18 janeiro 2009

3º BTT BESOUROS - SPA LAMA


-----Inicio do ano, início de época para os ecobiker’s, pelo menos para mim, que o natal foi época de descanso e caldos de galinha.
.
-----
A primeira resolução do ano… este ano a bicicleta teria de ser um meio para atingir o prazer pleno e não, como se tem vindo a verificar quilómetros sem fim, todos rotos, quase sem comida no final das provas e por aí adiante…
.
-----
Escolhido evento ciclopedico, e pela parte que me coube, a 1ª prova passava obrigatoriamente por uma distância mais curta que o habitual…40 Km.
.
-----
Dada a notícia, levantou-se um coro de vozes a desejarem-me que ardesse no fogo do inferno.
.
-----
Mas para meu espanto, para além da companhia do meu amigo Henrique, aliou-se à causa um atleta de “peso”…Vitokorov!!!!
.
-----Pois é, até os mais fortes têm momentos de fraqueza…
.
-----
O dia começou cedo, com o arranque da cidade invicta, em direcção à catedral do leitão…Mealhada.
.
-----
O dia prometia…muita chuva e muita, muita, muita lama!!! Mas como quem corre por gosto não cansa, sem stress!!!
.
-----
Bicicletas afinadas e equipamento aprumado, os aventureiros dos 70 km – Márito, Calhas, Dr. Zé e o Marroquino, lá se posicionaram primeiro na meta de partida, já que iriam ser largados 15 minutos antes de nós, os chamados mancos!! (40 km…que vergonha).
.
Henrique...................Litos....................Vitokorov

.

-----Iniciadas as provas, com foguetes, lá nos fizemos à estrada, estradão e lama.

-----Os primeiros quilómetros foram corridos num terreno pouco acidentado e sem grande histórias.

-----Lá pelos 19 km, para meu espanto, dou de caras com o Calhas!! Tinha tido dois furos e ficou para trás, sem qualquer apoio!! Uma vergonha. Ainda bem, que assim pude assistir ao tombo monumental dele…encarpado com flick frontal sem mãos, acompanhado da “bina”. Até parecia natação sincronizada, tanto era a água onde aterraram.


-----Recomposto lá seguimos caminho, até que mais à frente encontramos os restantes aventureiros, juntamente com os amigos da bike17eco, trepador, trilhos e saca-saca. Uma paragem forçada de 30 minutos para trocar uma câmara de ar ao maritoazelhas!!!!
.
-----
Mas como
a minha luta era outra, lá me despedi do pessoal e arrepiei caminho, já que ainda estava longe do final….ehehehehe.
.

-----No 1º posto de abastecimento, lá encontrei o Vitokorov. Comemos e bebemos nas calmas e ainda deu para lavarmos as binas...que chic.
.

-----Após uns minutos e sem sinal do Henrique, lá seguimos caminho.
.
-----Grande ideia a minha, seguir o Vitokorov…pois sim, piso íngreme a descer, e como já sabemos o vitokorov gosta de se esticar. Resultado, ia saindo do trilho logo na primeira curva, valeu-lhe os pés fora dos pedais acompanhada da frase típica…”ui ui ui…já fui”.

-----Vi logo que aquilo não era para mim, engrenei a velocidade certa e lá segui ao meu ritmo.

-----Muita lama depois, dei de caras com o 2º posto de abastecimento…que luxo!


-----Vinhinho, orelheira, entrecosto, salsinha e broa. Que regalo para os meus olhos…e barriga.

-----Já farto, e como “só” faltavam nove quilómetros de muita lama até ao final, não dei como perdido os muitos minutos ali parado, subi para a bina até ao final.

-----Já com o banho das binas e dos nossos tomados, eu o vitokorov e o Henrique, seguimos determinados para o local do repasto, para repormos as calorias perdidas no meio de tanta lama.

-----Leitão e espumante à descrição, seguidos de café e chiribiti…que canja!!!

.

.

.

.

---------Enquanto os aventureiros seguiam a sua cruzada contra a lama….
-----Para finalizar, digo-vos que ter feito os 40km foi a escolha acertada para o início de época. Tanto para as pernas, como para a confraternização…
-----Um abraço para os que me acompanharam, e para os aventureiros dos 70 km.


Ass: Litos compostela

-----Ano novo vida nova, primeira prova do ano “Rota dos Besouros”, apesar de tecnicamente não ser uma prova com dificuldade elevada, as condições atmosféricas não ajudaram com o terreno, tornando-se em algumas zonas do trajecto um autêntico “Camel Trofhy”, só faltava mesmo os guinchos para retirar as bicicletas da lama.
-----A prova que foi realizada com dois percursos, prova mãe com 70 Kms, e a filha com apenas 40 kms, levou uma grande quantidade de betetistas à freguesia de Sepins, que sem margem para dúvida se empenhou na realização do evento, destacando-se a excelente marcação do trajecto.
-----Assim pelas 09H30, com cerca de 200 betetistas para competir pela prova mãe, com os atletas Rui Rocha, José Gouveia, Mário Almeida e pela minha pessoa, em representação da Ecobike, partimos para desbravar terreno.
-----Inicialmente com um trajecto fácil, onde se percorreram algumas artérias da freguesia em asfalto, muito rapidamente se deu entrada no terreno mais apetecido.
.

-----O trajecto que até dava ideia de ser praticamente ciclável como indicava a organização, depressa se tornou pesado com a lama a atormentar a cabeça dos atletas, eu que o diga, principalmente nos encaixes dos pedais e no pedaleiro, que penalizava o desempenho da bicla.

-----Para além destes problemas técnicos, tinham que aparecer os furos, só eu tive dois e o Mário apesar se só ter um furo, encontrou dificuldade na colocação de câmara-de-ar operacional, originando um grande retardo na prova.

.

.

.

.

.
.

-----Quando pensava que já chegava de imprevistos para uma prova, afinal estava enganado e ainda tive a felicidade de dar dois malhos, um deles, na entrada do único túnel existente (por baixo da A1), que me causou uma lesão no joelho, embora lesionado, deu para continuar.
-----A prova no geral foi fantástica, com paisagens extraordinárias e alguns single-tracks engraçados, que apesar de alguma falta de treino lá conseguimos concluir, para depois de um banho que começou frio, deu para aquecer com a chegada da água quente, e finalmente restabelecer as energias com uma sopinha quente e uma porção de leitão, para aqueles que gostam, outros mais esquisitos preferiram o frango.


-----Este último parágrafo dedico ao Vítor Silva, que muito deve ter chorado por não ter participado na prova mãe.
-----Só mais uma coisa Vítor, não fomos os últimos !!!!!!
-----Bons treinos.
.

Ass. Calheiros


.





.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ora fiquei satisfeito com a participação dos meus amigos neste evento e ainda pela crónica ter sido redigida por candidatos ao prémio nobel da escrita.

Quanto ao passeio lamento não termos tirado uma foto de grupo no ínicio e não ter fotos dos 70km é o que faz mais ninguém levar maquina fotografica, mas entende-se naquelas condições não há material que resista.

Quanto a minha participação nos 40km já muito feito dito, por isso vou só acrescentar que foi sem dúvida a melhor opção, ainda para mais tendo em conta a hora em que voçes terminaram o passeio.

Mas como é evidente gostaria de ter privado da companhia de todos no passeio.

abraços

vitokorov

Anónimo disse...

ESTOU A VER QUE VOCÊS SE ESFORÇAM PARA EU DEIXAR UMA CENSURA, SE NÃO É PELA ESCRITA É PELAS IMAGENS, OU NESTE CASO DOS BONECOS
O CARTOON É UM POUCO HOMOSEXUAL!
TENDÊNCIAS ESQUISITAS...
FICO A ESPERA DA PRÓXIMA CRÓNICA ATÉ LÁ VEMO-NOS NA IGREJA

PROVEDOR DIACONO

Anónimo disse...

Parabens aos ECOBIKER'S pela prova realizada e em particular aos autores das crónicas, mais duas descovertas a candidatos a cronistas oficiais. PARABENS Valente e Calhas.
Não foi nada fácil mas também o dificil é que dá prazer!!!!!
Queria dizer que o prazer de andar de bike em muito tem haver com o convivio com os excelentes amigos que tenho a sorte de ter, mesmo não tendo em fitio fácil "tadinho de mim!!!".
VAMOS CONTINUAR ASSIM
Dr. Zé

Anónimo disse...

Dadas as circunstâncias (a minha lesão na marreca), tive muita pena de não poder participar.

Como a minha recuperação estava a ser relativamente boa, até já dava umas pedaladas, tive o maior rasgo de estupidez alguma vez por mim alcançado (acho eu), jogar futebol.

Dasss, rebentei com a marreca e ainda fiquei pior.

Como podem verificar, andar de bike dá saúde, já jogar futebol é só para quem sabe.

Fica no entanto a promessa de reservas aos rasgos de estupidez, por forma a conseguir consolidar a recuperação e voltar a pedalar.

Ass: JP Leite

santiago disse...

para primeira prova do ano até que não foi nada mal, devido ás condições do tempo fez-se o melhor possivel no entanto estamos todos de parabens, nada de lesões e avarias de maior...estamos no bem caminho, lamento apenas os que não comeram a 2ª dose de leitão e champanhe.
ab
H Santiago

Anónimo disse...

aaaahhhh...esqueceste-te que tb sou "vermelho"...SLB forever e werever...
ab
H Santiago