10 maio 2011

CICLOVIA DE GONDOMAR

Enquanto grande parte dos ecobiker`s anda em grandes treinos, provas e aventuras espalhadas pelo nosso belo país, como a SRP160, a travessia de Gaia a Fátima e a Maratona de Portalegre, outros continuam impossibilitados pelos seus afazeres diários e na preparação de eventos que se aproximam.

E ainda os mancos, como o presidente Jorge Almeida, que vê muito difícil a resolução do seu problema de saúde, que continua a impedi-lo de fazer o que gosta... de pegar na bike (nem que fosse só com uma perna...)


e eu (vitokorov) que, julgo estar no bom caminho da recuperação e quiçá a voltar as biclas brevemente, de forma tranquila e em espaços destinados as bicicletas, como as CICLOVIAS.

Muito embora, a ultima queda, com condução de ambulância às urgências, tenha sido na super movimentada ciclovia de Gaia.

Caso isso se concretize, decidi fazer um périplo por este tipo infra-estruturas, que ainda não constem deste blog, até recuperar a forma física.

Mesmo antes de começar a pedalar deixo-vos aqui fotos de arquivo (tempos em que o Gigantone tinha dois tornozelos), da ciclovia mais próxima da minha residência, que nunca foram divulgadas, uma vez que não se encontrava acabada.

Mas, no mês de Abril as obras voltaram para completar o troço em falta de cerca de 100mt de extensão.

No entanto, sem querer fazer criticas a esta ciclovia ou esmiuçar as ciclovias no geral, já que no global a minha opinião sobre este tipo de infra-estruturas, nos moldes em que são construídas é negativa, espero que consigam dinamizar esta via, que os materiais de apoio aos utentes funcionem e não sejam vandalizados.
  • Inicio:
Freixo - logo a seguir à Pousada do Freixo;


  • Fim:
- Gramido;




  • Distância:


  • Pontos de acesso:
- ao longo da nacional 108 são vários os pontos e parques de estacionamento;

  • Descrição: uso partilhado com os peões, com piso pintado de cores diferentes, mas ainda com falta de sinalização no chão e vertical;

  • Locais de interesse:


- Casa Branca de Gramido


- Centro de Desportos Náuticos;

- restaurantes e cafés com esplanadas viradas para o rio;

- acesso à Fundação Júlio Resende

- Marina do Freixo.

Contudo, na minha opinião, o mais importante desta requalificação e valorização da faixa ribeirinha do Douro, que apesar de chegar atrasada mais de uma década, quando comparado com os alguns municípios vizinhos, foi dar as pessoas a possibilidade de desfrutarem da magnifica paisagem do rio Douro.



Por isso façam uma visita e confirmem.





GPSies - ciclovia de Gondomar
percurso da ciclovia


1 comentário:

Domingos Moreira disse...

Já passamos nessa ciclovia. De facto havia lá uma parte em que tínhamos de passar com a bicla á mão. Da última vez que lá passei estavam a arranjar.
No geral podia estar melhor. Mas sempre é um ponto de partida. Pois conheço essa zona desde criança e sempre esteve muito ao abandono.
Mas ainda bem que já acabaram.

Um abraço.