31 maio 2011

ECOPISTA DE ÉVORA



Aqui fica mais uma ciclovia com fotos de arquivo, ou seja referem-se ao inicio de 2010, quando este manco da ECOBIKE ainda pedalava por esse país fora.



O troço de Évora, da Ecopista de Mora, é o resultado de uma parceria entre a Refer e a Câmara Municipal de Évora para a reconversão do Ramal Ferroviário de Mora em percursos cicláveis e pedonais.



Apenas dispomos de fotos do percurso urbano, nas proximidades de Évora, dado que a machine do Bike Tour de Lisboa, foi emprestada por um curto período de tempo.



Com início no centro urbano da Cidade de Évora, a Ecopista estende-se até ao limite do Concelho, prosseguindo para os Concelhos de Arraiolos e Mora.



Dentro do traçado urbano, a via é em tapete de betão betuminoso com o objectivo de permitir uma utilização cómoda e segura das pessoas com mobilidade reduzida, com muito movimento de pessoas a caminhar e a correr, dado tratar-se de uma pista partilhada.



Infelizmente com vários cruzamentos de estrada, apesar dos troncos de madeira impedir entrar nas mesmas a grande velocidade.



Foi construída sobre a antiga linha de caminho de ferro do ramal Évora - Mora, e actualmente tem cerca de 20 kms: 13 da cidade ao antigo apeadeiro da Graça do Divor e mais 7 até à Sempre Noiva, termo do concelho.



Está previsto o seu prolongamento até Arraiolos e Mora, num total de cerca de 60 kms.


-
Devo dizer que lamento o encerramento das linhas de comboio pelo país, mas entre tê-las abandonadas e aproveitá-las para este fim (lazer/turistico), acho que ninguém tem dúvidas do caminho a seguir.
-
Um percurso adequado para fazer em família ou o inicio de uma mega travessia pelo Alentejo com os amigos.
-
Fazemos que haja mais entendimento entre as autarquias e a Refer e mais exemplos se seguirão.
-

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito dos bonecos,parece-me um passeio muito fixe, podiam ter dado mais dados.

julio.sousa67@gmail.com
abraço