20 abril 2008

III ROTA DA LIBERDADE



-----Este domingo fomos até região do nordeste transmontano, concretamente a Vila Flor - Mirandela, para participar no evento de btt organizado pelo Clube de Ciclismo de Vila Flor, denominado III Rota da Liberdade.


-----Os 170 betetistas inscritos no evento, que se dividia em três percursos:

- passeio com cerca de 20 quilómetros;

- meia maratona de 37 quilómetros;

- e na maratona de 50 quilómetros.


-----A chuva que nestes casos afasta sempre os mais comodistas, acabou por aparecer apenas na parte final do passeio, mas quase que nem se deu por ela.


-----O evento começou cerca das 09h40, no complexo do parque de campismo daquela localidade, junto da Barragem do Peneireiro.


-----Eu e o Marito de Miragaia, participamos na maratona, que logo no inicio teve uma subida de quase 2km, para aquecer todos os participantes, a excepção dos inscritos no passeio.


-----O percurso decorreu por estradões e trilhos sempre bem sinalizados por fitas, placas e por membros da organização, com paisagens deslumbrantes.






.

-----Depois de 30km bem puxadinhos chegou a hora do reforço alimentar na Junta de Freguesia de Samões, com uma mesa recheada de produtos regionais, como presunto, azeitonas, alcaparras, pão caseiro e até uma boa pinga.

-----Após uma paragem de quase 20minutos voltamos a bike, para mais à frente passar por uma descida longa até Ribeira do Vimieiro, seguida de uma subida em direcção a Candoso, sempre em estradão.

-----Nesta parte final aumentamos o ritmo, apesar das minhas pernas começarem a dar sinais de cansaço, perfeitamente natural dado que não tenho ido aos treinos e depois nos passeios não posso esperar milagres....
.
-----Terminamos a maratona com o registo de 3h52 minutos, com uma média de 11.9km e 25minutos parados, resultando no tempo registado pela organização de 4h16.
.
-----Para terminar o banho e o almoço na escola secundária Escola EB2,3/S de Vila Flor.

-----A nossa avaliação do evento foi de 4 em 5, especialmente pelo percurso delineado, pela marcação do mesmo, pelo reforço durante o percurso.

----Espero que a organização recolha o lixo (garrafas) deixado para trás, por alguns participantes que com pressa se esquecem de valores fundamentais!

-----
Ah, um sorteio no principio ou no final ficava sempre bem!
.

percurso da maratona

.

.

.

...

.


-----Festas: Nª Srª da Assunção (14 e 15 de Dezembro)

-----Festas do Concelho (21 e 24 de Dezembro)

-----O cantar dos Reis, as Amendoeiras em Flor e a Terra Flor - Feira Regional de Produtos e Sabores.

-----Visitas: O Vale da Vilariça, o Complexo Turistico do Peneireiro, o Museu Municipal, o Santuario de Nossa Senhora da Assunção, o Miradouro de Nossa Senhora da Lapa e as igrejas Românicas da Trindade e de Valtrono.

Nas proximidades: Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Miranda de Douro, Mirandela, Mogadouro e Vimioso.

http://cciclismo-vilaflor.blogspot.com/


http://descobrir-vilaflor.blogspot.com/

http://vilaflor-paisagens.blogspot.com/

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Até nos detalhes das regiões estás em grande.
Destes passeios venham muitos.
Um abraço
Marito

Anónimo disse...

Excelente passeio!! Com magnificas paisagens....!
Paro o ano tambem vou.
Abraço