29 abril 2010

TRILHOS DOURO INTERNACIONAL

-
---Finalmente voltei a uma maratona....
-
BEMPOSTA
-
---Pelas 16h00, eu (Vitokorov), o Henrique (Kiko), o Jorge (Gigantones), o Leandro (Mr. President), o Mário (Marito) e Vítor (Tojo), saímos de Gaia, com destino à Bemposta, no Mogadouro, para participar no 4º Trilhos do Douro Internacional da Bemposta , do dia 11Abril.
-
---Antes, paragem na localidade de Jerusalém do Romeu, cerca de 12km de Mirandela (170km do Porto) , onde nos encontramos com o grupo da Sodhisa, que também iam participar no evento, para jantarmos no restaurante Maria Rita, um dos mais afamados restaurantes da região.
-
Jerusalém do Romeu
-
---No Largo principal da vila uma pequena capela, onde o Gigantones seguindo velhos vícios, não perdeu tempo a tocar o sino, provocando alarme num habitante, que não achou muita graça à brincadeira.
-
Jerusalém do Romeu
-
---O restaurante no centro da vila, frente a um jardim e a uma capela é propriedade da família Clemente Menéres e integra-se numa quinta agrícola, que já foi estalagem, mas mais parece um solar de família transmontano, com mobiliário antigo e mesas enormes para refeições em grupo.
-
restaurante
-
---Os petiscos são bacalhau à Romeu, feijoca transmontana (feijoada com feijões grandes), bifes na caçarola, alheira caseira na brasa e lombo, bem regados com o 3º melhor azeite do Mundo (biológico Romeu).
-
---Comida com qualidade suficiente para saciar o apetite de qualquer um.
-
---A sobremesa foi leite creme, mousse de chocolate e pudim...foi um fartote de calorias.
-
Jerusalém do Romeu
-
---Seguiu-se uma caminhada para conhecer a pequena vila, com o cicerone o Vítor Couto, (mega atleta da Shodisa) com casa na localidade.
-
caminhada nocturna
-
---Como havia muita caloria acumulada fomos andando por uma estrada sem qualquer iluminação em direcção ao topo do monte.
-
---Pelo caminho ainda deu tempo para o Marito atirar o Tojo para a valeta a ver se eliminava a concorrência...para chegar na frente dos ecobikers.
-
Photobucket
-
---Como já se fazia tarde, especialmente para os elementos da Sodhisa, que viajaram com a família e para nós que ainda tínhamos uma viagem pela frente, terminamos o convivo pelas 22h30.

Photobucket
-
---Infelizmente, chegamos a esta localidade já tarde para visitar a igreja matriz, a ponte desactivada do comboio da linha do Tua e o Museu das Curiosidades, com objectos curiosos utilizados no dia-a-dia dos finais do Séc. XIX e princípios do Séc. XX, entre os quais uma bicicleta que ainda não tive o prazer de pedalar.
-
---Foi mais 1h30 de viagem para fazer 90km até a localidade de Sendim - Miranda do Douro, onde o Henrique, conseguiu quartos para os 6 e arrumos para as bikes, na Residencial Gabriela, com uma senhora simpática, que se levantou mais cedo para nos servir o pequeno-almoço antes da hora.
-
---Mas o que deixou os meus amigos fascinados foi o quadro da proprietária da pensão...vai-se lá saber porquê... (foto no álbum abaixo).
-
Photobucket
-
---O despertar foi pelas 07h00, para pequeno-almoço e mais uma viagem até ao local do evento, mas desta vez para um curto trajecto de 12km.
-
Photobucket
-
---Quando era suposto a prova começar as 09h00, afinal teve início uma hora depois.
-
---O Tojo como não podia deixar de ser foi colocar-se na linha da frente do pelotão na partida, para ganhar lugares na classificação.

