19 dezembro 2008

PASSEIO LUZES DE NATAL

-----Como já vem sendo habito, organizamos ontem o tradicional passeio de natal, na cidade do Porto, denominado de Passeio das Luzes de Natal".
.
.
-----Com concentração marcada para as 20h30, na Avenida dos Aliados, frente ao edifício da Câmara Municipal do Porto, os mega atletas foram aparecendo em pequenos grupos, sendo o organizador o mais atrasado.
.


-----Depois de colocar os dorsais nas bikes, entrega individual de informação sobre o trajecto e foto da praxe do grupo, iniciamos o giro pelas 21h55.
.
-----Apesar do grupo de 25 elementos ser menor que o do ano passado, foi muito mais animado, com um bom andamento e uniforme.
.
-----Desta forma, permitiu percorrer o trajecto na sua totalidade, que além de passagem pelas principais artérias com iluminações de natal, incluía ruas do centro histórico, quelhas e passagem por caminhos em terra, os famosos singletracks.
--

-----Qualquer passeio pela cidade do Porto, passa por um conjunto extenso de monumentos históricos e de edifícios de valor arquitectónico considerável, não fosse a invicta Património Mundial, neste passeio salientamos as igrejas, dada a quadra natalícia que se aproxima.
-

igreja dos Grilos 1577c. - com vista para o Douro

-----Este ano por forma a evitar muitas paragens, diminuiu-se as fotos de grupo, pelo que este ano o vídeo do evento é muito curtinho.

-
-----Decisão esta que os atletas agradeceram, pois estavam mais interessados em não arrefecer com o frio que se fazia sentir.
-
-----Na Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia, o ECOBIKE ofereceu a todos os participantes bolo rei e vinho do Porto, que foi servido pelo Gigantones que devia estar em recuperação da cirurgia a que foi submetido e pelo ajudante Vingada, há muito desaparecido destas lides.Vê-lá se da próxima vens pedalar!
.


-----O bolo rei estava uma delicia, já que as fatias guardadas para a Elsa acabaram por desaparecer num ápice, uma vez que a Srª Drª ficou de se juntar ao grupo a meio do percurso, mas acabou apenas por fazer uma breve aparição junto da Esquadra da PSP de Gaia, provavelmente com receio de privar com tantos cromos.
.
-----Ah, e o vinho do Porto uma excelente colheita, directamente da garrafeira do Gigantones e do Calgonite, veio bem a calhar para aquecer e para o brinde, que foi inesperado ao ponto de ninguém sugerir um motivo. Mas nestas coisas está sempre implícito, aos melhores momentos e que os próximos sejam ainda muito melhores.
.
-----Se no Porto este ano as ruas iluminadas diminuíram, no Centro de Gaia as opções também não eram muitas.
.
-----Mas aqui o importante era seguir em direcção aos armazéns das caves do vinho do Porto, para passar num carreiro em terra estreito e sem qualquer iluminação, que nos levou quase até as margens do rio Douro.
.
-----Como se estava a fazer tarde foi necessário andar alguns metros em sentido proibido, para cortar caminho, mas nada que já não tivéssemos feito e sempre sem qualquer stress.
.
-----Já me esquecia de salientar a forma física invejável do Costinha, fruto dos intensos treinos para as provas de atletismo, que não podendo ganhar qualquer prémio, como no último em que foi rei das metas volantes, acabou por fazer um contra-relógio em circuito fechado (rotunda), em que não deu hipótese à concorrência, porque mais ninguém quis ficar tonto, com tantas voltas.
.
-----Depois da ponte D. Luís, fizemos uma paragem para assistir a uma secção de downill, proporcionada por quatro destemidos jovens, que desciam a grande velocidade as escadas dos Guindais, tendo um deles, que não levava capacete embatido contra a parede, na parte final...
-
-----Parece-me que a continuarem assim o futuro deles não vai ser muito promissor...mas todos passamos por essa fase...da inconsciência...
.
-----A seguir à Ribeira passamos para Alfandega, onde descemos umas escadas para Miragaia, mas sem qualquer dificuldade, ou seja foram escolhidas à nossa medida, mas que para alguns só com muita hesitação e depois de assistir os outros a descer.
.
-----A parte final foi subir para o ponto de partida por Mouzinho da Silveira, para ser mais rápido, porque se não fosse pela hora eu queria "castigar" estes atletas fazendo-os subir para as Sereias e daí até o hospital Santo António.
.
-----E assim, cerca de 20 vinte minutos depois do que estava previsto, terminamos o passeio pelas 23h35.
.

5 comentários:

Anónimo disse...

Viva amigos
Mais um excelente passeio graças a vossa participação e boa disposição que rapidamente fez esquecer o frio...
Obrigado ROMERO, TIGRÃO e COSTINHA, por terem aparecido com uma peça de vestuário do pai natal...
O Tigrão parece-me que tirou a peça da mãe natal...
à é verdade andava por ali perdido um mineiro...ou foi enganado, pensava que íamos pedalar para os túneis da refer...e apareceu com um holofote à cabeça
Abraços e boas festas
Vitokorov

Anónimo disse...

PORREIRO PÁ!
O passeio foi muito fixe... passei em sitios que não conhecia na cidade...entre outras coisas gostei da passagem pela ilha na Lapa, o caminho em terra até ao metro, e a passagem pelo bairro do Siza Vieira, etc.
Parabéns Vitó
Para que se saiba ele passava a vida a falar de bicicletas e agora é de atletismo e S. Silvestre
Pedro

Clube de BTT Zona 55 disse...

BOAS FESTAS e entrem em 2009 c/ o pedal direito... encaixado! (http://zona55biketeam.blogspot.com)

Anónimo disse...

Parabens por este evento, pois conseguiu reunir novamente um consideravel número de entusiastas das bikes.

Bem vindos os menos usuais destas paragens, e continuação de boas pedaladas para os recorrentes.

Ass. JP Leite

Tojo disse...

Parabéns pelo evento, foi mto porreiro e divertido, mas o bolo-rei era mto pouco...abraços