26 julho 2010

MUSEU DE CICLISMO

-
---De passagem por Caldas de Rainha, não pude deixar de visitar o Museu do Ciclismo, bem no centro da cidade, na Rua de Camões nº 57, junto ao Parque D. Carlos I.
-
---
Por estranho que pareça este museu chegou ao meu conhecimento não pela net, nem por nenhuma revista da especialidade, mas por casualidade, ao passar de carro frente ao museu, há uns meses atrás, numa visita a um familiar naquela cidade.
-
---
Ao entrar fiquei surpreendido com o facto de ser gratuito, provavelmente por ser gerido por uma associação sem fins lucrativos (Associação para o Desenvolvimento do Ciclismo).
-
-
---
Subi ao 1º andar, onde se encontra a exposição permanente de ciclismo, composta por vários documentos antigos (1901), relacionados com a primeira edição Porto-Lisboa (1911), e das cinco primeiras provas da Volta a Portugal (1927 a 34).
-
-
---
Ainda algumas bicicletas, troféus, fotos e jornais antigos, que entre outras coisas permitem ver as diferenças abismais com actualidade.
-
-
----- CARRO DE APOIO
-
---O espólio contempla ainda algumas personalidades contemporâneas do ciclismo, que vão desde documentos pessoais, fotos a camisolas.
-
-
---Como é evidente fiz uma reportagem fotográfica da exposição, porém optei por não divulgar as fotos, pois acho que os interessados devem fazer uma visita, por se tratar de um museu implantado fora das grandes cidades e assim valorizar as iniciativas dos pequenos municípios, especialmente na tarefa de divulgar o ciclismo e a bicicleta.
-
--
---Por isso, quem já conhece a cidade (Jardins do Parque D. Carlos I, Museu José Malhoa, Museu de Cerâmica, Igreja Nossa Senhora do Pópulo, Hospital Termal Rainha D. Leonor, Chafariz das Cinco Bicas, Palácio Real, Ermida de S. Sebastião, Estação Ferroviária, Mercado, etc), tem agora mais um motivo para uma visita, o MUSEU DE CICLISMO.
-
-
---
E se gostar de bicicletas pode ainda experimentar as "Rainhas".
-

3 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está mais um motivo para destituirmos o actual presidente e pôr no seu lugar o vice.

Anónimo disse...

Ó fraquinho deixa-te de crónicas da treta e vai pedalar que a tua carreira velocipedica está a chegar ao fim...
Depois não admira que leves coça da 3ª idade.

abraço

ECOBIKE disse...

Meus amigos agradecemos os comentários, mas da próxima podiam assiná-los.

Bons banhos de sol/praia.

abraços e beijos, respectivamente.