.
.
-----Mais uma quarta-feira passada no parque natural do Gerês. Quer dizer, no Xurés - Espanha.
.
-----A ideia era pedalar pelo parque com o objectivo de aumentar o percurso da Geira Romana (que tínhamos feito há duas semanas atrás), para o passeio que ali pretendemos realizar em Fevereiro.
.
-----Deste modo, a alternativa era começar na Portela do Homem e seguir em direcção à
Espanha. .
-----O dia começou com o Jorge (gigantones) e a sua carrinha ainda a cheirar a nova, a fazer de taxista, para dar boleia a mim e ao Mário Almeida.
.
-----De Gondomar, seguimos para o Gerês, onde nos íamos encontrar com o Luís.
.
-----Pelo caminho, o gigantones informou-nos que o Luís vinha acompanhado de um colega, que foi vice-campeão nacional de juniores de btt, ou seja, em vez de um profissional iam ser dois. Assim, estavamos a prever muitas dificuldades, pois se noutra vez levamos uma coça, desta vez nem sei o que ia acontecer.
.
-----Pelas 11h00, na Portela do homem, junto à fronteira, lá dê-mos início ao nosso passeio, por terras de nuestros hermanos, mais precisamente pelo Parque Natural Baixa Limia, denominado Serra do Xurés, no sul da província de Ourense - galiza.
.
-----Depois de quase 15 dias, sem praticar desporto, devido a dores nos joelhos, nada melhor que uma subida de vários quilómetros para aquecer os músculos e as articulações e para me deixar apreensivo, com receio de não estar fisicamente preparado.
.
-----No entanto, os quilómetros foram passando, sempre em trilhos de terra, tipo estradão, sem dificuldades técnicas, mas sempre a subir, pelo menos para os reumaticos, porque para os profissionais era tudo plano...eles nem suavam.
.
.
-----As paisagens eram espectaculares e o fotógrafo (Luís) esteve sempre a altura. .
-----Aos 28km chegamos à localidade de Lobios, onde fizemos uma pequena paragem para um reforço alimentar, num café com o nome do nosso amigo Mário Bártolo.
.
-----Seguiram-se cerca de 6km em asfalto até chegar a vila termal de Torneiros, onde paramos junto da “piscina” ao ar livre de água quente ou a escaldar. .
-----Apesar das más recordações que tenho dos banhos em Espanha, não resisti a molhar os pés.
.
.
-----Até este momento estávamos todos satisfeitos com o percurso percorrido e cheios de vitalidade, mas uma paragem caí sempre bem para retemperar forças, para a subida à Serra de Santa Eufémia, onde as coisas iam mudar.
.
-----O Luís conduziu-nos até ao monte de Santa Eufémia, por trilhos, sem qualquer dificuldade, demonstrando mais uma vez a qualidade do seu sentido de orientação, que aliado a sua excelente condição física, aos seus conhecimentos técnicos e boa disposição, torna-o no companheiro fundamental nos nossos passeios.

-----Finalmente os profissionais libertaram algumas gotas de suor, mas coisa pouca, enquanto nós os três subíamos o monte lentamente, mas sem paragens, ate chegar dos 1109mt de altura.
.
-----Seguiram-se as fotos da praxe no alto da serra, com uma vista excelente para o rio Lima e para as serra envolventes, na qual se incluía a Serra Amarela, no Lindoso, que ano passado tivemos o prazer de conquistar.
.
-----Com o adiantar da hora começamos a descer pelo mesmo caminho, até perto dos 700mt, onde tivemos de voltar a subir novamente, por um trilho mais complicado, que nos obrigou a desmontar grande parte do percurso, devido ao cansaço, a excepção dos profissionais que pareciam ter começado o passeio.

-----Eram quase 18h00 quando chegamos a Portela do Homem, após 65km e com cinco horas de pedaladas.
-----Antes que ficasse totalmente escuro ainda deu para trocar de roupa e arrumar as bikes, para de seguida descermos a vila do Gerês, para um lanche antes do regresso a casa (febras, mistas, cervejas, etc).
download gps
-
--------ALBUM
--------VÍDEO
http://www.youtube.com/watch?v=p0T-6ZvjYIo
.