18 julho 2011

ECOPISTA DO DÃO


Um ano depois voltei a Ecopista do Dão, uma vez que foi inaugurado há 15 dias atrás o troço entre Viseu e Santa Comba Dão, numa extensão de 50km.



A Câmara Municipal de Viseu deu em Maio de 2007 o primeiro passo para a criação desta ecopista, com o percurso de 9km, entre o centro da cidade e a antiga estação de Figueiró.



Desta vez comecei o passeio por Santa Comba Dão e só com indicações de populares cheguei a estação de comboios e dai até ao inicio da ecopista, porque sinalização nem vê-la.



No fim do passeio da estação aparece a primeira sinalização vertical com indicação da ecopista, mas primeiro é necessário percorrer alguns metros em estradão de terra para lá chegar.


Fui surpreendido, no início da ecopista, ao verificar que a antiga linha de comboio foi substituída por um pavimento betuminoso de cor azul.


Uma via larga, que nalguns locais tem mais de 4metros de largura, com vedação em madeira nas bermas, bancos e caixotes de lixo ao longo de todo o trajecto.


No entanto, esqueceram-se ou não foi possível colocar pontos de água, informação turistica dos locais, indicação de estabelecimentos de restauração nas proximidades, etc.


Primeira paragem demorada ponte sobre o rio Dão, sem qualquer sinalização pelo que julgo tratar-se da Ponte do Granjal.





A cada 500 metros sinalização dos kms.




Aos 37,5km chega-se ao concelho de Tondela e o pavimento muda para a cor verde e deixamos de ver o rio.



No Concelho de Santa Comba Dão, passamos por um percurso paisagístico de rara beleza ao longo do Rio Dão.





Ao longo do trajecto existem vários estradões de acesso ao rio e a outros locais, mas sem qualquer informação.


Percurso na sua totalidade de mato, com muita sombra, poucas casas e cruzamentos pouco movimentados, a excepção do trajecto no Concelho de Viseu.






No concelho de Tondela fez-me confusão a colocação de lombas para os ciclistas em alguns cruzamentos e noutros talvez mais perigosos não deram tanta atenção em alertar ciclistas e condutores de veículos automóveis.




ESTAÇÕES :












Apeadeiros:


Nagozela, Porto da Lage, Naia, Casal do Rei, Várzea, Mosteirinho, Travassós de Orgens, Tondelinha e Vildemoinhos.





Pontes:


Ponte de Treixedo; Ponte de Nagozela; Ponte de Tinhela; Ponte de Mosteirinho;




Túnel da Póvoa da Catarina




Aos 26,8km finalmente um "tasco"...por isso uma breve paragem na antiga estação de Naia, onde actualmente funciona o rancho foclorico de bombeiros voluntários de Santa Ovaia.


Infelizmente o bar ainda só tem bebidas, mas segundo apurei em breve vão aparecer as sandes, devido à quantidade de pedidos.





Ao chegar ao concelho de Viseu o pisou passou a vermelho e alguns cruzamentos com barreiras em madeira, para os ciclistas contornar, para evitar entrarem no cruzamento com velocidade, dando prioridade aos carros.




Pelo caminho tive a companhia de um grupo de jovens animados e simpáticos de Figueiró, que seguiam nas suas pasteleiras, e entre os quais o presidente dessa freguesia.


A conversa passou pela ecopista, pois sentem um orgulho na sua construção, bem como recuperação dos imóveis, especialmente na estação de Figueiró, onde fica actualmente a Sede da Junta de Freguesia.


Antes de seguir o meu destino, porque tinha pessoas à minha espera para almoço e eles seguiam calmamente, pois estavam quase em casa, ainda me ofereceram um chapéu, t`shirt e saco, de cor vermelha do dia da inauguração da ecopista e convidaram-me voltar para visitar a freguesia, com direito a lanche oferecido pelo sr. presidente.


Um dos muitos locais da ecopista reservado para a pratica de exercícios físicos.


Na estação de Figueiró o único ponte de água que encontrei.



Partes da ecopista iluminada com candeeiros que aproveitam a energia solar.



Cheguei à cidade de Viriato as 12h30, com 3h30 de pedalada tranquila.


Uma ecopista de longa extensão que aconselho a visita, especialmente agora no Verão.


As cidades de Santa Comba Dão, Tondela e Viseu ficam mais uma vez unidas pela via que, de 1890 a 1988, já foi um ramal ferroviário de bitola estreita conhecido por Linha do Dão.


Faço votos que as obras continuem para dar melhor qualidade aos seus utilizadores.


Mas apesar de gostar muito de bicicletas, espero que devido à crise não começem a fechar linhas de comboios...


1 comentário:

Domingos Moreira disse...

Mais um belo passeio.
Estás em grande. :)

Um abraço.