos em 2007.

-----A seguir continuamos ao longo do rio Este (passa a este de Braga, corre em direcção sudoeste e desagua, a cerca de 4Km, acima de Vila do Conde), até chegar a cidade de Vila de Conde.
-

-----Antes de terminar o passeio o Rui, decidiu atravessar o rio Ave, pela ponte do Metro, para chegarmos a Árvore.
-

-----Pelas 17h45, terminamos o passeio, com 30km, com 2h30 a pedalar e um ritmo de passeio, especialmente para mim e para o rui, mas o final foi ao sprint entre o Marito, o Valter e o Paulo, com vitória do primeiro.
.
-----Nesta altura a fome já era negra e as esposas dos meus companheiros de tarde, preparam um lanche a maneira, com a bela da cervejinha, bola e pizza.

-----Antes do jantar o entretimento ou competição foi feito à mesa, mas de bilhar snoker, com o Paulo e Valter a vingarem-se do Marito.
.
-

.
.
.

1 comentário:

Mário disse...

Gang de Miragaia, cuidado....
Estás a correr riscos de vida.
Ou és da família ou então és contra a família, isto é pior que a mafia siciliana.
Muito boa crónica, num passeio assim, assim, com um bom jantar no final.
Uma forma de não estar parado.
Marito