22 maio 2011

CIVISMO E AMBIENTE


Meus amigos

Venho apelar a vossa compreensão, para utilizar o blog para manifestar a minha opinião acerca de um tema que não está directamente ligado aos utilizadores das bikes.


Na minha caminhada de fé que, faço todos os anos sozinho, tenho tempo de sobra para reflectir na vida, no motivo que ali me leva (move) e em muitas outras coisas, das mais importantes as irrelevantes.

Mas, o desabafo que se segue está relacionado com algo que me incomoda e que não consigo encontrar justificação plausível para tal atitude.

Lixo lançado para a via pública.

Encontra-se de tudo na berma da estrada, mesmo coisas mais inimagináveis, provavelmente lançadas dos carros, o que não é surpresa nenhuma dada a falta de educação e civismo de muitos cidadãos, que só se preocupam com isso quando estão outros a ver e em alguns casos o despudor é tanto, que consideram isso é um gesto normal.

Existem coimas para isto, mas infelizmente não devem ser aplicadas, talvez seja um comportamento aceitável?!

Depois temos as pessoas que seguem a pé especialmente, na artéria mais movimentada no caminho para Fátima, a N1 e IC2, que lançam para o solo as garrafas de água e latas de refrigerantes, para não as carregarem, talvez julguem que não tem mal nenhum e porque alguém as há-de apanhar

Infelizmente não é assim!

Mas, se isto já é ridículo e impensável numa sociedade civilizada e preocupada, torna-se intolerável quando os peregrinos seguem em grupos organizados, com pessoas no apoio e com viaturas, que após prestarem a ajuda, especialmente na entrega de líquidos e sólidos, deixam nesses locais (em todo o caminho) o lixo, em vez de o transportarem até os contentores mais próximos.

Estou certo que não é uma atitude geral! FELIZMENTE.

Não tenho duvidas em afirmar que não faltam peregrinos com educação cívica suficiente para realizar a peregrinação a Fátima a Santiago de Compostela, ou qualquer outro local sem cometer o disparate de deitar detritos para a via pública.

No meu caso, carrego uma mochila com 5 a 7kg as costas, sem qualquer apoio, pelo que é usual, especialmente em dias de calor carregar um garrafa de 1,5lt e outra de 0,50lt, que aí permanecem até o fim do dia......

Para terminar, resta lamentar que as autarquias, ou outros organismos públicos não estejam atentos a este problema, prevenindo, pelo menos nas datas de maior peregrinação, colocando contentores de lixo nestas vias e posteriormente recolhendo o lixo não só da via pública, mas também das zonas de mato, junto a estas estradas, onde em alguns casos escondem o lixo.

Afinal, não são só alguns ciclistas que largam lixo no monte, é uma atitude transversal na sociedade e em várias actividades, que é necessário mudar.


SE TODOS AJUDAREM DEIXA DE SER UMA UTOPIA.


2 comentários:

Anónimo disse...

Oi é a 1ª vez que encontrei o teu blog e adorei tanto!Bom Trabalho!
Até à próxima

Domingos Moreira disse...

Infelizmente muita gente não gosta de carregar o lixo, que só passou a ser lixo porque deixar de ter o que interessava a essa pessoa. Uma garrafa de água vazia, a embalagem de uma barra de cereais, etc. As pessoas simplesmente ficam com nojo de guardar isso e deitar fora no próximo contentor...mas...será que não se lembram que antes estava lá o que eles comeram ou beberam e não se queixaram!!!
Por mim, de bicicleta ou pé, guardo sempre até encontar o próximo contentor do lixo.
Mas isso já vai da educação dos país, nesse aspecto estou no bom caminho, pois os meus filhos nunca deitam o lixo para o chão. Pois já sabem que é para o bem do futuro deles.

Um abraço.