29 setembro 2010

24H00 - PASSEIO VERÃO

*

-

…”Pelos Caminhos e Trilhos do nosso Portugal”…

-

Pois é, dando continuidade ao Evento de Verão Ecobike, iniciado há dois anos por alguns destemidos aventureiros da nossa equipa em Valença e ano passado nova etapa entre Porto/Figueira da Foz, eis que que este ano partimos precisamente da Rainha da Costa de Prata em direcção a Peniche, para concluir mais uma etapa anual, eu (kiko), Vitokurov, Gigantones, JP e o Dr Zé.

-

Depois de termos viajado de comboio ás 20h do dia 31 Julho de 2010, de Gaia até Coimbra, onde fizemos um rápido abastecimento liquido no café da estação, enquanto esperávamos pelo comboio que nos levaria até Figueira Foz, onde chegamos pelas 23h…

-

-

Neste curto período surgiu uma breve tertúlia com o cobrador da CP, que foi interrompida pelo Vitokorov num dos seus constantes acidentes, que desta vez acabou por encharcar o simpático funcionário, também praticante de btt.

-

Na Figueira ficamos espantados com a intensa vida nocturna, semelhante a existente na baixa da invicta, que acabamos por perder por breves momentos o Vitokorov.

Depois foi tempo de um ligeiro "jantar" numa das muitas esplanadas, para seguir viagem bem alimentados.

-

-

Iniciamos a aventura nocturna, por estrada em direcção à 109 e uns quilómetros mais à frente fizemos algumas incursões por mato, mas areia dificultou a progressão...

-

-

Passagem por Pedrogão e de seguida Praia da Vieira, onde encontramos uma alma caridosa “O padeiro de Vieira”…que nos permitiu voltar a reconfortar o estômago com uns croissants quentinhos e uma bejecas, para enfrentar as próximas 3h de noite cerrada e longa…

-

Noite rolante e calma, sem avarias… passando por alguns locais muito agradáveis, apesar das imagens nocturnas serem fracas...

-

-

-

Em S. Pedro de Moel assistimos ao nascer do dia.

-

-

Chegados a Nazaré, mais fotos e um ligeiro pequeno almoço, quente e reconfortante.

-

-

Retomamos viagem, tendo começado verdadeiramente a magnifica aventura de Monte…fantástico e sem palavras, especialmente da orla costeira (Serra da Pescaria - Nazaré e a Serra de Mangues - Alcobaça).

-

-

-

-

-

-

As paisagens eram realmente deslumbrantes onde apenas se podem contemplar com este tipo de actividade BTT (ou em caminhadas) e por um carreiro *****.

Infelizmente era a subir!

-

-

-

-

Serra da Pescaria (alt. max. 177 mt) paralela à orla marítima, de vegetação rasteira, que por ser a subir permitiu algumas paragens para fotos, pois se fosse no sentido contrário com a adrenalina da descia não sei quem ia tirar fotos...

-

-

Antes da descida para S. Martinho do Porto, no Monte do Facho, mais uma paragem para fotos, com a Baía de S. Martinho como fundo.

-

-

-

Chegados a S. Martinho do Porto, voltamos ao asfalto, onde na avenida principal (frente à praia, uma baía em forma de concha), já com um movimento intenso de transeuntes e de banhistas na praia, nos esperava o carro de apoio, os nossos amigos da logística Mendes e Narciso.

Foi hora de mudar de indumentaria, pois o calor já apertava.

Num passeio deste tipo tem sempre algo que nos surpreende e neste momento foi a magnifica queda do Gigantones, sem que nada o fizesse prever e entusiasmado com a “praia”, resolve inventar uma queda no passeio marítimo…

-

-

”O que as pessoas fazem para chamar á atenção…”

-

Recomeçamos com ao espírito de sacrifício de uma noite ganha em boa camaradagem em direcção a Peniche, ainda faltavam quase 60km, mas não seria nada de grave…pois a motivação de alcançar o objectivo era muita.

-

Chegados ao magnifico local da Foz do Arelho, onde após as fotos da praxe voltamos a mesa, para uma verdadeira refeição, especialmente para o Vitokorov que pensava estar em casa e devorou uma francesinha.

-

Olhando para o outro lado da Foz, a nossa vontade seria atravessar a nado, pois pouparíamos 20km…mas ainda tínhamos de contornar a Lagoa de Óbidos, essa magnifica paisagem, onde o calor e a distância começavam a pesar nas nossas perninhas…não fosse a altura do Gigantones que resolveu ir ás maçãs e as pêras, ficávamos sem sobremesa.

-

-

-


Já perto de Peniche e no meu estado de cansaço e desespero…estávamos nos 145km, eis que começaram os ataques, especiamente em trilhos na encosta num sobe e desce constante.

O Dr. Zé apoiado pelo Leitinho e pelo Gigantones resolviam “fugir” quando pensava eu que já estaríamos em relax …

Eis quando o Vitokurov para não parecer mal, também me abandona e resolve dar um ar da sua graça correndo atrás dos “pseudo-pros” dos km finais …mal eu sabia que tinha um problema no pneu da frente que já mal me segurava em pé quanto mais em cima da minha Lapierre.

Findo esta crónica dando os parabéns ao GPS do Gigantones, pois sem ele estaríamos perdidos com a orientação do mesmo e aos meus amigos de passeio desejando que para o próximo ano…as 24h de Verão tenham uma presença maior dos elementos da equipa.

-

Abraço a todos e boas pedaladas

Ass. - KIKO (Henrique)



-

5 comentários:

Anónimo disse...

Tenho a dizer que a nossa mini odisseia, foi para mim bastante gratificante...
Passamos por sítios espectaculares, trilhos, povoações e locais que se calhar nunca mais vou passar em cima da bike.
Valeu a pena, mas para o ano vai ser ainda mais fixe...(promessa de presidente).
Abraço a todos
J Almeida

Anónimo disse...

Fotos fixes mas só de dia porque a noite nada!
Se calhar é melhor ponderar comprar um maquina nova ou continuar essa travessia sem ser a noite
abraço
P. Rodas

Anónimo disse...

Fotos fixes mas só de dia porque a noite nada!
Se calhar é melhor ponderar comprar um maquina nova ou continuar essa travessia sem ser a noite
abraço
P. Rodas

Anónimo disse...

Pois claro, as fotos é que são importantes!!

O que realmente interessa é estar presente que a nossa memória trata do resto. Lógico que uma ou outra foto para a posteridade fica sempre bem.

Como aconteceu quando participei na travessia de Valença-Porto, considero um dos melhores eventos anuais. Simplesmente marcante.

Saudações betetistas

JP Leite

RECI3E disse...

Olá! Achei este assunto interessante, parabéns pela postagem! Aproveite e visite meu blog também, quem sabe vc possa seguí-lo. E se gostar, vote! Estamos entre os 100 melhores blogs na categoria empreendedorismo do TOP BLOG. Aguardo sua visita!
Forte abraço,
JOÃO GADELHA