14 julho 2012

MATA DA MARAGAÇA

 

Localizada próximo da povoação de Pardieiros, ocupa cerca de 68ha numa vertente  com exposição N-NW, entre os 600-850m de altitude. 


Esta mata constitui uma das raras amostras ainda existentes da vegetação natural das encostas xistosas do centro de Portugal tal como existiria séculos atrás.


Uma floresta muito antiga dominada por castanheiro e carvalho-alvarinho, que coexistem com outras espécies de interesse.

A Mata da Margaraça está classificada como Reserva Natural da Rede Nacional de Áreas Protegidas e Reserva Biogenética do Conselho da Europa.

Depois de já ter estado neste local há uns anos atrás, voltei para uma sessão fotografica junto da famosa queda de água, mas de bicicleta, tendo começado o passeio na aldeia serrana de Benfeita.


Num recanto de xisto e de vegetação muito própria, em plena Mata da Margaraça, a Fraga da Pena revela-se ao visitante por entre uma paisagem luxuriante.


Não faço ideia altura da queda de água, mas estive quase uma hora a completar a natureza...e felizmente que o dia estava de chuva, pois afastou os visitantes deste local...


Segundo consta, a fraga teve origem num acidente geológico, que originou um conjunto de várias quedas de água ao longo de um curso de água permanente.


Sem dúvida o local mais visitado da Paisagem Protegida da Serra do Açor.




Apesar dos poucos quilómetros a pedalar, tive de carregar a maquina às costas, durante a subida, pelos estreitos degraus...


para conhecer as outras pequenas quedas (que não conhecia), e seguir caminho sem voltar à estrada.







 


















Depois das escadas e de um carreiro muito estreito ao longo do curso da água, o trajecto continuou impraticável por mais alguns metros


seguiu-se um single-track muito interessante pelo meio da mata...















Após as 11h00 a chuva voltou e decidi terminar mais cedo o passeio, e regressar a casa para almoçar a horas...

 

Sem comentários: