02 maio 2010

SENHORA DO SALTO

--


---Hoje é dia de procissão!
-
---Por isso fomos até à freguesia de Aguiar de Sousa, Concelho de Paredes, para assistir à procissão em honra de Nossa Senhora do Salto, que ocorre no 1º domingo de Maio.
-
---Saímos de Crestuma, guiados pelo grupo Sociedade Columbófila 10 de Junho, em direcção à Senhora do Salto.
-
-
---
Depois de uma longa subida, por estradão pela Serra das Flores, sem grandes dificuldades técnicas e físicas, que deu para por a conversa em dia.
--
---
O marcador de serviço decidiu descer por estrada, talvez para ver se ainda apanhávamos a procissão antes de sair da igreja.
-
---
Mas, pouco adiantou, pois acabamos por ficar atrás da procissão, que tem de original o facto de percorrer caminhos rurais e de mato até chegar à Capela da Senhora do Salto.
-
-
---Atrás da procissão e sem possibilidade de passar à frente, a alternativa foi fazer um pequeno corta-mato a subir, até chegarmos ao caminho da futura auto-estrada A42 ou A41, que passa mesmo por cima da capela.
-

---Aqui tenho de lamentar a construção da ponte para a futura auto-estrada em cima de um património natural e de uma beleza rara.
-
---A seguir foi descer para a capela da senhora de salto, por um estradão cheio de pedras soltas, onde não faltavam pessoas na berma à espera da procissão.
-

- -
-
--Paragem para um kitkat junto do rio.
-
-
-
-
-
---Continuamos o caminho pelo single-track, ou trilho pedestre "PR2 - Trilho de Alvre" - 3,5km, na margem direita do rio, que já conhecia, mas sempre muito interessante.
-
-
-
-
-
-
-
---Antes de terminar o passeio ainda tivemos que "trepar" uma parede bem durinha e cheia de pedra.
-
-
---Como se aproximava a hora do almoço o guia decidiu terminar o passeio e voltamos para a estrada e cada um foi seguindo em direcção a casa.
-
--

Senhora do Salto

1 comentário:

Anónimo disse...

VITOKOROV

Ó Henrique andas com muito trabalho que não me enviastes as fotos deste passeio.

abraço

bom fim-de-semana