10 abril 2012

2º CIRCUITO NGPS BRAGA



TSF70
TSF40
(Trilhos SuperFraquinhos)
Como estreante nesta “andanças” como cronista, vou tentar relatar o melhor possível a presença de alguns elementos nesta 2ª etapa do circuito Ngps.
Mais uma vez o grupo de amigos Ecobike aderiu em força a mais este desafio proposto desta vez pelos “SuperFraquinhos” que nos apresentaram trilhos e paisagens fantásticas pela bela cidade de Braga.

O grupo apresentou-se com 12 elementos pronto para enfrentar as “duas frentes” desta etapa.
O início desta etapa começou com a preparação do reforço no dia anterior onde não podia faltar a famosa aletria, o alimento dos prós e duas sandes para completar o farnel.
Com o farnel pronto e algumas horas de descanso não as suficientes, visto com a mudança para hora de verão perdemos uma hora de descanso.
Assim sendo marcava no relógio 7:30 e estávamos de partida em direcção a Braga, mas como ainda não tinha acordado, decido ir até Vila Verde, engano que levou a um atraso de +/- 30 minutos, mas ainda com muito tempo chegamos ao destino por volta das 8:45, onde começamos a preparação para enfrentar o desafio.
Com o gps ligado 9 elementos (Jorge, Henrique, Couto, Monteiro, Quelhas, Paulo, Nuno, Carvalhal e Ricardo) decidiram fazer os 48Km
e os restantes 3 elementos (Leandro, Hélder e Luís) foram aos 75Km na companhia de dois amigos do Clube Mondraker (Tojo e Pedro).
Começamos a pedalar por volta das 9:05, como prós decidimos dar alguma vantagem a todos os que partiram as 9h.......lolol
Com um dos nossos navegadores a orientar o pessoal, lá seguimos em direcção a nossa primeira paragem: Santuário do Sameiro com +/- 10 Km nas pernas.
Onde podemos apreciar a vista incrível sobre a cidade de Braga.
Eis que perante esta beleza um dos elementos do nosso grupo com uma estratégia arrojada decide tirar peso, não a bicicleta mas sim ao seu intestino para poder pedalar a um ritmo mais forte, estratégias de prós.....lolol
Paragem efectuada, retomamos a navegação, e por um single track esplêndido feito na companhia de alguns elementos dos SuperFraquinhos e dois amigos do Kunalama (João e Nuno), chegamos a mais um local emblemático da cidade de Braga – o Bom Jesus
Com locais de beleza natural e arquitectónica difíceis de não contemplar.
Por jardins e paisagens, seguimos viagem sempre com o nosso Presidente a liderar este grupo. Já com +/- 20Km efectuados e já com algum calor fizemos uma pequena paragem para abastecer os nossos bidões de água e seguir viagem devidamente hidratados.
Com os relógios a marcarem 12:15, eis que efectuamos a primeira paragem para o merecido abastecimento, num café devidamente identificado no track do gps numa pequena localidade de nome Sobreposta, cada um abasteceu-se da melhor forma possível.
Após 20 minutos de paragem, seguimos viagem com +/- 24Km pela frente, por trilhos e calçadas fomos pedalando sempre com um espírito de grupo conquistando cada km com alegria e muita boa disposição claro sempre ao som de uma bela música que nos acompanhou em todo o percurso, ajudando a enfrentar cada obstáculo da melhor forma possível.

Pedalando sempre com um objectivo de conquista, seguimos todos em direcção à nossa meta, as vezes com um pouco de dificuldade respiratória devido ao fumo que ainda se sentia no ar consequência dos recentes incêndios que fustigaram o país e destruíram paisagem incríveis.
Com +/- 12 Km do fim, o nosso Presidente munido de um equipamento Gps que só servia para equilibrar o peso da bicicleta e pouco mais, decide que não existe melhor gps que o seu sentido apurado de orientação por satélite e segue viagem sozinho em direcção a qualquer lugar que não marcava nos nossos gps.
Sendo assim deixamos de ser 9 e só 8 para enfrentar o maior perigo de toda a etapa, uma pista de downhill com descidas que ninguém arriscou a fazer montado na “burra”,
perigo ultrapassado seguimos por uma calçada romana até uma pequena povoação onde alguns de nos tivemos que repor os níveis de desidratação na “Churrasqueira Sete Fontes”.
Com o fim à vista seguimos por um trilho de moinhos que nos levou até a cidade de Braga com uma passagem pelo Regimento de Cavalaria.
Chegamos a Braga onde pedalamos por ruas e vielas para alcançar o nosso objectivo, todos juntos alcançamos a meta, escusado será dizer que o nosso Presidente já tinha completado a prova, e já se encontrava a algum tempo a nossa espera, esse facto revela a excelente forma que este Ecobiker se encontra.............
até uma próxima.
Cumprimentos,
Ricardo Teixeira

1 comentário:

Domingos Moreira disse...

Boa reportagem Ricardo. :)

O pessoal está em grande.
Um abraço para todos.

Mingos