12 dezembro 2011

CELEBRAR AS MONTANHAS


Ontem (11.dez.) celebrou-se o dia internacional das Montanhas, que foi instituído, em 2002, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para consciencializar a importância da sua preservação para a nossa vida.



Contudo, a destruição e a degradação paisagística das montanhas, que são os ecossistemas terrestres mais ricos do planeta, têm vindo a aumentar consideravelmente, devido à pressão humana direta e indireta, através do aquecimento global e das alterações climáticas associadas.

O nosso país têm montanhas/serras espectaculares, sitio únicos de uma beleza rara, que só indo e deixando-se maravilhar poderá entender isto.

Apesar de estarmos empenhados na organização do PASSEIO DAS LUZES DE NATAL, lá tentei organizar um passeio de bike, no fim-de-semana com os mancos da ECOBIKE, mas o nosso jantar de natal, na sexta-feira, a chuva prevista para o fim-de-semana e o medo dos meninos se constiparem impediu concretizar essa ideia.



Por isso, lá tive de ir mais uma vez sozinho para a serra.


Sem qualquer planeamento, lá foi pela milésima vez à Serra da Freita, que conheço como a palma das minhas mãos. lol

Comecei o passeio com um percurso urbano, passando pelas capelas da cidade, que aquela hora, 08h30, se encontravam todas fechadas, subindo em direcção à Senhora da Mó.


Na subida cruzei-me com a grande rota pedestre GR28, e não consegui resistir, ao objectivo de longa data, de acrescentar mais quilómetros aos cerca de 30km, que já tinha feito na companhia do velho gigantones.


Para não variar lá segui caminho, carregando a bicicleta as costas numa subida, devido ao terreno irregular.



Chegado à Srª da Mó, continuei por estradão ciclavel, apesar das pedras espalhadas pelo mesmo, característico desta serra.


Nos "cruzamentos" tinha de abrandar para encontrar a sinalização.


Mais uma parede, que parecia escalada de bike as costas.

Chegado a Rota do Xisto...


Museu dos fosseis.

Na freguesia de Canelas, com cerca de 20km tive de regressar por estrada até a Arouca, que tinha almoço combinado e não podia-me atrasar, mas ainda deu para ir ao rio Paiva.

Porém, nada de mergulhos...lol


Em breve voltarei a este local para continuar o percurso, com tempo e se possível acompanhado.





Não se esqueçam vamos :

proteger o nosso património natural !


1 comentário:

carla detoni disse...

Tudo Viagem - passagens, viagem
Ola! Adoreiseu blog! Gostaria de indicar o site Tudo Viagem, que e especializado em dicas de passagens baratas. Um grande abraco!
Visita la:
Tudo Viagem - passagens, viagem