10 abril 2010

SERRA D`ARGA

-
---Para se ter uma visão completa do Minho, só subindo à Serra da Arga.
-

-
---Por estar a ressacar uma volta de bike há algum tempo, devido a mais uma lesão, desta vez não por queda, mas por treinos intensivos de atletismo, com uma campeã dos juniores do Benfica...lá acabei por ir com o Gigantones até Ponte de Lima, onde nos esperava o Calhas.

-
---Saímos do centro da cidade em direcção à velha ponte romano-medieval, para seguir pela ciclovia do outro lado do rio em direcção à Lagoa de Bertiandos, mesmo à saída de Ponte de Lima e que desconhecia completamente, apesar de tantas visitas à esta cidade.
-
-
-
---À saída das lagoas era visível o topo da Serra d`Arga, apesar dos seus escassos 800m de altura. Porém, ainda tínhamos muito para pedalar até lá chegar.
-


---Serpenteamos a encosta a subir por um estradão em terra com alguma pedra solta, por se tratar de uma zona granítica e devido a chuva dos últimos dias.

---No entanto, lama nem vê-la. Felizmente!


---Passamos pela Capela de Santa Justa do Monte, que se encontrava encerrada a cadeado, paragem para foto e mais uma curta chuvada.
-

(padroeira dos casais mal avindos e dos casais sem filhos. A mulher oferenda-lhes franguinhas ou pombas brancas, sal ou moedas brancas. Dorme lá o casal desventurado e dali a nove meses...)
A romaria de Santa Justa realiza-se no Domingo próximo de 19 de Junho.
-


---Depois da localidade de Cerquido e uma descida curta e técnica por um carreiro, seguiram-se cerca de 2 a 3 km`s por estrada de asfalto, para facilitar a subida.



---No topo da subida deparamos com uma placa da Serra da Agra e por opção do Jorge abandonamos o percurso porque queria ir a um café.



---Tarefa difícil nestas bandas, passagem por Agra de Cima, Gandara e na Agra de Baixa (25km) lá encontramos um café, quer dizer o Jorge encontrou, após questionar um habitante, mas ainda foi preciso chamar pelo proprietário para nos abrir a porta.

---O café apesar de frequentado por ilustres personalidades, como prova dos retratos na parede de Jorge Sampaio e o Maestro Vitorino de Almeida, mas Sandes, nem vê-las porque o padeiro só vem ao fim-de-semana.



---Mal saímos do café caiu mais uma chuvada, podíamos ter voltado para trás e aguardar, pois tratava-se de uma chuvada passageira, mas decidimos continuar porque se fazia tarde para os compromissos pessoais do Calheiros e do Jorge.

---Como previsto andamos apenas 5 minutos debaixo de chuva...

---O objectivo era chegar ao topo da serra, mas a tarefa revelou-se difícil, porque não estávamos a seguir o trajecto do gps, dado que tínhamos cortado caminho para terminar o passeio mais cedo e íamos a seguir as indicações do Calhas, que conhecia relativamente bem a zona.

---Ainda fizemos mais uns quilómetros por estrada em direcção a Caminha, para passar no Mosteiro de Arga.




---A seguir entramos por um estradão com a indicação de antigo caminho para Caminha.

---Porém, devido ao nevoeiro acabamos no topo errado do monte, pelo que tivemos de voltar para trás pelo mesmo caminho, dado que este não tinha saída, a não ser para cabras e garranos.

---Quanto a paisagem em redor era magnífica mas devido ao nevoeiro, só por escassos segundos se conseguiu ver o mar, o rio e as belas paisagens em redor.

---Acabamos por encontrar um trilho, graças a falta de limpeza de alguns organizadores de eventos que no final dos mesmos não recolhem as fitas da natureza...apesar da sua utilidade não deixa de ser um facto reprovável.

---Pedalamos numa descida, por uma espécie de calçada romana, mas que era ciclável de acordo com a qualidade técnica e destreza do praticante, que no nosso caso só a espaços foi em cima da maquina.

---Pois, além das dificuldades do terreno ainda caía naquele instante mais uma chuvada, tornando o caminho mais difícil.

---Neste trilho cruzámo-nos novamente com garranos, mas desta vez a uns escassos 3/5 metros de distância, sem hipóteses de saírem daquele local, "entalados" pelas rochas.

---Infelizmente não deu para fotos devido à chuvada.

---Quando chegamos a localidade de Montaria o Calhas, seguiu por estrada para casa e nos continuamos por um estradão de floresta a descer, mas antes fizemos mais uma paragem num café, mas desta vez com direito a sande.

---No fim deste trajecto acabamos por voltar as Lagoas e repetir o trajecto inicial, por se fazer tarde.

---O passeio terminou com 70km por volta das 18h00, junto da Esquadra da PSP.



* A "ROTA SERRA DA ARGA" é um percurso de btt, de pequena rota, circular e em estradão largo, com alguma pedra solta;

* Âmbito: Paisagístico, histórico e cultural

* Distância: 70 km

* Dificuldade física: baixa

* Dificuldade técnica: baixa (alta na calçada)

* Altura máxima: 800 m

* Época aconselhada: Todo o ano;

DADOS DE INTERESSE

LENDA DE S. JOÃO

Festas e Romarias:

- 28 e 29 Agosto - S. João da Arga

Segundo reza a história, após a subida ao monte, os peregrinos e visitantes dos nossos dias mantém a tradição de dar 3 voltas à capela, seguindo-se da entrega de duas esmolas, uma para o santo e outro para o diabo.

- FESTA DE SANTO ANTÃO (ARGA DE CIMA)
Realiza-se a 17 de Janeiro.

- FESTA DE S. SILVESTRE (ARGA DE CIMA)
dia 31 de Dezembro

- FESTA SENHORA DO ROSÁRIO (ARGA DE CIMA)
primeiro Domingo após o dia 15 de Agosto.

CONTACTOS ÚTEIS

Câmara Municipal de Caminha

Praça Calouste Gulbenkian
4910-122 Caminha
• Telf. 258 710 300
Bombeiros Voluntários de Caminha
Telf. 258 719 500
Centro de Saúde de Caminha
Telf. 258 719 300
Centro Hospitalar do Alto Minho
Telf. 258 829 081
GNR
Telf. 258 721 427
Protecção à Floresta
• 117

Centro de Interpretação da Serra d'Arga
Tel: 258 721 708

-

-

SERRA D` ARGA

-

3 comentários:

João Leite disse...

Se calhar ainda viram algum garrano do Barreira ...lol...

João Leite disse...

O quadrúpede de cor castanha que aparece na reportagem fotográfica é muito parecido com o Sr. Presidente... lol...

Clube de BTT Zona 55 disse...

Boas amigos, aos interessados: já postámos a Reportagem da nossa participação nos 4.º Trilhos do Douro Internacional. Vejam e comentem. Cumprimentos a todos e desde já vos convidamos a dar um passeio connosco pelas bandas de Torres Novas (os n/ treinos são às sextas-feiras c/ saída às 09H00), têm onde dormir, na Eco ou na EPP e ficam o fim de semana. Abraço, Valério. http://zona55biketeam.blogspot.com