13 setembro 2009

P. NATURAL DO ALVÃO




-
---Hoje o programa passava pelo regresso ao fantástico Parque Natural do Alvão.

---Não! Desta vez não foi de bicicleta! Foi um regresso as caminhadas, com os companheiros de viagem da peregrinação pelos Caminhos de Santiago.

---Deste modo, estava acompanhado de caminheiros experientes, habituados a trajectos de 30 a 40km diários, pelo que 6,5km eram uma brincadeira.
-
---Depois do reforço do pequeno-almoço na esplanada do centro de Vila Real, com o típico bolo (crista), seguimos para a localidade de Agarez, no interior do parque.
-
---O difícil foi dar com o inicio do trilho pedestre, pois andamos de Agarez, para Arnal e só depois de nos cruzarmos com um casal de caminheiros holandeses, que seguiam no percurso e fomos obrigados a utilizar o inglês enferrujado para saber onde começava.
-
---Iniciamos o trilho junto de uma fonte, na aldeia de Galegos da Serra, começando logo a subir por entre as casas em pedra (700mt altitude).

---As temperaturas altas e a subida íngreme não demorou muito a começar a suar.
-

---Pelo caminho cruzamo-nos com uma manada de bois, que nos esperavam no alto com um olhar desafiador, mas felizmente o percurso seguiu por outro caminho, onde nos cruzamos com um rebanho de cabras.
-

---Mais uns minutos e chegamos ao topo dos 1000 mt, onde se situa a escola ecológica do Arnal, com uma vista impressionante sobre Vila Real.


---Depois foi a descer até a pequena localidade de Arnal (meia-dúzia de casas e capela), onde o trajecto continuou pelo asfalto em direcção a Agarez.

---Apesar do percurso ser curto e de dificuldade baixa, decidimos encurtar o passeio em 1,5km para ir a banhos.
-

---Passamos por uma ponte sobre o Rio de Arnal, onde se encontra os restos de um moinho.
-


.
---Daqui seguimos por uma calçada tipo romana sempre a subir até Galelos da Serra.
-


---Finalmente lá chegou a hora do banhinho, junto de uma pequena queda de água com cerca de 8 metros de altura, formando um pequeno lago, onde a água reflecte a transparência do verde e rodeado de natureza (espectacular)

-


---Seguiram-se os banhos de sol e um piquenique nas rochas ao som das águas a correr.
-
---Era suposto percorrermos o outro percurso pedestre de 13km, localizado junto da barragem da Cimeira, mas a preguiça levou-nos a mudar de planos e seguimos directos para as espectaculares "Fisgas de Ermelo", mais uma beleza natural deste país e ex-libris do Alvão, que todos conhecíamos, mas ainda sem mergulhar nas suas águas.
-
---E meus amigos que bem que soube!
-
---Voltamos aos banhos nas pequenas lagoas formadas nas rochas pela queda da agua do Rio Olo, o principal curso de água do Parque, ainda antes de se fundir nas águas do Tâmega.

-
---Quase que se podia dizer um paraíso, não fosse o lixo deixado por alguns visitantes.
-
---Será difícil mudar mentalidades...deixar lixo na natureza...quem é que o vai recolher? Enfim, com tantos pobres de espírito acho que essa mudança nunca há-de chegar.
-
---Alguém com pedalada para atravessar o Marão (Mondim - Vila Real) ?
-

amarelo assinala o trilho que percorremos

.

Sem comentários: