10 janeiro 2009

PRIMEIRA INCONSCIÊNCIA

.
-----O titulo normal para esta crónica seria "Serra da Aboboreira", mas tendo em conta os acontecimentos achei que o titulo acima resumia melhor o que se passou, assim como, não ficava nada mal:
- "Primeira estupidez do ano" (passear de bike em terreno desconhecido, sem companhia e sem ter comunicado a alguém o local onde me encontrava);
- "Primeira queda";
- "Primeiro erro de planeamento" (programar um local e acabar noutro)
- "Desperdício de dinheiro" (fazer 150 km de viagem para pedalar 2horas).
.
-----Depois de no dia anterior ter levado com a neve em Braga, decidi no dia seguinte ir até à neve, mas desta vez com a bicla, já que o andava para fazer há muito tempo, mas sempre adiado por motivos que me eram alheios.
.
-----Assim, após uma noite de trabalho e umas horas de sono, preparei-me para ir até Amarante, para fazer um pequeno percurso no Marão.
.
-----No entanto, para não variar ninguém se mostrou interessado em ir para a neve e mesmo o Pedro, que no dia anterior tinha aceitado em acompanhar-me nesta viagem, cortou-se mesma à ultima hora, com uma suposta constipação.
.
-----Contudo, desta vez levei os meus intentos por diante e lá continuei viagem.
.
-----Não contava era que as 14h45 e com sol a auto-estrada A4, estivesse cortada ao trânsito, devido ao gelo e por falta de maquinas.
.
-----Já não chegava ter ficado imobilizado no dia anterior na auto-estrada que liga Santo Tirso a Braga, durante uma hora, devido à queda de neve, mas que achei normal por se tratar de uma situação atípica para aquela região, agora numa via que segue para o Marão, uma firma como a Brisa, com lucros milionários, ou a protecção civil daquele distrito não ter meios para resolver este tipo de problema, numa região sujeita a temperaturas baixas vários dias do ano, considero uma situação muito lamentável.
.
-----O resultado foi andar a passo de caracol, numa via rápida, durante mais de meia-hora, por causa dos condutores, que obrigados a sair para o Marco de Canaveses, tinham de obter indicações, para seguirem os seus destinos.
.
-----Como já estava atrasado acabei por me enganar no caminho e fui em direcção ao Marco de Canaveses. Como não gosto de andar para trás fui sempre em frente na estrada para Baião, porque dava para ver que ia começar a subir um monte.
.
-----Acabei na localidade de Soalhães, onde sem conhecer nada, comecei a pedalar pelas 15h30, por uma estrada camarária para aquecer os músculos, antes de entrar num estradão, coberto de neve, que tornava muito difícil pedalar.
.
.
-----Já que o passeio não tinha nada de sensato, decidi ainda piorar optando por sair do estradão e entrar por um trilho de cabras, com uma inclinação tipo parede, que só mesmo fora da bicicleta.
.
-----Podia ter invertido, mas a teimosia de não voltar para trás levou-me a empurrar a bike mais de duas centenas de metros, até constatar que não tinha hipótese de continuar e lá fui forçado a voltar para o estradão.
.
-----A subir a velocidade era muito lenta ou a passo, no plano lá conseguia aumentar a velocidade e a espaços alguma emoção com a ameaça de queda, quando as rodas derrapavam.
.
-----Com a inclinação a aumentar dos 700 mt para os 900 mt continuei viagem ao lado da burra.
.
-----Deste modo, o tempo avançava e os quilómetros não saiam do sitio, que até deu para fazer bonecos de neve.
.
-----Quando finalmente cheguei ao alto da serra da Aboboreira, decidi seguir em direcção ao local de partida, porque não fazia ideia do trajecto que tinha pela frente, nem qualquer pessoa para pedir indicações.
.
-----Como no alto da serra o percurso era plano, entusiasmei-me na velocidade, seguindo a uma média de 25km/h, chegando aos 39 km numa descida com neve.
.
-----A inexperiência deste tipo de terreno e o stress de chegar ao carro antes do sol se por, levou-me à inconsciência de não adequar a velocidade ao piso em que seguia, dai que, quando voltei a passar num local em que a neve deu lugar a gelo, só me apercebi quando já ia a voar, seguindo-se uma secção de alguns metros de sku, ou seja vários metros a derrapar no gelo, que me deixou logo com várias mazelas físicas.
.
-----Com ajuda do gps lá cheguei junto do carro, pelas 17h30, pouco antes de escurecer.
.
-----Foi talvez o passeio mais curto que alguma vez fiz (20km), mas com sensações novas.
.
-----Felizmente não comprovei da pior forma a regra que não se deve pedalar sozinho, especialmente no monte.
.
-----Se as lesões fossem graves como ia pedir auxilio, como iam dar comigo no monte e como ia aguentar ficar deitado no gelo até me encontrarem!?...
-----

2 comentários:

Mário disse...

de facto o cumulo da burrice com exelentes fotos à mistura.
Decidi seguir o teu conselho e este ano vou apontar todos os km's efectuados na bike, incluindo os treinos.
Depois preciso de cópia do marcador.
Um abraço
Marito

Anónimo disse...

Só tu!!!

Vou-te dar uma máquina de fazer neve para terres em casa para poderes andar na neve sempre que quiseres.

Atenção á SEGURANÇA.