Photobucket
-
---O início da prova foi em asfalto durante cerca de 3km, com os inevitáveis sprints de alguns para chegar à frente.
-
Photobucket
-
---Depois passamos por um troço desagradável, com muita lama e encoberto pela vegetação, para tornar a progressão mais difícil.
-
Photobucket
-
---Como seria de esperar o nosso grupo dividia-se entre os bem preparados fisicamente (Tojo, Marito e Jorge) e os menos (Henrique, vitokorov e Leandro ), pelo que seguíamos nesta ordem.
-
---O passeio só melhorou a partir dos 15km, altura em que deixou este tipo de piso e passou a estradão com algumas dificuldades técnicas.
-
---Momento para eu brilhar na única subida digna de esse nome e carregada de pedras soltas, em que seguiam todos a empurrar, entre eles o Marito e o Henrique e eu lá foi fazendo um ziguezague entre os participantes, dado que a maioria nem se desviava para deixar passar. Enfim...
-
Photobucket
-
---Logo a seguir a esta subida um ponto negativo para organização que colocou o 1º abastecimento liquido (15km), apenas águas, no inicio de uma descida comprida, sinalizada como perigosa e com um elemento a tentar parar/avisar os participantes que tinham de parar, para agrafar o dorsal, como forma de controlo, quando podiam ter feito antes ou depois da descida.
-
---Numa descida rápida lá encontrei o Tojo na berma com um furo num pneu continental, na sua primeira utilização...são mesmo bons...aaahh, e a ser auxiliado pelo Gigantones, mas continuei caminho porque vi que o problema estava resolvido.
-
---Próxima paragem aos 30km, no reforço, que foi bem escolhido o local, junto da Torre de Menagem do Castelo de Mogadouro.
-
Mogadouro
-
---Desta vez, a paragem foi pelos minutos suficientes para saciar a fome, que eu já sentia e para umas fotos no castelo.
-
---Aqui seguimos os 4 juntos, tendo o Henrique e o Leandro ficado para trás. Mas, foi por pouco tempo, porque os homens iam a pedalar forte, aproveitando que voltamos aos estradões sem dificuldade e eu lá fui ficando.
-
---Aos 47km, já na companhia do Gigantones, chegamos freguesia de , onde nos esperava o tão afamado banquete de comida, com javali no pote, entrecosto, alheira assada, moelas, presunto, chouriço, frutas, sumos, etc, só faltava a cerveja e o café, mas isso era a pagar e infelizmente nenhum de nós levou carteira.
-
---Muito bom!
-
Photobucket
-
---Mas fiquei bem cheio....o que não houve problema porque ficamos ali parados 47minutos a espera do Henrique, que a uma avaria decidiu juntar uma queda.
-
Photobucket
-
---Depois fizemos os 4 últimos km`s em ritmo de passeio, com paragem para algumas fotos e deu inclusive para retirar alguma lama da minha bike e do meu corpo, num fontanário.
-
Photobucket
-
---Mas antes, ainda passamos por uma calçada em pedra a descer para a ponte Romana de Lamoso, muito interessante e a requerer alguma técnica.
-
Photobucket
-
---Terminamos o passeio com 62km nas pernas em 03h51.
-
---Relativamente ao percurso do passeio tem muito estradão, alguns metros em asfalto como ligações e pequenos percursos técnicos com muita pedra.
-
---Dificuldade física baixa, sem grandes desníveis, decorre na sua maior parte num planalto, pelo que paisagisticamente achei muito fraco.
-
---Ainda esperava ver o rio Douro, nem que fosse ao longe, mas nada.
-
---O pior do passeio ocorreu na hora do banho, apenas um balneário para os homens, com 8 chuveiros e com meia dúzias de cadeiras para todos os participantes, sem bengaleiros, tapetes e escoamento da água....resultado um rio de lama...e um problema para tomar banho...
-
---Almoço num restaurante local, com um prato típico bulho de cascas, que sem alternativas deixou alguns com fome, especialmente aqueles que não pararam no último reforço.
-
Photobucket
-
---Pelas 16h00, iniciamos o regresso a nossas casas, num fim-de-semana muito interessante e bem acompanhado, pelo que podem sempre contar comigo, desde que não seja para repetir um passeio ou numa localidade que já conheça....mas isso já voçês sabem.
-
---Sendo assim até Idanha-a-Nova.
-

-

-

-

-

-

3 comentários:

João Leite disse...

bela cronica, só faltou a classificação dos atletas.

saudações betetistas

jp leite

VITOKOROV disse...

viva

Tens razão! Uma falha compreensiva para quem não está virada para as competições...e o resultado disso foi a paragem 47 minutos no famoso reforço de javali no pote.

As classificações estão disponiveis no link para a maratona.

Mas para os interessados aqui fica:

os tempos dos ECOBIKEr`s:

12 - TOJO - 03:51:20
16 - MARITO - 03:57:57
70 - KIKO - 04:55:38
71 - VITOKOROV - 04:55:39
72 - GIGANTONES - 04:55:40

abraço

tojo disse...

eu n sei kem é esse gajo do TOJO, mas cheira-me k é um super atleta....e deu uma hora ao presidente...n pode ser, nem o cheiro do pneu de trás consegue cheirar...abraços amigos, ECOBIKE está em grande...