29 outubro 2008

VOUGUINHA

-----É um comboio regional de cor vermelha, com apenas uma carruagem, apelidado de Vouguinha", que actualmente faz a ligação de Espinho a Aveiro, atravessando os concelhos de Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Águeda.
.
------------
História
-----A Linha do Vouga foi inaugurada a 23 de Novembro de 1908 por D. Manuel II, correspondendo ao compromisso assumido pelo pai, o rei D. Carlos, assassinado em 1 de Fevereiro desse ano.
-----O primeiro troço ligava Espinho a Oliveira de Azeméis em via estreita. Posteriormente, continuaram a construção da linha até Viseu e daí para Santa Comba Dão onde ligava à Linha da Beira Alta (linha internacional, que liga o porto da Figueira da Foz à fronteira com Espanha, em Vilar Formoso).
-----Em 1990 foi encerrado o ramal entre Sernada do Vouga e Viseu.
.
-----Pelas 09h26, apanhamos o comboio na estação Espinho - Vouga (que fica a cerca de 800 metros da estação da CP de Espinho), que se encontra encerrada, sendo os bilhetes comprados ao revisor no interior da carruagem.
.
-----Facilmente se percebe o porquê do comboio só funcionar apenas duas vezes por dia, uma pela manhã e outra pela tarde, pois apenas seguiam viagem quatro passageiros.
.
-----Por se tratar de um comboio regional com paragens em todas as estações e apeadeiros, num total de 26, a viagem tem a duração de 2h10.
.
-----Para tornar este comboio mais lento, em Oliveira de Azeméis, entra no comboio um funcionário da Refer, o manobrador, que veste de verde e tem como missão abrir e fechar cancelas das passagens de nível sem guarda. Ou seja, o comboio pára e o manobrador sai, com a manivela na mão, para fechar a cancela. O comboio arranca e pára novamente, à espera que a cancela seja aberta e o manobrador entre. Este é um processo que apenas se efectua entre a localidade acima mencionada e Sernada do Vouga.
.
-----Ao longo das estações foram poucos os clientes que entraram no Vouguinha, a excepção na localidade de Santa Maria da Feira, onde a carruagem encheu de passageiros da Universidade Sénior, que iam em passeio organizado pela Câmara daquela localidade até ao fim da linha, onde os esperava um piquenique e regresso de camioneta.
.
-----Desta forma, o passeio passou a ter um ambiente mais familiar, com as conversas e risadas dos "seniores" e as perguntas que nos iam fazendo acerca da viagem e do nosso passeio de bicicleta.
.
-----Com o aproximar de Sernada do Vouga, a paisagem foi mudando de urbana para o eucaliptal da Serra da Gralheira.
.
-----Finalmente lá chegamos ao destino, já mortinhos por começar a movimentar as pernas.
.
-----Na estação que em tempos já teve outra importância, encontram-se ainda dois comboios, abandonados à espera do abate (julgo eu), todos pintados de grafites.
.
-----Depois das fotos da praxe e de dois dedos de conversa com o maquinista, foi hora de começar a pedalar.
.
-----De salientar que das 3 viagens que fizemos este ano de comboio encontramos sempre funcionários simpáticos e interessados pela modalidade, pelo que não é de estranhar que alguns funcionários da CP tenham formado um grupo para praticar btt.
.
-----Uns metros depois da estação e já percorríamos um trilho em terra, sem qualquer dificuldade técnica, nem desníveis, que seguia ao longo do rio Vouga.

-----A seguir saímos para o asfalto para entrar na cidade de Albergaria-a-velha, onde percorremos algumas centenas de metros, até encontrar o caminho que nos fazia sair da cidade e entrar no mato.

-----Este trilho devia pertencer a algum passeio ou maratona ali efectuado, pela quantidade de setas amarelas marcadas no pavimento.
.
-----Com o desenrolar dos quilómetros a minha bike foi dando sinais que não se encontrava bem de "saúde", já não era só o facto das velocidades estarem todas desafinadas, havia ali mais qualquer coisa...
.
-----Por isso aos 16km abandonamos o trilho e a terra batida, para voltar à estrada, em direcção a Angeja.
.
------Assim, que entramos na localidade, numa pequena subida a minha maquina foi-se e simultaneamente o pneu de trás da bicla do Marito furou (20km).

.

-----Rapidamente trocamos a câmara, enquanto avaria na minha bike que parecia mais complicada não dava reparar, porque não tínhamos ferramenta para apertar uma pedaleira.

-----Como as pedaleiras se encontravam ao mesmo nível a alternativa era apanhar o comboio em Cacia e regressar a Espinho ou tentar encontrar uma loja de bicicletas e verificar se havia solução para o problema.

-----Mas até lá só podia pedalar com uma perna e contar com ajuda do Mário para me empurrar.

-----Foram apenas 6km até encontrar uma loja aberta e para minha sorte apenas os parafusos da pedaleira se encontravam desapertados.

-----Como já eram 15h00 fomos almoçar, seguindo a indicação do sr. Jorge, o garajeiro que reparou a bicla.
.
-----Daqui seguimos pelas margens do rio Vouga, que corre paralelamente à fabrica da Portucel, conhecida mundialmente pelo cheiro nauseabundo que liberta.

-----Aos 43km chegamos a estrada nacional 109, acabando dessa forma o prazer de pedalar longo dos carros e do inevitável barulho.
.
-----O pior aconteceu depois de Estarreja, quando seguimos em direcção as praias e levamos com um vento forte de frente, que tornou estes quilómetros insuportáveis, especialmente em S. Jacinto.
.
-----Foi necessário uma breve paragem para uma bebida refrescante e descansar o corpo e mente da agressividade do vento.
.
-----O problema só desapareceu com entrada em Cortegaça e passagem pela mata, mas complicou-se com o anoitecer e nos sem luzes.
.
-----Chegamos a Espinho as 18h30 com 91km.

.
.

4 comentários:

Anónimo disse...

mais um evento reservado aos especialistas.
Ass. JP Leite

Anónimo disse...

Os ditos especialistas nem se dignam a responder à provocação. Que falta de sangue na guelra.
Ass. JP Leite

Anónimo disse...

Meu bom amigo leitinho...estes passeios não são feitos por convites, vasta haver alguém interessado e com disponibilidade para andar de bicicleta e se me convidar, eu arranjo logo um local novo para irmos pedalar e todos são sempre bem vindos.
Abraço
deixa-te de coisas e aparece o marca tu passeios.
ass. vitor silva

Anónimo disse...

o Mário Almeida ficou bem na fotografia, em que está no meio da Ria (ou pântano), pena foi ter ficado a olhar pro lado!!!!!!!!!!!!
Ass. jorge almeida