01 outubro 2010

ROTA VINHO VERDE



07 de Outubro de 2010
*****
Devido à insistência do nosso vice presidente (que se encontra ainda em recuperação), para que o ano de 2010 não passasse, sem que a Ecobike não realizasse o habitual passeio numa região vitivinícola, lá decidimos marcar o passeio na região do vinho verde para variar.
*****
Acresce a este factor o convite do nosso homem e amigo da logística (o incansável Mendes) e da sua esposa D. Lurdes, que ali possuem um feudo e que nos receberam bem como sempre, (mais à frente vou falar mais disso).
*****
Assim pelas 07H30, partimos de Gaia em direcção a Mondim de Basto, com passagem em Gondomar para apanharmos o vice que aceitou acompanhar a malta para aproveitar para sair da toca e arejar.
*****
Aproveitando o facto de ser eu a marcar a direcção a tomar, lá decidi que de vindimas, o passeio teria muito pouco.-
*****
O apelo do Monte Farinha, ali mesmo à nossa frente a desafiar-nos foi mais forte e lá teve que ser... a subidinha da praxe.
*****
*****
Feita uma consulta prévia no gpsies e já levava dois trilhos ali colocados, no meu Garmin para orientação no monte, que de vindimas tinha pouco.
*****
*****

A subida à Sra. da Graça foi feita a bom ritmo e chegamos ao topo em cerca de 50 minutos.


Já quando nos encontravamos a tirar as fotos da praxe, eis que surgem duas senhoras, suponho que do restaurante que ali existe, muito simpaticamente ajudaram-nos a tirar algumas fotos, bem como uma delas se disponibilizou a abrir a capela, para que a visitássemos.
*****
Devido a esse acto de boa vontade e por 0,25 cêntimos, foi-nos permitida a subida à torre do santuário da Nossa Senhora da Graça, onde as vistas são ainda mais fabulosas e... e... e... como em todas as igrejas e santuários tinha três sinos ENORMES... escusado será dizer que apesar da enorme força que fiz, para não tocar nos mesmos, não resisti e lá dei o toque da ordem (mas só três vezes).
*****
Depois da "sacrificadora" subida, começou o bem bom, por outras palavras foi descer por um estradão que apesar do mau tempo dos dias anteriores estava em bom estado, o que permitiu que curtíssemos altas velocidades em direcção às Fisgas do Ermelo.

*****
*****
*****
Mantivemos-nos na cota dos 700/800 metros de altitude cerca de 20 Kms até passarmos ao largo da aldeia de Bilhó, um sobe e desce constante, mas agradável de fazer até pela paisagem bela que nos envolvia e pela fauna com que nos cruzamos (cavalos, cabras, o , o Marito de Miragaia, etc, etc...).


Após a dita aldeia fizemos uma descida em alcatrão praticamente até ao local onde nos é possível visualizar a famosa queda de água (Fisgas), onde eu e o Maritotinhamos estado ao contrário dos outros três companheiros de viagem.
*****
Foi um desfilar de posses abichanadas para a máquina fotográfica protagonizadas pelo top-model .
Mal acabamos a sessão fotográfica foi vê-los a descer o monte em direcção a Mondim de Basto, por um estradão também em bom estado, que nos permitiu curtir velocidades elevadas.
*****
Foi um ver se te avias, até parece que o pessoal já sentia o cheiro do pica-no-chão que a D. Lurdes estava preparar.
*****

*****
Ass. Jorge


3 comentários:

tojo disse...

foi um dia mto agradável a fazer o k nos dá prazer..ou seja, andar de bicicleta por esses montes nunca antes pedalados. E depois do treininho, o almoço estava fabuloso. E desta vez o presidente, não se enganou no percurso...será k ele está a melhorar????? deve ser das coças k leva...lol

Anónimo disse...

...eu bem me parecia que faltava eu...,o KK para fazer companhia ao J A...tive pena, mas estava off...não vão faltar oportunidades...ab e parabens pelo percurso
KK

Anónimo disse...

Desculpem mas parece que em vez de um passeio as vindimas foi mais uma visita á quinta da bicharada.
Faltou a foto bichanada do gigantones nas Fisgas de Ermelo.
E já agora estavam todos muito bonitos, esqueceram-se de avisar o Mario, ou ele quis ganhar a camisola amarela na subida à Srª da Graça.
beijos