17 junho 2008

MARATONA DE AGUEDA

.
-----O último treino antes da "peregrinação" a Santiago Compostela, foi decidido pelo Gigantones, que escolheu a cidade de Águeda, tendo para isso retirado da net o trilho da maratona de 80km, do ano passado.
.
-----Depois convidou os bike17eco, para os preparar para os três dias nos caminhos de Santiago, tendo-se juntado a nós o Nando trepador (fraquinho), Pedro Trilhos (estrunfe resmungão) e o Amorim (rectas da praia).
.
-----Por volta das 10h30, dê-mos inicio ao passeio no centro da cidade de Águeda, seguindo o percurso indicado no gps.
.
------Depois de um início com muito asfalto, com o resmungão sempre a reclamar do trilho e do gps, aos poucos fomos entrando no mato, que serviu para amenizar os protestos.
.
------Mas, ainda mal tínhamos aquecido os músculos e já estávamos a levar com uma chuva intensa, que nos acompanhou durante vários quilómetros, num caminho encharcado e com muito lama pela frente.
.



------A primeira paragem foi na localidade de Ferreiros de Cima, num supermercado que se encontrava aberto, mas sem ningúem para atender. Se isto se passa nas grandes cidades, rapidamente faziam uma limpeza, tipo arrastão no Brasil e seguiam viagem, mas como não pertencemos a nenhuma claque de futebol, chama-mos a empregada/dona, tendo aparecido na loja a próxima conquista do Gigantones, uma velhinha, que ficou encantada, oferecendo-lhe uma embalagem de bolachas de chocolate.
.
------Uns metros mais-a-frente (200mt) voltamos a parar num café, onde aproveitamos para comer umas fêveras bem picantes, acompanhadas com umas cervejinhas.
.
------O tempo foi melhorando e o caminho piorando, a seguir ao rio Alfusqueiro (afluente do rio Águeda, que nasce na Serra do Caramulo no concelho de Vouzela), pois ao que parecia estávamos a fazer o caminho no sentido contrário, isto porque estávamos num trilho de uma mega pista de downwill, mas nos íamos a subir, que nos obrigou a carregar a bicla durante a subida quase toda..
-----Com o adiantar da hora, fomos verificando que ainda estávamos longe de chegar a Águeda, devido ao fraquinho andamento dos nossos convidados e as constantes lavagens das burras, que até o Gigantones se juntou aos bike17eco.
.
-----Onde já se viu lavar as bikes sempre que saiam do monte e entravam no asfalto e encontravam uma torneira ou fonte de água...
.
-----Algures na freguesia de Pessegueiro do Vouga, fomos surpreendidos quando o trilho nos levou pela linha de comboio desactivada do Vouga, onde outrora passaram comboios a vapor, agora cerca de 6km (julgo eu) encontram-se asfaltados, para serem utilizados como Ecopista, enquadrada numa paisagem tranquila e deslumbrante do rio Vouga, com passagens por túneis e pontes, sendo a maior a Ponte do Poço de S. Tiago.
.

-----Esta parte animou os atletas que pensavam que as dificuldades tinham ficado para trás, até que o caminho entrou novamente no monte e rapidamente aperceberam-se que a inclinação não era a descer, mas sim a subir.
.
-----Na parte final verifiquei que faltavam cerca de 7km ao trilho do gps, para nos levar até o ponto que indicava a chegada, pelo que foi preciso improvisar para chegarmos ao destino.
.
-----Pelas 21h00, chegamos aos carros com 94 Km percorridos e cerca de sete horas de pedaladas.
.
-----De seguida o Pedro e o Amorim, rapidamente arrumaram as bikes e rumaram à Invicta, um porque ia entrar ao serviço e o outro porque quando chegasse a casa a mulher ia lhe acertar o passo a entrada.
.
-----Nos, graças a bondade dos GNR`s toma-mos um banhinho no posto e de seguida fomos jantar.
.

Sem comentários: