06 junho 2011

TRANSPORTUGAL


Na companhia de 11 fantásticos amigos de viagem começamos a nossa odisseia num dia de sol bonito e com temperatura excelente para pedalar.

1º dia - Bragança - Sendim

Saímos do hotel cerca das 8.30 para a foto da praxe



e logo começamos o aquecimento durante cerca de 3 kms logo seguidos da entrada na montanha frente a cidade de Bragança começando logo ai a subir ate dizer basta .

Começamos o tal empeno (brincadeira este grupo esta muito bem preparado ) 10 minutos a seguir e logo furo caracterizado pelo herói e recordista em furos



Paragem para olhar para a cidade que já estava na nossa frente bonita de se ver , como pano de fundo já víamos o famoso castelo.



Seguimos para a montanha e logo vão aparecendo os campos cultivados bonitos de se ver com o silencio da montanha envolvido pelo som do chilrear dos pássaros pela manha que dão aquele toque que dá sentido a natureza que tanto gostamos e que sentimos como parte de nós isso também e o BTT que gostamos.



Logo atingimos o topo da primeira montanha com estradões de perder de vista nos topos de montanha, com as paisagens envolventes de encher o olho passando por aldeias tipicamente nortenhas com o agrado das pessoas ao ver-nos passar encorajando-nos com palmas e vivas ,falando connosco, inclusive oferecendo comida e também vinho(típico das gente simpática e hospitaleira do norte).



Bonito de se ver e que ficará para sempre na memoria de quem fez esta pequena aventura .

Chegada a Sendim por volta das 18.00 H com alegria da etapa comprida sem incidentes e com alegria de um dia bem passado na montanha com trilhos fantásticos subida e descidas vertiginosas de fazer crescer aquela adrenalina.

Dados da etapa:

Kms------ 90,77

Vel Max- 49,5 Kms.H

Tempo -- 9,25 Horas

Acumula- 2388 Mts


2ª Etapa – Sendim/Figueira Castelo Rodrigo



Começamos logo pelas 8.30 duma manha bonita de sol a iluminar bem a montanha para agrado dos nossos olhos e do nosso corpo com simpáticas temperaturas .

Começamos a sentir uma ligeira alteração na paisagem um pouco mais montanhosa com estradrões muito arenosas com o saibro amarelo capazes de não deixar rolar as bikes.

Passagem por aldeias ainda mais pequenas características das zonas mais internas da montanha caracterizadas por passagem quase sem avistar ninguém porque a população esta nos campos no seu dia a dia, só vemos os velhinhos que já não podem trabalhar e os cães que vão fazendo aquele alarido à nossa passagem.

Durante a tarde começa a descida por uma das zonas consideradas por muitos das mais bonitas paisagens do douro vinhateiro.

A descida até Barca Dàlva por entre paisagens fantásticas com montanha dos dois lados e o Douro ali por baixo a entrar em Portugal vindo de Espanha ali a dois passos com as encostas da vinha a começar a folhear de verde e o xisto aquecer o chão de tal forma que sentimos o calor vindo do chão a irradiar.

Paisagens que merecem a nossa contemplação para nunca mais esquecer, mais uma vez de lembrar aquelas gentes com a simpatia que lhes é comum e hospitalidade que transmitem sempre que parava-mos para perguntar algo rematavam logo com perguntas e as normais ofertas características dessa gente (sempre vinho).


Dados da etapa:

Kms --- 108,1

Vel. Max—52Kms H.

Tempo --- 9.05 Horas

Acumulado – 1978 Mts


3ª etapa- Figueira Castelo Rodrigo/Guarda

Esta etapa começamos um pouco mais tarde por necessidade de pequenas reparações nas bikes fruto de dois dias penosos principalmente para os travões a precisar de óleo por terem aquecido de mais e frito o óleo que continham.

Um dia um pouco mais enublado adivinhar chuva mas que se foi aguentando ate ao final sem ela.

