22 junho 2010

ECOPISTA DE VISEU

-
----Depois da última queda na ciclovia de Gaia e mais cinco semanas de convalescença (parado), excepto no mini passeio de S. João, resolvi voltar a um passeio de bike, sem companhia, longe da minha maquina e dos congestionamentos de trânsito, dos diversos obstáculos causados pela falta de urbanismo/civismo de alguns utentes daquela ciclovia.
-
-
----A dificuldade tinha de ser reduzida por isso, de fim-de-semana em Viseu, bastou-me pedir uma bicla emprestada e lá fui eu para antiga linha ferroviária do Dão.
-
----Como fui ali parar sem qualquer planeamento andei as voltas até encontrar o inicio da ecopista, junto da Avenida Capitão Homem Ribeiro, com Avenida da Europa, no centro de Viseu.
-
----A ecopista liga o centro urbano de Viseu à antiga estação ferroviária de Figueiró, numa distância aproximada de 8 quilómetros.
-
----Como se tratava de uma ecovia e de um sábado à tarde cruzei-me com várias pessoas, na sua maioria do sexo feminino, especialmente no troço mais próximo do centro da cidade, mas bicicletas, nem vê-las...
-
-
----Pelo caminho, a riqueza ambiental e patrimonial marca presença em toda a sua extensão, sendo na sua maioria paisagens agrícolas e de mato.
-
----O pavimento é em asfalto, pintado a vermelho e com dois pequenos declives.
-
-
----Os cruzamentos com as estradas estão sinalizados e com uma espécie de barreiras em madeira, que obriga abrandar a velocidade, quase a parar, para ultrapassar os obstáculos.
-
----Um método escolhido para evitar acidentes com os carros, mas podia ser ao contrário, ou seja os carros terem os obstáculos, para andarem mais devagar nestes locais.
-
----Enfim, pelo menos não fui conhecer as urgências do Hospital de São Teótonio.
-
-
-
----Faço votos que as autarquias e a REFER cheguem a um entendimento, por forma a aproveitar estas vias desactivadas/abandonadas e transforma-las em ecopistas.
----- -
-

1 comentário:

Tojo disse...

ó fraquinhio já fazes treinos ás escondidas??? mto bem...um dia ainda vais ser o melhor homem da ecobike...rs...abraço