-
---Este fim-de-semana fomos até Idanha-a-Nova, para participar na 5ª Maratona de btt de Idanha-a-Nova, do dia 08.
-
-
---Uma vez que se tratava de uma viagem longa fizemos a viagem na sexta-feira de tarde, para ir levantar os dorsais dos ecobiker`s.
-
---Como ficamos hospedados em Monfortinho, não perdi a oportunidade de visitar o pouco que ainda não conhecia neste concelho....os Fósseis de Penha Garcia.
-
----Convenci o Tojo acompanhar-me neste trilho pedestre de pequena rota - PR3 - ROTA DOS FÓSSEIS, e acabei por prejudicar o descanso do nosso mega atleta.
-
---Chegados às ruínas do pequeno castelo, podemos desfrutar do excelente miradouro, sobre a grandiosidade do vale por onde corre o rio Ponsul e sobre a "aldeia mais portuguesa de Portugal" - Monsanto.
-
-
---Neste pequeno trajecto pela garganta do rio Ponsul, podemos ver segredos dos tempos pré-históricos, quando um oceano banhava aquelas paragens.
-----A prova disso está gravada na rocha, nos fosseis deixados pelas trilobites, uma espécie de artrópedes marinhos que viveu há 400 milhões de anos.
-
----Movimentavam-se arrastando-se pelo fundo do mar, e são essas marcas, denominadas cruzianas, apelidados de Cobras Pintadas pelas gentes locais, que hoje podemos ver.
--
---Além disso, pode-se ver pequenas cascatas, uma piscina fluvial, com deck em madeira sobre o vale, antigas casas dos moleiros e dos seus moinhos de rodízio - movimentados pela água.
-
-
-- Distância = 3km
- Dificuldade: Fácil
- Percurso: pequena rota, por caminhos tradicionais e urbanos. circular
- Desníveis: pouco acentuados
- Época aconselhado: todo o ano
-
-
1 comentário:
sitio espectacular para um mergulho
Enviar um comentário