Embora sendo uma etapa mais curta foi sempre muito montanhosa a aproximação a Serra da Estrela com pequenas montanhas sempre a subir.



Para aquecimento uma parede com cerca de 200 mts de acumulado que nos deixou um pouco kO e logo uma descida.

Pelo meio uma montanha que no GPS dava o caminho correto e graças a desertificação do interior e por terem deixado de cultivar alguns campos os caminhos foram tapando e não deixaram por onde passarmos.

Resultado uma hora de atraso a partir mato para passar até encontrar um caminho transitável e muitas arranhadelas nas pernas mais parecendo tatuagens vermelhas .

Final fantástico com vista ao longe da Guarda com descida por pequeno estradão com vegetação envolvente sempre com velocidades a rasgar.

Dados da Etapa:

Kms – 72,67

Vel. Max-44,8 Kms H.

Tempo-7,16 Horas

Acumulado – 1249 mts


4ª Etapa-Guarda/ Torre(Penhas da Saúde)

Etapa aguardada com grande ansiedade por ser a ultima e logo deixar saudades pelos dias bem passados e porque com o acumulado previsto ser muito penosa depois de 4 dias a andar.

8.00 horas da manha chuva á saída adivinha-se um dia difícil .

Primeiros 35 kms em estrada até Manteigas com chuva e vento sempre pela frente .

Molhados e gelados até aos ossos estes bravos betetistas começam a subida a torre por um caminho de terra mais estilo lamaceiro pegajoso que se parava de pedalar logo parava a bike.

Sempre na presença da chuva e névoa que nos acompanhou até ao cimo da montanha prejudicando o dia em termos de visibilidade e deixou marcas em alguns aparelhos electrónicos que levávamos ao ponto de acabar com algumas maquinas fotográficas que encheram de agua tipo aquário.

4 horas de subida com agua em cima a aumentar o nosso peso temperaturas baixas ao ponto de nem as pernas aquecer, mas satisfaz-nos o que vemos porque a serra é bonita .

Fica a vontade de lá voltar e subi-la, mas com um dia de sol.

Dever comprido mal chegamos as Penhas da Saúde directos ao Hotel e banho quente porque estávamos perto do linear da Hipotermia.

Dados da Etapa:

Kms—61,35

Vel. Max- 43,7 Kms H

Tempo—5,27H

Acumulado—1700 Mts

Dados a referir

Durante os 4 dias o espírito de equipa prevaleceu no grupo o que deu mais alegria aos trilhos e emoção.

Passagem por locais únicos de cortar a respiração, com paisagens fantásticos e so ao alcance de quem por lá passa a pé ou de bike com trilhos capazes de satisfazer qualquer betetista que disto goste.

De referir a gastronomia que desde o primeiro dia em Bragança até ao ultimo em Valhelhas teria de me esforçar muito para decidir qual deles o melhor.

Tenho de dar os parabéns a quem os escolheu nomeadamente alguns pratos, posta mirandesa, arroz de costelinha, arroz de cogumelos, vitela estufada, costoletas de cordeiro, choletao de vitela, febras de porco (tipo manteiga divinal) entre outros que teria de enumerar no final do esforço balanço 1 kg a mais hihiihihhii.

Fomos muito bem recebidos em todos os hotéis onde pernoitamos e simpaticamente bem tratados.

Parabéns a todos os participantes e á organização estivemos todos muito bem.

Ass. António Monteiro

4 comentários:

ECOBIKE disse...

parabéns a todos que participaram e concluíram a travessia.
abraço
vitokorov

Anónimo disse...

Uma aventura espetacular e que eu muito gostava de fazer... a ver vamos... parabéns a todos os participantes.
Abraço
J. Almeida

Xana disse...

Parabens a todos os que fizeram esta travessia.Agora é só preparar a proxima...bora lá.

Anónimo disse...

Foi uma Aventura em BTT memorável pelo interior profundo de Portugal!

O nosso país é muito bonito.

Houve muito boa camaradagem entre os participantes.

Em 2012 a aventura continua...