15 março 2012

ROTA DA LAMPREIA

hoje, o convívio levou-nos até Alpendurada, onde nos esperavam 4 lampreias.

Mas, primeiro era preciso apanhá-las no Tâmega. LOL

Assim, lá fomos para o rio, mas de bicicleta....


Tendo em conta que a qualidade dos atletas era excelente à mesa, mas fisicamente fora de forma, preparamos um pequeno passeio.

E não podia ter começado melhor, percorremos 7km tranquilos, para aquecer os musculos e para as fotos da praxe.

Infelizmente, o caminho não tinha saída e lá tivemos de começar a subir, por uma espécie de calçada romana.






Bastou uma pequena subida para fazer moça, que alguns aproveitaram para se atirarem para o chão, para descansarem uns segundos.



Conquistada a primeira montanha, de 3ª categoria,


voltamos a descer para mais uns quilómetros nas margens do rio.

Depois o estradão levou-nos para o interior do mato...

e a minha maquina desabituada a estas coisas e especialmente a precisar de manutenção, não aguentou a forte pedalada que seguíamos e arrebentou.

Nada preocupante, pensava eu...

pois no meu saco vai sempre toda a ferramenta e peças + comuns para substituir.

Lá saquei o descravador de corrente, para meter as mão à obra, mas o elo de engate tinha desaparecido... ainda tentamos inventar, mas nada feito…

Só me restou subir e a empurrar até estrada.

Por sorte ou azar saímos ao lado de uma oficina de automóveis e o mecânico prontificou-se logo a ajudar.

Quer dizer estragar...

Solução, colocar um ferro a prender a corrente e depois utilizar a rebarbadeira para limar as pontas do ferro.

Enfim...

Terminamos o passeio mais cedo, e com ajuda dos meus companheiros, que me empurram pela nacional fora, cheguei aos balneários.

Apesar de ter sido um dos passeio mais curtos que me lembro, cerca de 18km, valeu pela excelente companhia e pelo jantar que seguiu.

Ficou prometido para o ano repetir a 2ª edição da Rota da Lampreia, mesmo para quem não ficou adepto desta iguaria.


Sem comentários: