02 outubro 2008

AZIBO & CICLOVIA


-----Depois do dia de ontem, ter alterado completamente os nossos planos, devido a doença súbita do Rui, tive de arranjar uma alternativa à segunda etapa no Parque Natural do Montesinho. Assim, o destino foi pedalar pela albufeira da barragem do Azibo, na freguesia de Vale da Porca - Macedo de Cavaleiros, que se adequava na perfeição ao meu companheiro de viagem.

-----Pelas 10h00, dê-mos inicio, tendo os primeiros quinze quilómetros decorrido de forma fácil, em estradão de terra batida, largo e sem grandes inclinações.

-----Depois de passar pela barragem (ano construção 1982), continuamos pelo estradão, até chegar

a um "entroncamento", com dois trilhos identificados, tendo optado pelo denominado de Quercus", porque nos parecia continuar a contornar a barragem em direcção ao local de partida.-----Porém o trilho mudou drasticamente, tendo terminado as facilidades e começaram aparecer as subidas de alguma inclinação, seguidas de descidas e vice-versa.

-----O caminho acabou por nos levar até um estabelecimento de restauração, que de imediato aproveitamos para almoçar, que realço o caldo verde, porque o prato de carne, não estava grande coisa.Valeu pelo espaço e no momento em que surgiu.

-----Nesse instante verificamos que afinal estávamos a um quilometro distância do carro.

-----A seguir arrumamos as bikes e rumamos até Vila pouca de Aguiar, onde íamos percorrer a mini ciclovia do Corgo.

-----A ciclovia liga a localidade acima indicada e Pedras Salgadas, numa extensão de 6km, que são percorridos na antiga linha do comboio.

-----Ao longo deste percurso é possível observar algumas casas, pequenos campos de cultivo, uma estação abandonada (Nuzedo) e o vale do lado esquerdo (sentido V.P.A. - P.S.).

-----Foi de todas as ciclovias que percorri a menos interessante, mas quem sabe quando esta via chegar a cidade de Chaves, se torne mais interessante.

LINHA DO CORGO

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_do_Corgo

-----De seguida seguimos por estrada até a cidade de Chaves, onde nos fomos encontrar com amigos que ali residem.

Ponte romana conhecida por Ponte de Trajano

construida entre o século I e II

-----Com o adiantar da hora não deu para grandes pedaladas pela cidade, pois era tempo de convívio e estava prometido um fim-de-semana nesta região do Alto Tamega.

Sem comentários: