20 junho 2011

CICLOVIA DA MURTOSA

Depois de tantas ciclovias, Murtosa não podia ficar de fora.

Por isso, a já designada por "Holanda de Portugal", por a bicicleta ser o meio de transporte preferido da população, foi a minha próxima ciclovia.

Para quem sai da cidade facilmente estranha a quantidade de bicicletas a circular, na maioria com utilizadores cheios de energia e orgulho no seu meio de transporte,

bem como muitas outras encostadas na berma da estrada, junto de residências e de estabelecimentos comerciais...

enfim, estão por todo o lado e sem qualquer sistema de segurança, nem sinais de preocupações dos seus proprietários com gatunos.


Mas, apesar de algumas semelhanças, não existe qualquer comparação entre Murtosa e Amesterdão, é como comparar o clube desportivo da Torreira com o Real Madrid, um Moliceiro com o maior cruzeiro do mundo, etc.

O concelho tem um património natural rico, sendo de salientar a ria da Aveiro, onde vão desaguar os rios Vouga, Águeda e Cértima e uma grande extensão de praia.

A nossa pequena volta levou-nos pela ciclovia até as praias na Torreira, com passagem pela ponte da Varela (ponto mais alto), uma estrada que já conhecia, por se tratar de uma recta, que parece um túnel de vento de testes para aviões, que torna as pedaladas muito difíceis com o vento de frente ....aahh

Paragem junto à praia para reforço alimentar antes de seguir até S. Jacinto e regresso ao ponto de partida, já que não foi possível seguir até Aveiro de barco

Deixamos ainda alguns quilómetros de ciclovia por percorrer no concelho, que ficam para outra ocasião.

No parte final do passeio, na ciclovia de zona partilhada, verificamos um acidente entre um ciclista e três peões que seguiam a par na ciclovia

Fica para as estatísticas de acidentes em ciclovias, porque o ciclista chamou as autoridades policiais e os bombeiros para o local.

Segundo apuramos o ciclista vinha pelas costas dos peões não os tendo alertado da sua aproximação, por achar que conseguia passar, mas acabou por chocar com um deles.

Apesar deste incidente, verifica-se uma tranquilidade completamente diferente das ciclovias das grandes cidades.

Quem quiser conhecer este concelho pode aproveitar no inicio de Julho (1 a 3), para ver o Primeiro festival ciclável da Ria de Aveiro.

Mais informação em www.cicloria.org.pt | facebook/festivalcicloria

Sem comentários: