---Ontem (16 - quarta-feira), teve lugar o mega passeio nocturno de btt "Redescobrir Gaia", um dos maiores até à data naquela cidade, cuja participação ultrapassou as 200 vagas previstas no regulamento, obrigando a organização a aceitar à ultima hora mais cem betetistas.
-
---Este passeio encontrava-se inserido na Semana Europeia da Mobilidade de Gaia, pelo que teve organização da câmara daquele município e o apoio do ECOBIKE.
-
---O evento após um inicio confuso, começou dez minutos depois da hora prevista (21h10), com inicio acessível a todos, pois era a descer e em asfalto.
-
-
---Depois encaminhou-se para uma das zonas mais bonitas da cidade, a zona histórica ribeirinha de Gaia, tendo descido pela Escarpa da Serra (Travessa de Cabo Borges Simão), com uma paisagem deslumbrante sobre o rio e a ponte D. Luís I.
-
---Logo aqui os participantes tiveram uma amostra do que lhes esperavam, ruelas apertadas, de piso irregular e com pouca iluminação pública.
---Logo aqui os participantes tiveram uma amostra do que lhes esperavam, ruelas apertadas, de piso irregular e com pouca iluminação pública.
-
---Isto "esticou o pelotão", criando uma imagem surpreendente, devido ao efeito das luzes das bicicletas na escuridão da noite, que infelizmente não temos fotos (os fotógrafos ou as suas maquinas eram fraquinhos).
-
-
---Depois da passagem pela marginal começaram as dificuldade das subidas, dos trilhos em terra e sem iluminação, mas como vista sobre a marginal do Porto e de Gaia magnifica, para quem quis apreciar...
-
---Seguiram-se as ruelas do Lugar do Castelo, sem transito e desertas de pessoas, que culminou numa descida por uma espécie de quelha, com alguns degraus no final, que fez muitos desmontarem.
-
-
---Devido a estas dificuldades foi com naturalidade que o pelotão foi cortado em pequenos grupos espaçados entre eles, sendo necessário parar na marginal para reagrupar o maior número possível de elementos.
-
---Tendo estas pausas sido aproveitadas para o convívio entre os participantes, para quem quis desfrutar das belas paisagens da nossa cidade na noite e ainda para os mais impacientes habituados a outros andamentos darem azo as criticas do costume.
---Para testar a qualidade extraordinária dos presentes o percurso percorreu uma quinta privada (na marginal) sem qualquer iluminação e rodeada de vegetação, com uma ligeira subida em estradão e uma descida em single-track.
-
---Depois de mais uma pausa, novamente para tentar reagrupar o maior numero de ciclistas e com alguns participantes a perderem-se por instantes na quinta por não terem seguido as indicações dos guias, dado que não havia qualquer sinalização.
-
---Passeio seguiu depois pelas ruelas adjacentes as caves do vinho do Porto, até terminar na Avenida Ramos Pinto, à hora inicialmente determinada (23h00), onde se encontrava um grupo de cantares de Canidelo, animar os atletas, conforme iam chegando.
-
---O evento terminou com o sorteio de 3 bicicletas, algumas entradas no SEA LIFE e jantares duplos em dois conhecidos restaurantes da cidade.
-
-
---Os objectivos do passeio foram cumpridos com sucesso:
-
- dar a conhecer esta zona da cidade, em particular algumas ruas menos conhecidas, num ambiente mais saudável e agradável (sem carros);
- um salutar convívio entre os utilizadores frequentes de bicicletas com os ocasionais;
- fomentar a utilização deste meio de transporte na Semana Europeia da Mobilidade/Dia sem carros.
-.
OBRIGADO A TODOS PELA VOSSA PRESENÇA
-
-
Até o próximo passeio e utilizem mais a bicicleta
-
-
-
-
********
-
---Como o prometido é devido no dia seguinte reunimos uma equipa de almeidas e fomos fazer a limpeza dos cartazes espalhados pela marginal de Gaia.
---Como o prometido é devido no dia seguinte reunimos uma equipa de almeidas e fomos fazer a limpeza dos cartazes espalhados pela marginal de Gaia.
-
-
2 comentários:
TONY GAITEIRO
O inicio do passeio foi uma bagunça nem sei como não atrasou o passeio.
Mas como nisto o que interessa é andar de bicla o trajecto que escolheram foi PORREIRO PÁ!
Resido naquela zona há vários anos e sou um domingueiro da bicla e no passeio por caminhos que não conhecia, que além de serem espectaculares para as minhas voltas são um bom treino com tanto sobe e desce.
PARABENS.
OS MEUS PARABENS PELO PASSEIO, VENHAM MAIS.
ABRAÇO
MONTANELAS
Enviar um comentário