30 agosto 2008

MEALHADA



-----Há muito tempo que o Gigantones falava em pedalar na Mealhada, para no final comer leitão, um dos seus pratos preferidos, mas foi sempre surgindo algo a impedir a concretização do passeio.

-----Hoje, finalmente lá foi possível, mas sem a companhia do Marito, que teve de ficar em casa a limpar o pó dos móveis, aaaahhh.

-----O passeio começou por volta das 10h00, junto do posto da GNR e rapidamente saímos do alcatrão para os trilhos de terra, em direcção à freguesia de Travassos,

-----Fomos percorrendo estradões, sem grande dificuldade técnica, quase sempre em mato e a subir até chegarmos ao Miradouro da Cruz Alta, em pleno coração da Mata do Buçaco*, com uma panorâmica excelente sobre as várias localidades em redor, podendo inclusive ver-se ao longe o mar.

-----Neste ponto decidimos seguir em direcção ao Buçaco, uma vez que era sempre a descer e por um carreiro espectacular, excelente para fazer uma corrida cronometrada, mas com algumas escadas pelo caminho, que o tornam indicado para downwill, técnica que o gigantones não domina, mas acredita que aos 50 anos pode entrar na competição no sector de veteranos e lá vai tentando...resultado foi mais uma pequena queda, sem grandes consequências físicas.

-----Seguiram-se as fotos da praxe junto do Hotel do Buçaco*, antes de seguirmos viagem, novamente a descer pelos Jardins do Buçaco, Fonte Fria, parque de merendas e Vale dos Fetos.
-----Com a fome apertar o Jorge decidiu que devíamos ir almoçar à Mealhada, tendo seguido pela estrada nacional.

-----Depois de uma procura pelos restaurantes que ele já conhecia, mas que se encontravam cheios de clientes, acabamos por entrar no primeiro que nos apareceu com mesa e que nos guardou as biclas. Enfim, com apenas 55km de pedaldas, lá nos sentamos à mesa, com os clientes a olhar de lado para os dois cromos equipados de ciclistas e com camisolas iguais.

-----Após um almoço farto e bem regado, com uma garrafa para cada um, decidimos dar uma pequena volta de bike a um ritmo baixo, para fazer digestão, antes de regressarmos ao Porto.

-----Para terminar o Jorge, lá conseguiu sacar os banhos no posto da GNR, tendo a cicerone sido um soldado feminino, muito simpática e com uma presença de fazer parar o trânsito...


* MATA NACIONAL DO BUÇACO - Monumento nacional desde 1943, alberga cerca de 700 espécies de árvores centenárias, desde sequóias da América do Norte, passando por chorões japoneses, até árvores do Brasil, Mexico e Himalaias.
Foram trazidas pelos frades carmelitas quando construíram o Mosteiro de Santa Cruz (sec. XVII).
.
* HOTEL DO BUÇACO - Situado no coração da Mata Nacional do Buçaco é um dos melhores hotéis de Portugal. Guarda no seu interior obras de arte, como os painéis de azulejo evocando Os Lusíadas, os Autos de Gil Vicente e a Guerra Peninsular.
Foi por volta de 1630 que os carmelitas ali encontraram refugio e construíram um mosteiro que se manteve até a expulsão das ordens religiosas do país, no referido seculo.
Em 1917, foi transformado em hotel de luxo. A suite real tem mobília de Luís XVI, comprada de propósito por Alexandre de Almeida aquando da estadia da Rainha D. Amélia.
Restaurante do hotel insere-se na linha da cozinha Francesa, com pratos mais característicos faisão do buçaco à feudal, a sela de vitela, bacalhau à Palace, arroz de pato à antiga, javali com molho de leitão, etc.

Sem comentários: