15 dezembro 2010

ROTA DAS VINDIMAS

***

(crónica atrasada)
*
Foi com enorme prazer que realizamos, no passado dia 15 de Outubro, mais uma Rota das Vindimas no alto Douro Vinhateiro.
*

Este evento, levado a cabo pelos “7 Magníficos” que, para quem viu o filme, desenrolou-se numa paisagem repleta de acção e aventura.

*

E os intérpretes desta “longa-metragem”, entenda-se 96000 metros através de vales e rios deste Património Mundial que é o Douro teve como ponto de encontro a casa do Kiko, em Vila Nova de Gaia.

*

Lá, mais dois magníficos se juntaram. O Gigantone e o Wingman. Em seguida era tempo de ir ao encontro do Vitokorov e do Narciso. Apenas faltava o magnifico “Milk” que, no seu intimo, anseava pelo início do evento.
*


*
Rumo a Favaios no nosso fantástico e magnífico C-Max que, para além dos quatro atletas, dois para-olímpicos que percorreram 60 lms, contava também com os profissionais da roda que corajosamente acumularam mais 96kms no seu invejável “curriculum”.

Iniciado o Percurso em Favaios rumamos a Alijó para a primeira foto de grupo. O Magnifico Narciso, acompanhado do destemido Vitokorov, qual Armindo Araújo e co-piloto prontamente disponibilizaram todo o evento logístico ao evento.

Chegados a Alijó o primeiro obstáculo surgia. O GPS, que detinha uma personalidade invejavelmente feminina, do tipo quero, posso e é que oriento assumia o protagonismo.

Após difíceis negociações o Jorge Almeida lá conseguiu dominá-lo e sobretudo, percebê-lo. Esta piada vai-me sair cara. De certeza.

Daí a surgirem os diversos trilhos, repletos daquilo que a natureza têm de melhor, ou seja subidas e descidas de rara beleza que enalteciam e justificavam perfeitamente o título de património da humanidade, foi um ápice.


****


****


****

O percurso adivinha-se difícil e foi aí que os dois para-olimpicos, o Magnifico Wingman e o Kiko começaram a sentir a dureza do traçado.

O Henrique vinha de um processo de recuperação de uma cirurgia ao ouvido interno que lhe permitem ouvir agora em Dolby Surround, versão 7.0, e o Wingman precisa de uma coluna nova, tal é a folga da direcção da coluna.

*
Por sua vez, os nossos atletas de eleição percorriam diligentemente os diversos kms do percurso. Chegaram mesmo ao ponto de estabelecer e criar relações de amizade com os diversos habitantes da região.

*

Especial atenção para a operação STOP levada a cabo junto do burro.

*

E como uma operação STOP nunca vem só encetamos uma entusiasta perseguição a uma propriedade privada a poucos kms de Carrazeda de Ansiães onde fomos magnificamente recebidos pelo SR…..

*

Aí tivemos oportunidade de saciar a sede com tudo, menos água. As imagens falam por si.

Daí partimos rumo a Carrazeda de Ansiães. Nesta altura, e após uma subida que mais parecia o Everest, eu e o Kiko começamos a sentir-nos verdadeiros tractores.



Com mais um esforço chegamos a Carrazeda de Ansiães. Daqui para a frente só poderia ser a descer.

Engano. Após uma descida em que o Leite bateu todos os recordes de velocidade pessoal e do pessoal chegavam ao Pocinho.





Nós, entretanto, visitávamos o Castelo de Carrazeda de Ansiães que respirava mistério e nos fazia imaginar as fantásticas batalhas que por lá se passaram. Tivemos ainda oportunidade de presenciar e tomar contacto com um espécie de réptil já em extinção naquele local.



O Vitokorov e eu tivemos a oportunidade de nos sentirmos os verdadeiros Guardiões da Muralha.

Por volta das 19,30h o nosso filme épico tinha acabado. Os 7 Magníficos, novamente juntos rumavam para Mirandela onde o Kiko, exímio conhecedor dos locais onde se come boa “carne” acertava mais uma vez.

*****


******


*****

Um brinde a mais um evento organizado pelo nosso maestro Jorge Almeida.

É destes momentos que reza a história e que ficam na história dos nossos momentos e das nossas memórias.

Um brinde aos 7 Magnifícos.

Um abraço do Fernando Castro Wingman.

*****

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos em particular a estes meus amigos de viagem.

Como é evidente a bicicleta encontra-se em casa a ganhar teias de aranha, mas nada impede que acompanhe estes mancos.

Mais uma vez a passear por estas terras que boas memórias levei comigo, em particular da Linha do Tua, das encostas com vinhas e do Rio Douro.

A qualidade dos mancos é tão grande que desta vez nem tiveram tempo para banho e trocaram de roupa no meio da estrada.

Regressei ao castelo de Carrazeda mas sem bike...para encontrar uma cobra estranha...

E ecobike está urgentemente à minha espera, pelo menos para tirar fotografias...

Abraços a todos e venham mais viagens destas.

tojo disse...

...bolas já algum tempo k não via tantos mancos juntos, num pequeno espaço ..eh eh ehe fraquinhos

Anónimo disse...

Mais um dia memorável...
Em todos os aspectos... camaradagem, aventura, teste de limites, beleza paisagistica e principalmente BTT, porque é disso que se trata...
Venham mais passeios destes e com mais amigos...
The President