22 março 2011

TRILHOS DO NEOLITICO




Aproveitando o aparecimento de vários eventos a custo zero, em que a orientação é feita em autonomia total por cada atleta, não podiamos deixar de organizar um pequeno grupo de "prós" para ir até Baião, participar no 1º evento de vários neste estilo, organizados pelos BTTalega, denominado Trilho do Neolitico.


Desta feita compareceu à chamada, eu (Tojo), Kiko, Hélder Coelho, El President (Leandro) e o Monteiro. Como normal, levantamos ancorâ, ainda com as galinhas a dormir, em direcção à cidade de Baião.


Chegados a tempo e horas, foi altura de levantar os dorsais e desmontar os cavalos de pau, que estavam sedentos de lama e água.



Depois de um ligeiro breafing, foi dado inicio ao evento com cerca de 200 atletas, distribuidos pelas 2 distancias, 35 ou 60 km.



Ainda as pernas não estavam quentes e já tinhamos a 1ª subida forte com cerca de 5 km a subir até uma elevação de 883 metros, ui ui ui ...


O inicio da prova não estava a correr nada bem ao "el president", tendo em conta que ainda estava bastante durido no coccix, diz ele que ainda era da queda que teve à uma semana, em que decidiu limpar o óleo do chão com as próprias calças, não sei se foi por esse motivo, mas se presidente diz, nós temos acreditar.



Chegados ao abastecimento que seria perto dos 20 Km, houve tempo pra comer umas maças, sendo neste local feita a separação entre os dois percursos.

Segundo indicações superiores, o pior tinha já passado, mas nem imaginávamos o que aí estava para vir....


Com o decorrer dos kms, o tempo começou a ficar bastante mau, com a chuva em determinados locais a cair com muita intensidade, que fez a temperatura descer bastante e com isso o frio apoderar-se de alguns de nós, principalmente eu e o Kiko, que estavamos menos preparados para estas adversidades climatéricas.



Claro que até ao final do evento, deu para sofrer mais do que estava à espera, pois estava constantemente a tremer com o frio, passando-me ainda pela cabeça que ia ficar no cimo do monte gelado para estudo....




Mas....claro que houve tempo a 3/4 Km do final prova, o Kiko na sua melhor forma, decidiu fazer a sua birra anual, e não entrar mais no monte, fazendo o restante percurso pela estrada, já que havia partes do corpo que estavam sem sangue, quase a partir, parecia cristal....



Em termos gerais demoramos 06H22 m para completar os 60 km distancia, com uma altimetria de 2.223, partindo dos 413 m, atingindo o máximo de 952 m altitude, que foi no cimo da Serra Aboboreira, com passagens nas freguesias de Baião, Travanca do Monte, Valadares, Vinheiros, Amarelhe, Gosende, entre outros...



Foi pois um dia de puro btt, muito duro,com muita chuva, muito frio, mas com a alegria de termos chegado todos ao fim e superado em termos físicos e psiquicos mais esta etapa, somos os maiores.



3 comentários:

Anónimo disse...

foi altamente...
vejam o video da portocanal porque acho k vi o vosso equipamento na reportagem
fcp+

tojo disse...

mais um evento gelado...mas no fim correu tudo mto bom...

Anónimo disse...

Foi muito bom, muito molhado, muito gelado, muito nevoeiro, muitas subidas, poucas descidas, muita lama, muitas caimbras por causa do frio, enfim muito de tudo...
kiko