14 abril 2010

ROTA DOS 3 CASTELOS

-

-REUMÁTICOS NA ROTA DE TRÊS CASTELOS
--
-

POMBAL
.
---Hoje, foi dia de treino para a Bemposta.
-
---Por isso programei uma volta ligeira, já que não pegava na bike há uma eternidade.
-
---Assim, uma coisa fraquinha passava por um percurso de estrada...
-
---As 10h00, com um dia maravilhoso de sol, começamos o passeio no centro de Pombal, com subida ao castelo.

CIDADE DE POMBAL
---Alguns minutos para fotos e seguimos destino.
CASTELO
---Rapidamente o zequinha do presidente decidiu alterar o trajecto que eu tinha planeado, porque o seu gps indicava um caminho diferente para a localidade de Soure.
---A única vantagem desta alteração foi circularmos por uma artéria com pouco movimento de carros.
---Uns quilometros antes de Soure, percorremos um estradão junto ao rio Arunca.
arunca,soure
---Mais fotos junto do castelo em ruínas e uma paragem para pequeno almoço.

soure
---Mais uns quilómetros por estrada até a localidade de Tapeus, no sopé da Serra de Sicó, onde entramos num estradão coberto cascalho.

sicó
---Começaram as subidas (100m até 385m) e as minhas dificuldades enquanto o Gigantones desesperava à minha espera.
---Quando estávamos quase junto das eólicas, seguimos por um caminho que voltava a descer e a subir novamente, que desta vez me obrigou a desmontar e a empurrar a bike, tal é o meu estado miserável.
-
sicó
---O caminho continuou por vários quilómetros em estradão largo e sem grandes dificuldades técnicas.
serra
---Após a localidade de Chanca, voltamos a subir para o topo de um pequeno monte, por um trilho em rocha, onde se encontravam praticantes de parapente.
---A descida foi feita por um single track, com muitos desníveis e pedra solta, mas que conseguimos fazer em cima da maquina.
-
adrenalina
-
penela
-
---Continuou mais uns metros por um estradão rápido e muito técnico devido as irregulariedades do terreno e pedras espalhadas pelo caminho até chegar ao asfalto, que aproveitamos para percorrer até a localidade mais próxima, para comer uma sande num café.
---Apesar do trilho continuar em estradão e passar por dois monumentos as ruínas do castelo de Germanelo e as ruínas da Vila Romana de Rabaçal, antes de chegar ao próximo castelo em Penela, optamos por seguir por estrada, pela N347 ou IC3, porque se fazia tarde pois ainda tínhamos de ir trabalhar e já íamos com 50km.
penela
---Pelas 16h00, com 61km chegamos a Penela e fomos directos ao ex-libris (Castelo de Penela - sec. XI, que se ergue num penhasco e que fazia parte da linha defensiva do Mondego e que no seu interior tem a Igreja de São Miguel, cujas primeiras origens se prendem ao séc. XII. ) para as fotos da praxe e uma pequena volta pelo centro da vila.

penela
- Igreja de São Miguel
---O Foral de 1137 refere já a existência de uma igreja. O templo que hoje se pode apreciar resulta de uma grande intervenção efectuada na segunda metade do séc. XVI.De salientar:A Capela-mor, toda ela revestida de talhas barrocas, na maioria do séc. XVII ou início do séc. XVIII. A imagem da Senhora com o Menino, esculpida por João de Ruão nos meados do séc. XVI (1530/1540).
-
igreja de s. miguel
--- Pelourinho de Penela - Monumento classificado
---Este Pelourinho remonta à época medieval e compõem-se de uma coluna de fuste oitava do, da pinha e de três degraus. Inicialmente colocado no meio da praça da vila, hoje encontra-se na Rua 25 de Abril.De salientar:O conjunto das quatro hastes de ferro que imitam serpentes e que suspendem da boca as argolas. Possui dois brasões semelhantes que representam, eventualmente, o brasão de armas do Concelho de Penela.

PELOURINHO
---Por esta altura foi tempo de verificar no gps qual o caminho mais curto para Pombal e o resultado deixou me preocupado, pois indicava mais 50km.

penela
---Assim, rapidamente seguimos pela IC3 e em Condeixa, fomos pela N1, que devido ao stress de chegar dentro do horário a Pombal, nem ligava ao transito constante.
---Quase a chegar ao destino verificamos que íamos conseguir fazê-lo dentro do horário, pelo fizemos mais uma pausa para lanche.
---Terminamos o passeio ligeiro com 103 kms em 5h40m.

-

Rota dos 3 castelos
-
-

1 comentário:

Tojo disse...

cá pra mim, os dois juntos...nos castelos em ruínas e a ouvir "eu tenho dois amores"...n sei n...abraço.
tojo