04 setembro 2009

SERÁ UMA CICLOVIA?

.


.

-----Alguém sabe se a velhinha ponte D. Maria Pia vai ser transformada numa via pedonal e ciclovia?
-

---Quem ali passa já verificou que a Refer, está a levar a cabo trabalhos de recuperação de pintura, requalificação e conservação, da estrutura secular, de elevado valor histórico e simbólico.
-
---A ponte foi inaugurada em 1877 pela rainha que lhe deu o nome. É considerada a primeira grande obra de Gustavo Eiffel, tendo obtido um prémio internacional de engenharia.
-
---A estrutura de 132 anos, está sem utilidade funcional desde 1991, altura em que entrou em funcionamento a nova ponte ferroviária de São João.
-

.
---Nestes últimos anos, segundo consta foram apontados vários destinos para a ponte, entre eles um corredor do metro, um eléctrico turístico, ou uma via ciclo-pedonal.
-
---Parece que tudo apontava para a elaboração de um circuito ciclo-pedonal, provavelmente por se tratar da opção mais barata, mas a Refer e as câmaras do Porto e Gaia, não chegaram a um acordo.
-
---Pelo que tenho visto as obras da ponte serão concluídas em breve e ainda não vi de ambos os lados do Douro, obras de requalificação, para dar continuidade a essa suposta ciclovia.
-

-.

.

---Não obstante, faço votos que está obra de arte, recheada de histórias e de beleza passe a ter uma utilidade pública e no caso de ser uma ciclovia/pedonal tenha continuidade pela cidade de Gaia e do Porto, com infra-estruturas de apoio para os seus utilizadores, de modo a que possam ser utilizadas diariamente e não apenas como um passeio curto e turístico de fim-de-semana.

-

3 comentários:

Anónimo disse...

mais uma obra acabar em tempo de eleições...

Anónimo disse...

Boas, espero que estejam a recuperar a ponte e que a abram ao público, independentemente do destino que lhe vão atribuir, pois é a única ponte no Porto que ainda não pode passar e não devo ser o único.

"António Aleixo"

santiago disse...

H Santiago...será certamente uma eco-via, é o que falta para ligar o Porto a Gaia, com tanta malta a pedalar, qualquer dia a Ponto D. Luis ainda cái ao fim de semana, ainda bem que apenas la passo uma vez por semana á 5ª, mas sera sempre bem vindo este exlibris da nossa cidade.
boas pedaladas a todos os ecobikers e não só...