31 janeiro 2011

SERRA DA CABREIRA

-

-
Aparcamos a viatura junto ao Posto da GNR de Vieira do Minho e lá nos preparamos para o inicio de um grande dia de BTT, agradecer ao S. Pedro pelas excelentes condições atmosféricas que nos proporcionou.

-

-

Tudo preparado seguimos viagem serra a cima, logo de inicio uma foto junto a uma casa do guarda, logo antes mesmo de entrar-mos na serra.
-

-

É uma pena o estado de conservação das casas dos guarda, que apesar de ser património do estado, o mesmo deixa ao abandono.
-

-

Inicio das ascensão do dia cerca de 20 km sempre a subir, visto que subi-mos desde os 330m até aos 1266m, ponto mais alto da Serra da Cabreira, com uma ligeira descida pelo meio, subidas iniciais não muito inclinadas, feitas maioritariamente por estradões em relativamente bom estado sem muita lama.

-

Tudo bem-disposto.

-

Ao longo do percurso fomos passando por diversas quedas de agua, que torna o passeio ainda mais convidativo, ao passar-mos pelo parque de merendas da Serradela, com apenas 01H30 de percurso o Santos estava ansioso por parar, e dizia que estava com fome.

-


-

Realmente devia ter ele, visto que transportava no Camelbak, um frigorifico com uma grade de minis e 10 sandes de coiratos, lá o tivemos de convencer que ainda era cedo e que seria melhor continuar-mos serra a cima.

Mais um km e visto que tínhamos completado mais de 50% da subida decidimos parar na antiga casa do guarda-florestal, para retemperar forças para atacar-mos a segunda fase da subida.

-

-

Ainda bem que optamos por parar e comer qualquer coisa, visto que da casa do guarda para cima o percurso muda completamente, continua a subir, mas desta vez os estradões são trocados por caminhos mais estreitos e mais sinuosos, visto que têm muita pedra solta e muitos regos de agua, mas aos poucos lá conseguimos subir e num esfregar de olhos (que o diga o Almeida), lá estávamos no topo da Serra (1266m).

-

-

De salientar que os últimos km das ascensão voltam a ser feitos em estradão e em boas condições, a única dificuldade é mesmo a inclinação.

Pelo meio oportunidade ainda para tirar-mos algumas fotos.

Fomos encontrando ainda alguns animais pelo caminho, no entanto existiram outros animais que tentaram uma perseguição, mas sem efeitos práticos…

-

-

Depois de atingido o ponto mais alto, lá partimos em direcção a uma primeira descida que foi feita a alta velocidade até o percurso entrar numa parte mais plana.

-


-

km mais á frente iniciamos uma descida vertiginosa que se estendeu por vários km, descida bastante técnica e algo perigosa, com alguma pedra solta e muitos regos de agua e alguns muito profundos...

-

-

...em que uma abordagem mais descuidada aos mesmos, poderia provocar algumas quedas mais feias, no final desta decida quase que tínhamos chegado a Vieira do Minho, o que aconteceu mais ou 6H00 depois de ter-mos começado a pedalar.

-

-

-

Percurso foi feito com calma, para desta forma ser possível todos fazerem o percurso agrupados, para desfrutar-mos do passeio tivemos oportunidade por passar ainda pelo Zebral e por outras terras que agora não me recordo, mas todo o percurso é feito num ambiente e numa paisagem 5*, tal como as fotos o demonstram.

-

-

No final acusou 58.22 km e de ganho de elevação: 1,789 m.

-

Ass. Leandro-
-



1 comentário:

Anónimo disse...

se a muda pega e voces começam todos andar como o santos sem selim este grupo vai ser um sucesso.
abraços e beijos