11 maio 2012

3º NGPS - DESAFIO B.V.

Inserido na participação no Circuito NGps, no dia 14 de Abril, lá nos deslocamos para a 3ª Etapa desse mesmo circuito denominada: “ Desafio B.V. Figueira da Foz”, como o próprio nome indica a etapa realizou-se na Figueira da Foz, optando os Ecobikes presentes por escolher o percurso mais longo os 70 km.

Os Ecobikers que se disponibilizaram a participar nessa mesma etapa foram:
Daniel Nunes,
- Jorge Almeida,
Luis Correia,
- Ricardo Teixeira,
- Sergio Quelhas e
- eu, Leandro Costa.

Estavam ainda inscritos mais três Ecobikers, que ultima hora decidiram ficar em casa  "está um tempo horrível!".

Realmente não deixaram de ter razão, as condições climatéricas não só no dia, mas também nos dias anteriores prejudicaram a beleza do passeio porque fomos passando por zonas fantásticas, com inúmeros Single Tracks espalhados por todo o percurso.

De salientar que, as paisagens eram diferentes das que estávamos habituados noutras etapas do circuito Ngps, em virtude de a etapa da Figueira da Foz se desenrolar quase na totalidade muito próxima do mar, o que proporcionou paisagens absolutamente fantásticas.

Mas o piso que fomos encontrando durante a quase totalidade do trajeto com o temporal que se fez sentir, colocou a maior parte do percurso quase impraticável, sendo que o resultado foi correntes partidas, desviadores a deixarem de funcionar e razia completa nas pastilhas dos travões, resumindo era lama por todo o lado.

A meio do percurso a recorrermos ou aos bombeiros ou a pontos de agua para lavar as máquinas.

Mas nem essa adversidade a que a organização é completamente alheia diga-se em abono da verdade nos desmotivou e impediu de chegarmos todos ao fim.
Partida foi dada nos bombeiros voluntários da Figueira por volta das 09H45, o trajeto estava muito bem arquitetado sem sombra de dúvidas, passava por zonas fantásticas na Serra da Boa Viagem,

Passando também noutros locais emblemáticos e que proporcionaram paisagens fantásticas aos participantes, entre os quais destaco um local junto ás Eólicas que dava para admirar toda a costa e uma imensa zona verde,

Gostei especialmente também de uma floresta que passamos depois da paragem na Casa Pinha onde pagamos por uma Coca-Cola de 0,33 cl 1.80€, preço a meu ver exagerado,

Antes do miradouro da Bandeira, paisagem fantástica, aí não deu para fazer o single track na falésia...

Em virtude das condições climatéricas não oferecerem segurança aos participantes, já antes um dos elementos da organização nos tinha aconselhado a não fazer o percurso...

depois da casa da pinha até ao miradouro da bandeira que eram mais ou menos 7 km sempre a subir e a descer, mas que estava quase impraticável, que a maior parte das subidas e até mesmo das descidas eram feitas com a máquina á mão em virtude de a lama não permitir a progressão em cima da mesma...

como já estávamos um bocado fartos da lama, o material já se queixava e como já não estava a ser nada divertido andar naquelas condições e como alguns elementos já se queixavam do esforço adicional que é pedalar com aquelas condições climatéricas optamos por cortar essa parte do percurso e seguir diretamente da casa da pinha, para o miradouro da bandeira.

Neste local encontramos o nosso companheiro de pedaladas o Tojó, aproveitamos para tirar a foto da praxe e lá seguimos para o single track do robalo, que a organização apelidava como o melhor single de todo o percurso, realmente sitio fantástico pena mesmo a lama não nos deixava tirar o máximo partido do percurso...

depois desta parte lá seguimos até á praia de Quiaios onde pedalamos mesmo junto à praia sobre o passadiço.

Finda essa parte ainda tínhamos que subir mais um bocado num estradão que nos levava até à marginal que nos conduziu até aos balneários do Parque de Campismo da Figueira da Foz.
Resumindo passamos por várias zonas tais como:
Salmanha, Sanfins de Cima, Raposeira, Maiorca, Serra de Alhadas, Brenha, Cabanas, Serra da Boa Viagem, Quiaios, Buarcos.

Foi um dia bem passado, agradecimentos a quem teve o cuidado de escolher o percurso, porque sem dúvida noutras condições tinha sido ainda mais fantástico, mas deu para ter um cheirinho do que é a zona.
No entanto aqui fica uma frase que constava no email enviado pela organização a todos os participantes

“Depois os HOMENS não são aqueles que perante a ameaça de chuva ficam na cama, os HOMENS aparecem e dão a cara ao vento e á chuva são esses que nós queremos que venham ao Desafio B.V Figueira.”