24 fevereiro 2012

ECOPISTA DO DÃO



Pela terceira vez Ecobiker`s na ecopista do Dão.



Nos dias que correm para os lados do BTT, cada vez me da mais prazer pedalar em locais que para mim são novidade, sejam eles difíceis ou relativamente fáceis…depende do espirito, vontade e empenho que cada um coloca no que faz.


Foi por isso que resolvi convidar os Ecobikers disponíveis para pedalar numa Ciclovia, talvez a mais bonita e emblemática do nosso País…



Ciclovia do Dão, entre Viseu e Santa Comba Dão.

Nada como percorrer 110km na companhia do Monteiro e André nesta magnifica Ciclovia com paisagens fantásticas e com um percurso sem igual.

Foi então que depois de sair de casa bem cedo, iniciamos o nosso percurso com inicio na Av da Europa em Viseu em direcção a Santa Comba Dão.

Pelo caminho juntou-se a nós um ciclista local que nos fez companhia até ao final,




mas que depois se arrependeu pela hora tardia e pelo almoço que iriamos fazer na terra de Salazar,



voltando para trás algo desmoralizado pelo facto de que já não teria pernas para rolar a velocidade que o iriamos fazer ao contrario.

Passamos por Tondela, o outro Concelho que ajudou na construção desta ciclovia e pelo caminho houve sempre alegria e fotos fantásticas.


De salientar que cada Concelho pintou a respectiva ciclovia de cor diferente ou seja, Viseu de vermelho, Tondela de verde e Santa
Comba de azul, esta ultima para ofuscou-me as vistas…

Antes de chegar a Santa Comba passagem por cima do rio Dão,



na ponte de ferro conhecida por

Chegados a Santa Comba, já com uma “fomeca”…resolvemos procurar algo para o repasto, encontrado o local foi tempo de saciar a nossa vontade de comer.


Antes de regressar marcamos presença na antiga residência do nosso Ex-Ditador Salazar.

Após esta visita, foi tempo de regressar a Viseu,



(kms nas fotos estão ao contrário, com inicio em Santa Comba Dão, de acordo a extinta linha de comboio, porque o km 0 da ciclovia é em Viseu).

…nada fazia prever que iríamos encontrar um percurso com 30km sempre a subir e num ritmo algo forte e contra o vento, o que tornou o percurso algo penoso…

mas tudo se resolveu com a vontade de terminar.

Chegados a Viseu procuramos os Bombeiros locais, não para apagar fogos a ninguém mas para solicitar um relaxante banho, que nos facultaram de bom grado e a quem muito agradecemos na pessoa do Bombeiro de Serviço no local, muito obrigado Sr Comandante dos Bombeiros Voluntários de Viseu.

Regresso ao Porto com boa disposição e passeio cumprido, sem avarias e com muito cansaço, Kiko, Monteiro e Andre.


Sem comentários: