27 abril 2008

ECOVIA DO MINHO








.
.
.
.
.
.
.
.

-----Depois de uma manhã a pedalar em Melgaço, no passeio "Trilhos do Alvarinho" e do almoço na vila de Monção, regado com uma boa pinga de Alvarinho, nada melhor que voltar a pedalar para fazer a digestão.


-----O corpo é que já não estava com muita vontade para esta brincadeira.
.
-----Mas a ânsia de conhecer a ecopista do Minho, que liga Valença/Monção, na antiga linha de caminho-de-ferro (desactivada em pela CP 1990), foi superior e lá fomos pedalar os 13km até Valença a ritmo de passeio.
.
-----Pelo caminho cruzamo-nos com muitas pessoas em caminhadas, outros a passear de bicicleta, a correr e ainda de patins de linha, cada um a seu ritmo, numa ecovia livre de veículos motorizados.
.
-----Uma ecovia que no seu trajecto acompanha o rio Minho, livre de obstáculos e dificuldades, que termina/começa junto da estrada nacional que liga Valença a Monção, a cerca de 300metros da rotunda de acesso a fortaleza. Dos 13km de distância 9 são percorridos em Valença e os restantes 4km em Monção.~
.
-----A primeira ecovia do país, inaugurada a a 14.11.2004, é um bom exemplo de dinamização de uma infraestrutura para fins turísticos e ambientais, sendo disso exemplo a quantidade de espanhóis com que nos cruzamo-nos.
.
.-----
De seguida dirigimo-nos para o interior da fortaleza, que me fez lembrar da viagem de bike a Santiago de Compostela. Fizemos uma pequena paragem numa esplanada antes de regressarmos a Monção.
.
-----Desta vez, circulamos ao lado da ecovia, por um trilho muito idêntico, mas com a diferença que era utilizador por automóveis.
.
-----A espaços ainda consegui convencer o Marito a fazer uns pequenos desvios, que nos levaram a trilhos de btt e abeira do rio Minho.
.
-----Pelas 18h30 , terminamos o passeio com 35km a juntar aos 32km da manhã, o que deu um bom treino.
.
-----Aconselha-se o passeio na ecovia como um dia ideal para desfrutar em família.
.
-------Álbum fotográfico
.
----Mapa do percurso efectuado

1 comentário:

Clube de BTT Zona 55 disse...

Olá pessoal, antes de mais tenho de vos dar os parabéns pela originalidade do v/ blog. Sem saber bem como, de link em link deparei-me convosco... reportagens bastante interessantes aqui apresentam com eventos bastante apetecíveis.
Nós somos uma equipa de Torres Novas, eu concretamente sou de Abrantes e de quando em vez faço umas viagens ao norte, vou colocar um link para vocês no n/ blog (se não levarem a mal!?) p/ me ir inteirando de passeios realizados na zona do Minho e Douro. Um abraço a toda a equipa (fica aqui o comentário face à inexistência de caixa de diálogo).
Visitem-nos: http://zona55biketeam.blogspot.com
Ass: João Valério