30 maio 2011

ALTERAÇÃO AO C.E.

Para garantir os direitos dos ciclistas e peões, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta defende alterações ao Código da Estrada.

O pedido, em forma de petição, já juntou mais de seis mil assinaturas.


A realidade mostra que nos últimos dois anos, o uso da bicicleta aumentou mais de 30 por cento, ou seja, cerca de 500 mil pessoas, nas contas do presidente da Federação de Cicloturismo, José Manuel Caetano.

Mas também subiu cinco por cento o número de acidentes envolvendo ciclistas. Por isso, a Federação de Cicloturismo e utilizadores de bicicleta defende alterações no Código da Estrada.

As regras de prioridade e de segurança devem ser alteradas, disse na TSF José Manuel Caetano que recordou um passeio de bicicleta com o antigo ministro da Saúde, Correia de Campos.

Para reforçar os direitos dos ciclistas e peões, seis mil pessoas já assinaram uma petição que pede a alteração do Código da estrada.

Opinião diferente tem o presidente do ACP. Carlos Barbosa entende que ainda não existem bicicletas suficientes para fazer mudar o Código da Estrada, mas admite que poderiam ser introduzidas alterações para melhorar a segurança rodoviária, nomeadamente em relação à condução sob o efeito de álcool.

ouça a entrevista aqui


Sem comentários: