28 janeiro 2008

SENHORA DO SALTO

.

.
aiiii a minha caminha tão quentinha!
.
-----
Lá fiz o enorme sacrifício de me levantar muito, muito cedo (07h30) a um domingo de manhã para ir pedalar até a Senhora de Salto, onde já não ia há muitos anos, que já nem conhecia os caminhos.

.
-----Para quem não conhece a Senhora do Salto localiza-se em Aguiar de Sousa, uma freguesia do concelho de Paredes, detentor de vastos recursos naturais, entre os quais os rios Sousa e Ferreira.
E no curso destes rios, um lugar de privilégio: o “Salto”, também conhecido por “Boca do Inferno”.
.
-----No Salto, encontra-se a Capela da Senhora de Salto, que foi construída como agradecimento ao milagre feito por Nossa Senhora.
.
-----
Segundo a lenda, um cavaleiro seguia no seu cavalo perseguindo o Diabo (em forma de veado), saltaram ao mesmo tempo sobre o abismo, pousando, no entanto, suavemente na outra margem (situada a umas boas dezenas de metros mais abaixo) no sítio onde, ainda hoje, se vêm as marcas das ferraduras do cavalo! Assim, em sinal de agradecimento, o cavaleiro terá mandado construir a Capela, que hoje ainda ali se encontra”.
.
-----Após um aquecimento por estrada de 18km, chegamos a Crestuma - Lever, onde nos juntamos a outros amigos, para mais à frente entrar em trilhos que nos levavam à Senhora do Salto.
.
-----Um início com uma pequena subida, para o monte de Santa Iria, com vista para o Rio Douro.
.
.
.
.
.
.
.
.
-----Cerca das 11h00, chegamos ao destino, após uma descida com muita pedra solta. Fizemos uma pequena paragem para reforço alimentar e fotos e lá voltamos de novo para cima das bikes.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
--
-----Foi necessário voltar à estrada até entrar uns quilómetros mais a frente em trilhos muito interessantes.
.
-----O passeio terminou às 13h00, quando chegamos a Gondomar, com 3h20m de pedaladas em 55km.
-----Ficou a vontade de lá voltar, mas sempre em trilhos.
.
-----------
ALBUM
Srª do Salto

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Meus amigos tenho de confessar que ando preocupado em não conseguir acompanhar tão ilustres atletas, pois com a intensidade dos treinos diários do Nuno e do rui, se calhar a prepararem-se para alguma maratona (sexo), talvez reflexo do salão erótico que se vai realizar em Gondomar no dia 07....só me resta encontrar outros reumáticos para não passar vergonhas.
aaahhh

Unknown disse...

very fany.... andas com umas oiadas muito giras....
Bom, o que tu queres sei eu, deves querer deves!!!!!


Rui Silva