23 novembro 2009

2ª ROTA DAS TASCAS



---O 2º MEETING SANTA BEBIANA (protectora dos alcoólicos), desta vez não foi adiado, apesar da chuva anunciada para este sábado.

---No entanto, devido à chuva resolvemos cancelar o trajecto elaborado pela cidade de Gaia, com inicio no Jardim do Morro e final na cidade de Espinho, uma vez que requeria alguma exigência física e técnica, com vários quilómetros em terra, pelo que, água e lama tornavam o passeio desagradável.

---Deste modo, a decisão natural foi repetir o Passeio das Tascas do ano transacto, com alteração evidente do local de concentração ser diferente.

---Nesta coisas já todos estamos habituados as desculpas mais variadas daqueles que, com chuva gostam é de caminha...

---Lista dos sócios das Tascas:

- Vitokorov
- Gigantones
- Tojo
- Henrique
- Marito
- António
- Mota
- Carlos
- Paulo
-Valeriano
- Silva
-
---
De salientar a presença dos seis últimos nomes, um grupo de amigos de Oliveira de Azeméis, que vieram ao Porto, conviver connosco neste evento, no dia em que um clube regional desta cidade ia jogar com o
Oliveirense para a Taça.
-
---As 10h30, dê-mos inicio ao passeio, após as fotos de grupo (com dois fotógrafos fraquinhos) com uma pequena subida, em direcção ao quartel militar da Serra do Pilar, com o Vitokorov a carregar sete litros de líquidos, para aumentar a carga do treino ou quiçá para quem tivesse muita sede, ao longo do percurso.
-
-
---Quando começamos a descer em direcção ao Areinho de Avintes, numa ruela existente na proximidade da Rua Vieira Pinto, o Gigantones guiava o grupo destemidamente por umas escadas, por entre o casario degradado, tendo nesse instante um cão atacado selvaticamente o segundo elemento do grupo, que como não podia deixar de ser foi o azarado Vitokorov.
-
-
---Seguiu-se um curativo improvisado enquanto os marretas assistiam do balcão a agonia da vitima e o cão "discutia" com o Gigantones.


-

---Lá retomamos o caminho pelo single-track ao longo do Douro, desde a Ponte D. Maria Pia até perto da ponte D. Luís.
-
-
-
-
-
---Primeira paragem para um cálice de vinho do Porto, na Ribeira de Gaia, onde estava presente a verdadeira personagem frequentadora dos tascos, que infelizmente ninguém fotografou.


---Daqui seguimos para a Invicta, para as Bifanas da "CONGA", na Rua do Bonjardim.
-

---Depois fizemos uma passagem pela mediática Rua de Santa Catarina, que devido a chuva não deu para ver grandes "montras"....
-
-
---Próxima paragem na Praça dos Poveiros, com vários petiscos e receita acompanhar. Nalguns casos, papas de sarrabulho e caldo verde.



---No trajecto seguinte até a Ribeira do Porto, pela marginal (Av. Paiva Couceiro), a chuva aumentou de intensidade tornando este troço muito desagradável.
-
---
Seguiu-se a visita à tasca ESCONDIDINHO DO BARREDO, que desaconselhamos pelo atendimento e pelo preço.
-
-
-
-
---Contudo, julgo que para um elemento deve ter deixado boas recordações, a julgar pela foto com as duas turistas francesas, que optamos por não revelar a sua identidade.
-

---Como a chuva já estava a deixar marcas decidimos ir para a última taberna na zona da Boavista, seguindo pelos Caminhos do Romântico.
-
-
---
Chegada à CASA DRAGÃO, por volta das 15h00 e com cerca de 25km, terminamos desta forma o passeio, em consequência das condições atmosféricas.
-
---Mais petiscos e um salutar convívio entre todos os presentes, com castanhas no final, oferecidas pelo sogro do Gigantones, ficando só a faltar a água-pé.

-
---Depois do repasto os mancos do Gigantones, do Marito e do Tojo, foram embora de carrinho, já cansadinhos ou com medo de se constiparem e os restantes regressaram ao local de partida fazendo mais uns quilómetros para fazer a digestão.
-
---Uns quilómetros mais-à-frente uma paragem não programada na Praça Carlos Alberto, para café e bolo, oferta do Valeriano.
-
---Terminamos o passeio com a "promessa" de um passeio idêntico em Oliveira de Azeméis, no inicio do próximo ano, a que não faltaremos.
-

-


6 comentários:

ECOBIKE disse...

Meus amigos obrigado pela vossa presença neste passeio, que apesar da chuva permanente tornaram este evento num excelente dia de convívio.

Lamento a demora do relato mas o nosso cronista está de férias e com pouco tempo para a escrita.

Anónimo disse...

Viva

Desta vez não tive tempo para fazer um filmezito do passeio pois andava muito ocupado com as minhas férias.

Quiçá no meu regresso.

Espero não me ter enganado nos nomes dos nossos amigos Oliveirenses.

abraços e até breve

vitokorov

Carlos Mota disse...

Nós é que agradecemos, ficamos aguardar a vossa visita a O. Azeméis em dia marcar do mês de Janeiro. Nesse dia vamos mandar prender os cães para não haver acidentes.
Um abraço
Carlos Mota

Tojo disse...

há pessoaS k têm mais dias de férias k de trabalho...amigo, se gostas de beber e comer, beber e comer e mais comer...e andar pouco de bicicleta, não faltes no próximo ano...pese embora o tempo n ter ajudado, no fim valeu pelo convívio...abraços
tojo

Anónimo disse...

para o próxmio não marques em dia de chuva...porque não tem dinheiro para pneus para piso molhado.

boa iniciativa

abraços

Anónimo disse...

Faltaram mais tasco...contudo estou ansioso por ir a Oliveira de Azemei, desde que não seja a 3 nem a 18, porque vamos estar ocupados de volta de um leitão...eu o Almeida e o Tojo a devorar uma galinha...