27 abril 2008

MELGAÇO

. .

.
-----Mais um domingo a passear de bicla, desta vez na bela região do alto Minho, no decorrer da festa do Alvarinho e do fumeiro de Melgaço (27 a 29 de Abril).
.
-----Depois de ter exprimentado as sensações do rafting no rio Minho e o canyoning em Castro Laboreiro, há uns anos atrás, chegou agora a hora de praticar btt, pelos montes daquela região, num passeio organizado por outra firma de animação turísitica a "Draftzone".
.
-----Na companhia do meu amigo de "treinos" para Portalegre, Marito de Miragaia, lá fomos participar neste passeio, com partida as 09h00, do Centro de Estágios de Melgaço.
.
-----No meio dos 200 participantes acabamos por encontrar o nosso amigo engenheiro Pedro, que também foi participar acompanhado de um grupo de amigos.
.
-----A partida atrasou o normal neste tipo de eventos, cerca de 40 minutos, mas no sorteio, que foi efectuado no início a sorte finalmente bateu-me a porta e saiu-me uma camisola de ciclismo da "Berg".
.
-----O passeio começou com uma subida apertada até chegar a vila e seguiu até freguesia de Chaviães, onde entrou nos trilhos de terra, mas sempre a subir.
.
-----Conforme íamos subindo era possível ver do nosso lado esquerdo o serpentear do rio Minho e mais ao fundo a barragem da Frieira.
.
-----As subidas continuaram até os 752metros de altitude, algures na freguesia de Fiães, altura em começou a descer para o reforço alimentar, perto do Mosteiro de Fiães, aos 14km.
.
-----Após uma paragem de quase 20minutos, lá voltamos ao passeio sem guias, mas com marcações suficientes para ninguém se perder.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
-----Depois de muito monte, um pequeno trilho com muita pedra, lama e agua a mistura, antes de entrar num mato, cerca dos 28km, que na minha opinião foi a melhor parte do passeio, com um single-track muito técnico e sempre a descer, que deu para dar utilidade a machine de suspensão total e curtir adrenalina.
.
.
-----O pior foi no fim da descida ter de arrefecer à espera do Marito, que mesmo devagar espalhou-se, mas sem gravidade, provavelmente com mais um risco ou dois na sua relíquia.
.
-----Depois de atravessar a vila, que devido à hora do almoço já seguia com muito movimento de carros e de pessoas, sem qualquer cuidado pelos ciclistas, mas felizmente sem qualquer acidente essencialmente devido aos cuidados de quem pedala.
.
-----Cerca das 12h40 e 32km depois, atravessamos a meta debaixo de uma salva de palmas dos familiares dos ciclistas participantes.
.
-----O desconsolo ficou para o final, pois quando nos preparávamos para um almoço com iguarias locais ou senha para comer numa das tasquinhas da feira do alvarinho e do fumeiro, o normal para quem participa nestes passeio, verificamos que o que dê-mos por certo não existia.
.
-----Assim, vai ser difícil terem sucesso!
.
-----
Depois dos banhos e como Melgaço estava a pinha, fomos almoçar a Monção.
.
-----
Para fazer a digestão podíamos ter bebido um digestivo, uma caminhada, uma sesta, ou arranjar uma massagista, mas não! Nada disso.
-----Para ser único ou quiçá estúpido, voltamos a pedalar, desta vez na ecopista de Monção à Valença.
.
.
--------Álbum fotográfico
.
SITES COM INFORMAÇÕES DE MELGAÇO
.
.

.

Sem comentários: