12 maio 2010

5ª MARATONA INTERNACIONAL

-

-
---Foi no dia 7 de Maio de 2010 que pelas 17h arranquei de Vila Nova de Gaia em direcção a Monfortinho (quase 400km)… para participar em mais uma Maratona Mítica do nosso País… Maratona de Idanha a Nova, a Capital do BTT…claro está que estariam presentes todos os amigos Ecobike mais os resistentes Bike17Eco…Fernando Sousa (trepador) e Pimenta (saca-saca)…
-

-

-
-
---
Lá segui em Direcção a Monfortinho, onde pelas 21h ao chegar perto do local da pernoita, em Penha Garcia… ainda tive tempo de confraternizar com o pessoal no Restaurante…, onde me deparei com alguns desconsolados com o Javali.
-
---
Depois de pagarem a “dolorosa” conta…lá fomos em direcção a Monfortinho, onde ainda tive a oportunidade de conhecer a Colónia de Férias da PSP, local onde pernoitaram todos os amigos, alguns desde o dia anterior…local aprazível e de convívio social.
-
---
Após a simpática distribuição dos Dorsais e demais ofertas… para a participação na Mega Maratona do dia seguinte pelo Tojo, que mais parecia o chefe do pelotão, tal era a sua dedicação na distribuição dos mesmos… todos ficaram contentes com as Jerseys, alguns em que os tamanhos eram demasiado generosos para os corpinhos…exemplo o do Jorge Almeida e o meu… nada que mais uns dias de dieta não fiquem mesmo a matar…
-
---
Pois então que depois de tão elaborada cerimónia, lá segui para o Hotel Astoria, que mal sabia eu …no dia seguinte iria ser o SPA da minha vida…mais tarde saberão porquê.
-
---
Eram 6h da manha do dia 8 Maio quando saltei da cama, isto porque dormi apenas 5h…tal era o stress do dia. Após um bom pequeno almoço, onde ainda tive oportunidade de fazer uma sandoca para o Gouveia que me veio buscar…adivinhei… porque o pessoal apenas tomou o pequeno almoço em Idanha, já pouco tempo antes de arrancar da meta..
-
-
---
Pois então e já depois de chegar a Idanha a Nova… lá demos inicio aos preparativos para a partida e controlo na meta…sacar as bikes de cima das viaturas, colocação de capacetes, luvas…algumas afinações de últimos minutos…etc, todo o stress do inicio de uma grande prova.
-
---
Lá estávamos eu, Gouveia, o Vítor Silva o Jorge Almeida o Mário Almeida, o Leite o Sérgio Santos o Fernando Sousa e o Pimenta…além de outros amigos da PSP e GNR que também participaram, alguns na meia e outros na Mega Maratona de 100km.
-

-
---O Boletim meteorológico não dava indícios de uma prova agradável, no entanto foi mesmo nessas condições que lá partimos, nós e alguns corredores de craveira Nacional…tal era a dimensão do evento…partimos cerca de 1200 ciclistas, uns para a meia e outros para a Maratona…claro que para a Maratona os mais resistentes…e aqui a minha grande prova de fogo…nunca tinha feito nem um treino, nem uma prova de tal dimensão.
--

-
---Quero aqui registar que foi com muito agrado e satisfação que pela 1ª vez senti o verdadeiro sacrifício de terminar uma prova em total esforço e dor.
--

-
---Logo aos primeiros 10km, eis que ouço uma voz “familiar”…o JorgeAlmeida…estava a lamentar-se de não trazer papel higiénico, pois teria de parar para satisfazer as suas necessidades fisiológicas, tal era o seu desespero…foi ai que parou e lá encontrou umas ervinhas mais crescidas …
--
-
---
Segui com alguma tranquilidade juntamente com o Mário, Gouveia e o Vítor Silva, pois que o Sérgio e o Tojo já estavam perto do Vítor Gamito, queriam ver se conseguiam a “pole” …mais resguardados seguiam o Leite o Trepador e o Saca-Saca, figuras da inteligência e sabedoria bttista, mais tare saberão o porquê.
--

-
---Aos 35km, surge O Jorge Almeida, ainda com alguns resquícios da ultima paragem…é ai que com algum folgor e leveza me ultrapassa, isto porque ainda estava no seu horizonte apanhar o Tojo…logo de seguida segue-lhe as pedaladas o Mário, ficando eu o Gouveia o Leite e o Vítor mais atrasados.
--
-
--
--
-
-
-
-

---Passados mais alguns km, o pessoal começa a aumentar as distancias, não muito….mas o suficiente para aos 50km dar uma queda violenta ao ponto de falhar um controlo…tais eram as dores, falhei cerca de 6km do percurso.
-
---
É ai que perto dos 60km passa por mim o Leite, Jorge e Mário…com alguma admiração me perguntam como ia á frente deles…mais tarde saberiam o porquê…alguns km á frente o Vítor…segui atrás dele e perto do penúltimo controle aparece o Gouveia, ainda me viu nos Bombeiros a fazer um tratamento na perna…tal era a minha dedicação e empenho em terminar a prova que com muita dificuldade lá fui andando, sozinho e no meio de muita chuva.
-
-
-
-
---Para quase terminar em beleza, eis que a cerca de 15 do fim tenho um furo...qual furo qual quê…rebentou a câmara de ar, tive de parar para mudar, mas eis que já tinha cedido a minha câmara a outro btttista…tive que estar a pedir no meio do mato a uma alma caridosa que me cedesse uma câmara, .eis que aparece um simpático corredor que apenas soube que era das Caldas da Rainha, essa terra que tem tão típico um símbolo tradicional, mas que neste momento apenas me lembro da ajuda que me deu, a câmara de ar (mais nada) e uma ajuda a desmontar …só, porque montar, fui eu que montei o resto…não vá entender-se outras coisas.
-
---
Como não queria ser desclassificado, resolvi apelar a alguém muito próximo para me arranjar um marcador verde…foi perto da chegada e depois de uma parede de 2km e a chover…que discretamente um elemento da comitiva Ecobike veio ao meu encontro e registou a marca “verde” no meu Dorsal…2 km depois tracei a meta na sua plenitude e em 346, com quase 8h de prova, muito bem para quem teve muitos obstáculos pelo caminho, mas com muito orgulho de terminar esta difícil Maratona de 100km.
--
-
---
Quando cheguei junto de quase todos os amigos, soube que o Jorge Almeida e o Vítor também tinham dado uma queda…como podem constatar, não foi realmente muito fácil…mas no final o sabor do dever cumprido foi muto bom.
-

-
---Para que fique registado e para posteridade, junto a classificação dos 100km:
  • ----1 - Vítor Gamito
  • 104 - SANTOS
  • 123 - TOJO
  • 148 - Helder
  • 189 - GIGANTONES
  • 232 - MARITO
  • 233 - VITOKOROV
  • 234 - J.P.
  • 259 - DRº ZÉ
  • 329 - COELHONE
  • 371 - KIKO
  • 517 - MARROQUINO
  • 520 - PEDRO
  • 533 - último

Na meia maratona o Mr President (Leandro Costa), ficou em 100.

---Depois de um relaxante banho, juntei-me ao grupo num agradável convívio de final de serão bttista...
-
---
Para terminar o fim do serão juntamos todo o grupo num jantar de confraternização e de agradáveis comentários do evento.
-
Saudações bttistas
Henrique Santiago (kiko)
--
-

-
-

-
-
-

5 comentários:

Anónimo disse...

***** (five stars)

Valeu bem a pena chatear-vos para irmos a esta maratona...paisagens espectaculares e um single-track fora de série.!

Relativamente à prova foi pena a chuva logo ao inicio e os primeiros quilómetros de estradões, apropriados unicamente para roladores, e sem qualquer interesse.

Gostei imenso de descer a calçada romana em ultrapassagens, mas não entendi a paragem forçada pela organização, dos participantes no fim da descida.
Tornando assim, inglório o esforço dos que tentaram chegar à frente para fugir à confusão inicial, de modo a evitar toques e quedas.

Foi mais uma maratona para confirmar a ideia que tenho destes eventos, ou seja cada qual segue ao seu ritmo e acabava por fazer dezenas de quilómetros sozinho.

Já para não falar nas pressas de alguns participantes em chegar mais um lugar à frente, que nos seus sprints esquecem-se de alguns cuidados, como avisar da ultrapassagem, até de outros factos mais relevantes.

Mas, o problema torna-se mais grave com o avançar dos quilómetros e com o cansaço que faz com que estes mega-atletas se tornem mais displicentes e perigosos, que além de caírem provocam a queda de outros.

E foi isto que me aconteceu por volta dos 90km, quando um cromo, sem que nada o justificasse se atirou para o chão mesmo à minha frente levando-me também para o chão.

O resultado foi mais umas semanas parado e com tantas dores de pescoço que nem de carro podia andar.

Isto só bem confirmar a minha ideia….tenho de evitar este tipo de passeios.

Tenho de salientar atitude do meu Marito e do J.P. que participavam nesta maratona com intuito de ganhar o fim-de-semana no Algarve oferta da Ecobike para o seu melhor atleta, com o patrocínio da Halibut e acabaram por abdicar da competição para irem a passo acompanhar-me nos últimos 10km…

Resumindo maratona recomenda-se, percurso de maratona das melhores que conheço. Se não fosse a queda tinha sido 5 estrelas.

Mas para aqueles que me conhecem para o ano não contem comigo para Idanha…não gosto de repetir passeios!

Abraços e beijos respectivamente

Vitokorov

Anónimo disse...

e a calçada de salvaterra de extremo, com o castillo de penafiel do outro lado do rio...espectacular.

Leandro Costa disse...

Amigo Henrique falta aí a classificação do Helder Coelho nos 100 km, ficou em 148, e se quiseres completar, falta a minha classificação nos 50 km, fiquei em 100.

Um abraço e boas pedaladas..

Anónimo disse...

ora aki está tantos fraquinhos a falar.
para mim idanha foi bom, houve coisas k correram mal, mas pelo menos com a queda do Vitokorov acabei por dormir mais uma noite c ele em idanha...(n pensem coisas eskesitas) pois mandamos o BipBip trazer brasileirame para a noite...(grande festa)
valeu pela quantidade de pessoal k foi, pela brincadeira, rizada e palhaçada e deu pra ver k n faz btt e uma maratona destas, kem lhe apetece lá ir...mas sim quem tem pernas.
tou como o vitokorov, para o ano, e enkto n comprar suspensao total, tbem n me convidem, pois a porrada é demasiada grande pra uma semi-rigida..
abraços...tojo

Anónimo disse...

quem quiser ver o meu lado (tojo) deste maratona, visite meu blog
www.tojo22.blogspot.com
...abraços