05 março 2012

ROTA DO ROMÂNICO










Depois de reunido todo o grupo de Ecobikers que se encontrava na mesma pedalada na famosa Igreja de S. Gens de Boelhe, para um pequeno descanso chamado de almoço, para retemperar forças para a etapa seguinte, é colocada a questão aos presentes, "quem seguiria para os 60 kms ou para os 80 kms".




Aqui se fez a divisão.




O grupo que seguiu para os 80 kms, Monteiro, Kiko, Couto, Quelhas, Daniel e o Lourenço que embora não seja um Ecobiker e um amigo de longa data da Ecobike e que sempre nos acompanha nalguns eventos onde participa connosco.


Feitas as devidas despedidas e briefing com o pessoal e vendo uma etapa pela frente, que sabíamos não ser mole começamos a descida fantástica até a margem do rio Tâmega,



que mais parecia um espelho, naquela tarde magnifica, que convidava ao mergulho, mas não havia tempo para tal a jornada era longa.

Logo a seguir nos maravilharmos com esta paisagens junto ao rio, com prainhas tipo privativas, de algumas casas, onde os pátios caiam sobre a água, como que nos apetece dizer, gostava era de morar aqui, como alguns colegas disseram.


Tarde o dissemos, porque já tinha passado e la íamos nos começar um
verdadeiro empeno de subida,



que só nos dava prazer porque a paisagem era sempre divina, com o nosso lado esquerdo sempre com o rio sobre o olho, com passagens por pequenas povoações,




de gente simpática a oferecer-nos agua e fruta como e normal das nossas simpáticas pessoas do norte, que aproveitam sempre para travar conversa com quem passa desconhecido ou não, aproveitando para perguntar de onde éramos e de onde vínhamos, o que respondemos sempre com a simpatia e o orgulho de quem somos e do que ali estávamos a fazer.



Mas para isso nem nos cansamos muito porque estando o Couto no grupo, ele é o porta voz e faz as despesas da casa atira os foguetes e ainda consegue apanhar as canas, (fantástico este homem tanta energia que até dá raiva, quando for grande gostava de ter a força dele , mai nada).



Por esta subida ainda tivemos tempo de admirar a igreja de S.Miguel de entre os rios num ponto alto de paisagem a fugir de vista.
Começam aqui nesta subida uns problemas mecânicos para o Kiko , a bike também precisa de mimos não e só porrada.



E grupo sempre junto e unido a dar moral ,vai sobe a pé não estragues isso e foi assim ate ao ponto mais alto ou seja o emblemático alto da boneca.

Este grupo de Ecobikers conquistou mais um monte para a historia da Ecobike.

O alto da Serra da Boneca, fácil de ver a dureza desta conquista pela boca do Kiko, desde que tínhamos chegado á 5 minutos ainda não a conseguia fechar a boca.

Paisagem fantástica vista deste ponto mais alto e de cortar a respiração, e nós a pensar-mos "agora vai ser sempre a descer".


Puro engano, porque ainda faltava outra conquista, duma serra que não foi fácil e cerca de mais duas horas ate ao final do percurso.
Chegados ao cimo da serra seguinte, com uma subida de cerca de 45 minutos a subir, somos surpreendidos com uma descida em single track em parte preparada com pontes feitas em madeira.

Este carreiro em terra batida, com curvas de 360 com inclinação que só se ouvia o Quelhas dizer se fazes também faço e fizemos todas as que eram possíveis e ao nosso alcance e algumas faziam parar a respiração por milésimos de segundo.

Foi fantástico!



Gostava de repetir u
ma das pontes por onde passamos,



foto tirada da ponte seguinte com poucos metros diferença da anterior, chegamos ao final dessa descida com problemas com um furo, na bike do Couto, que tentamos resolver com ar, mas mais tarde mudança de camera e la
se resolveu.
A noite aproximava-se a passos largos e ainda tínhamos alguns kms para fazer e com os atrasos a que galgar montanha acima até atingir o alto da montanha, que nos levava a descida final até paço de Sousa.

Ai começa um filme, com a noite dentro da montanha, com vegetação Monteiro sem óculos não vê de óculos de sol não dá, Quelhas e cegueta não vê, o Kiko diz que vê e não vê nada o único que vê e o Couto com uma pequena luz que levava na frente,

Ok tudo atras dele ate o Monteiro ser surpreendido por uma cova que não estava lá quando olhou e afinal mandou-se para a sua frente e zás um mortal completo felizmente sem danos a registar, e la continuamos a descida que o Gps mandava andar ate ao final.


De registar o grande dia passado na companhia dos amigos com um percurso fantasticamente muito bem escolhido pelos Kunalama.

Os nossos parabéns a esta excelente organização, que prima por escolher bem os percursos, pela simpatia dos seus membros e pela disponibilidade que mostraram.



Aos ecobikers presentes parabéns pelo desempenho e pelo companheirismo, porque isto e o BTT que pretendemos .

abraço até a próxima, no próximo trilho
Monteiro

Rota do Românico em BTT from Kunalama on Vimeo.

não perca o final do vídeo ecobikers em grande destaque

Sem comentários: