---Por isso, decidi deixar-vos aqui algumas informações acerca do Concelho, especialmente para os que não conhecem a zona e vão aproveitar para um passeio em família.
IDANHA-A-NOVA (espera por ti)
---Não há muitos lugares com tantas histórias para contar, tantas riquezas para descobrir, como este Concelho.
-
---Aqui viveram os primeiros seres vivos da terra, imortalizados nos fósseis de Penha Garcia e os primeiros homens de que há memória, guardada em valiosos testemunhos arqueológicos.
-
---Aqui estiveram os Romanos, que fundaram a Egitânea, na grande via que ligava Mérida a Bracara Augusta.
-
---Hoje, é um retrato fiel de milhares de anos de história, de civilizações antigas, de todas as invasões, conquistas e reconquistas.
-
---Em idanha-a-Nova há 17 localidades perfeitamente preservadas à tua espera, o magnífico património natural do Tejo Internacional, as Termas de Monfortinho, com um dos melhores balneários da Europa e condições excepcionais para a prática de desporto na natureza.
-
---De remoto e isolado é o cenário ideal para quem procura o descanso ou aventura e lazer:
Circuito dos Castelos: Monsanto, Penha Garcia, Salvaterra do Extremo, Segura, Idanha-a-Nova e Rosmaninhal.
Igrejas Matrizes das 17 freguesias
Capelas e Ermidas
Cristas quartzíticas de Penha Garcia
Inselberg granítica de Monsanto
Os percursos dos rios
Admirar os 8 Pelourinhos do concelho: Idanha-a-Velha, Monsanto, Penha Garcia, Proença-a-Velha, Rosmaninhal, Salvaterra do Extremo, Segura e Zebreira.
TERMAS DE MONFORTINHO
---Em redor da nascente de água medicinal conhecida por Fonte Santa, situa-se um dos melhores complexos Termais da Europa.
-
---As águas silicatadas, com alto teor de anidrido carbónico e de acidez são indicadas para doenças biliares e intestinais, cutâneas e ainda do foro reumatológico e ginecológico.
-
---A reputação das suas águas «santas» (a que hoje chama-mos de «hipomineralizadas» remonta ao período da romanização. Mas foi apenas em finais do sec. XIX, princípios do sec. XX, que o balneário termal nas faldas de Penha Garcia, bebendo do rio Erges, floresceu realmente.
NATUREZA
---Terra abençoada pela natureza, no seu estado mais puro, com muito para lhe oferecer.
---Parque Natural do Tejo Internacional, um dos mais importantes da Europa, onde coexistam harmoniosamente centenas de espécies animais e vegetais.
-
GASTRONOMIA
---Comece por saborear os pratos de peixe de água doce, como:
Peixe
- achigã frito com arroz de tomate
- migas de peixe
Carne
- Sopa de matança
- ensopado de borego
- javali ou veado
- a perdiz de escabeche
- arroz de lebre
- espargos silvestres à moda de Idanha
Doces
- papas de carolo
- arroz doce
- broas de mel, bolos de leite, esquecidos, bolos de azeite,
MONSANTO
---Monsanto é destino obrigatório dos roteiros de aldeias mais originais e preservadas do país, não tivesse sido considerada "A aldeia mais portuguesa de Portugal!".
---Situa-se a 25km da sede do concelho (Idanha-a-Nova) e a cerca de 45km de Castelo Branco.
---Monsanto deslumbra pela sua posição num abrupto cabeço, pela harmonização e interpenetração das suas casas com os rochedos graníticos, pela sinuosidade das suas ruas estreitas, pela riqueza dos elementos arquitectónicos e decorativos que se nos deparam em cada esquina e pela firmeza do seu castelo roqueiro que, lá do cimo (758m), domina amplos horizontes.
---A aldeia de Monsanto é uma verdadeira sinfonia de granito, de engenho e de arte. Umas vezes são lajes de granito a servirem de chão, outras são enormes penedos a servirem de parede ou de telhado. Referência paradigmática é a "casa de uma só telha" (observável na subida para o castelo).
---Monsanto encanta, também, pela originalidade do seu artesanato - os adufes, as marafonas e as rocas, pela riqueza das suas histórias e lendas e, ainda, pela grandiosidade das suas festividades de cariz popular.
---Entre as festividades há que salientar a Festa das Cruzes ou Festa do Castelo (a 3 de Maio ou no fim-de-semana seguinte).
PERCURSO URBANO (A força da pedra)
Igreja matriz ou de S. Salvador (séc. XVIII);
Castelo Medieval, de origem romana mandado reconstruir por Gualdim Pais.
No interior amuralhado do castelo, econtra-se a "Cisterna", Torre de Menagem e Igreja de Santa Maria do Castelo.
Capela românica de S. Miguel
rodeada de um interessante cemitério de sepulturas escavadas no granito;
Capela do Espírito Santo (renascença)
Torre do relógio ou Torre de Lucano
(torre sineira onde foi colocada uma réplica do "Galo de Prata" troféu atribuído aquando da sua classificação de "Aldeia mais portuguesa" em 1938).
Capela de S. Pedro de Vir-a-Corça (Vila Corça) (séc. XIII) foi reconstruída por diversas vezes e onde se destaca a rosácea.
Casas tradicionais harmoniosamente enquadradas na paisagem.
Calçadas Romanas.
Pelourinho
Ponte Romana, forno, gruta, casa do Guarda, casa dos Governadores, Torreão, 13 tigelas, campanário, etc.
IDANHA-A-VELHA
---A leste de Idanha-a-Nova surge, qual sonho de arqueólogos e historiadores, Idanha-a-Velha uma autêntica aldeia museu.
---Situa-se a 15km da sede do concelho (Idanha-a-Nova), a 12 de Monsanto, a 30 das Termas de Monfortinho e a 48 de Castelo Branco.
---Ocupa um meandro da margem esquerda do rio Pônsul, afluente da margem direita do rio Tejo.
---Idanha-a-Velha foi a distinta e próspera cidade romana Civitas Aegitidanorum (documentada desde o ano 16 a.C.), tornando-se, por isso, referência obrigatória de todos os roteiros arqueológicos de Portugal.
---Um pouco por toda a parte encontram-se testemunhos de outras épocas. Passear em Idanha-a-Velha é passear na História, por entre romanos, visigodos e árabes, guerreiros medievais, cavaleiros do Templo e "senhores da terra".
---Do vasto património existente, destaque-se a Catedral (primitivamente erigida sobre um templo paleocristão, foi posteriormente basílica visigótica; hoje, acolhe um dos conjuntos epigráficos mais importantes relativamente ao período da permanência romana na Península).
---E, para além do que a vista alcança, as gentes de Idanha-a-Velha, que esperam sempre por quem chega disposto a dois dedos de conversa, sendo hospitaleiras e conhecedoras de histórias e lendas fantásticas, como as do "Rei Wamba".
--(Egitânia – antiga cidade romana já referenciada no séc. I a.C., actualmente estação arqueológica de inegável valor) .
- Basílica paleocristã de três naves, mais tarde visigótica.
- Ponte romana sobre o Pônsul.
- Passagem a vau por cima de marcos de pedra
- Sepulturas escavadas na rocha
- Torre de menagem e muralhas
- Igreja matriz e pelourinho
- Lagar de Varas
- Lagar romano
- Casas tradicionais.
--
-
---Comece o percurso na Porta Nova, vire a esquerda e siga até um largo com o pelourinho manuelino e uma casa com a cruz da Ordem de Cristo.
---Siga para a catedral que alberga um importante conjunto de lápides, algumas do séc. I.
-
---Na parte inferior das paredes, repare nos silhares graníticos do período visigótico.
---A porta sul foi feita com materiais reaproveitados de edifícios romanos, sendo visível restos de uma inscrição dedicada à deusa Juno.
---Na fachada poente, o portal manuelino corresponde à última intervenção no templo.
PENHA GARCIA
---Torre e vestígios do castelo medieval (séc. XIII) de onde se desfruta uma paisagem espectacular das fragas quartzíticas da "brecha" do Pônsul.
- Pelourinho (séc. XVI) - Capela do Santo Espírito - Igreja Matriz (construção recente) pode-se admirar uma imagem, de raríssima beleza, da Srª. do Leite, escultura de pedra do Sec. XV classificada como monumento nacional; - Casas tradicionais, em escadaria, num labirinto de ruelas, principalmente na parte mais cimeira da localidade. -
---Parque Natural inserido na Rede Global d e Geoparques da UNESCO, procura promover a conservação, a educação e o turismo ambiental.
---O seu riquíssimo património geomorfológico, geológico e paleontológico estende-se de Idanha-a-Nova a Vila Velha de Rodão, oferecendo um conjunto de rotas pedestres que respeitam temáticas relacionadas com o património natural.
Fados de Coimbra, Tertúlia Académica Sons do Mondego
-
14,15, e 16
Idanha-a-Velha
Festa em Honra da Nossa Senhora da Conceição
16
Proença-a-Velha
VIII Festival das Sopas Tradicionais
--
PERCURSOS PEDESTRES
PR 1 - "Na Rota dos Abutres" - Salvaterra do Extremo
10,5 km = 3 a 4 horas - Dificuldade: baixa/médio
PR2 - "Rota da Egitânea"
Partida e chegada Parque de Campismo de Idanha
8,5 km = 2,5 horas de duração
PR 3 - "Rota dos Fósseis" - Penha Garcia
partida e chegada - Largo do Chão da Igreja; 3 km
PR 4 - "Rota das Minas" - Segura
Partida e chegada - Posto de Turismo
10 km = 3 horas de duração; Dificuldade - baixa
-
"Rota dos Veados"
---É um percurso de grande rota (53km), no coração do Parque Natural do Tejo Internacional, que começa e acaba na freguesia de Rosmaninhal.
- GR12 - "Rota da Idanha" - Idanha-a-Nova - Termas de Monfortinho
***********
---Apesar de não pertencer ao concelho de Idanha, recomendo uma visita a:
SORTELHA (67km de Idanha), que engloba a Rota das Aldeias Históricas.
---Uma vila fronteiriça medieval, com foral concedido em 1228.
---No ponto mais elevado, sobranceiro ao vale e na vertente mais inacessível, situa-se as muralhas da aldeia. Mandadas edificar por D. Sancho I, em 1187, erguem-se com enormes penedos dispostos em forma circular, ganhando a forma de um anel, com o Castelo, bem marcado pela Torre de Menagem.
-
---No seu interior ainda se pode ver a Cisterna, Pelourinho, uma Porta Falsa ou da Traição, a varanda de pilatos (um balcão com matas-cães, aberturas para lançamento de líquidos em ebulição) e a Torre do Facho, adossada à muralha.-
-
---Tal como Monsanto é uma verdadeira aldeia de granito: deste material são as casas, as muralhas do castelo e o pavimento das ruas.
-
---Situa-se a 12km da sede do concelho, o Sabugal, e a 38 km da Covilhã.
-
---D. Sancho Imandou aqui erguer um castelo, em 1187, tirando partido, para efeitos de observação e defesa, do alto cabeço que domina os campos em redor (760m).
--
-
ALOJAMENTOS:
-
Casa de Campanário
tef. 271 388 198
Casa da Vila
telf. 271 388 113
Caverna do Viriato
telf. 271 388 198
Turismo Rural
Casa da Lagariça
Telf. 271 388 116
Casa da Calçada
Telf. 271 388 116
-
Casa da Cerca
Tel. 271 388 113
Casa do Páteo
tel. 271 388 500
RESTAURANTE
D. Sancho
Largo do Corro
Celta
Rua Dr. Pereira Neves, n.º 10
Palmeiras
Tel. 271 388 260
---Se seguir para a sede do concelho, a vila do SABUGAL, poderá visitar o seu interessante castelo medieval.
---Com uma torre de menagem única de cinco quinas, o seu castelo é o mais imponente de todas as construções medievais do concelho.
-
BELMONTE
---Na serra da Esperança, a 615m de altitude, o castelo medieval, assegurava a linha defensiva do Alto Côa, tornada obsoleta pelo Tratado de Al canices (1297).
---No seculo passado, foi revelada a presença de uma comunidade Cripto-Judaica muito antiga em Belmonte, terra hoje considerada como capital das judiarias espalhadas pelas Beiras.
---Aqui nasceu Pedro Álvares Cabral e as referências aos Cabrais estão disseminadas pela toponímia.
---Visite a Judiaria, o Museu Judaico, a Sinagoga, o Castelo, a Igreja de Santiago, o Panteão dos Cabrais, o Ecomuseu do Zêzere e o Museu do Azeite (encerram a segunda-feira).
---Para quem marcou férias não será de todo má ideia uma visita ao Alto Alentejo e apesar da distancia de 138km de Idanha-a-Nova aconselho uma visita à vila fortificada de Marvão.
-
---BOM PASSEIO
-
2 comentários:
Anónimo
disse...
UMA CRONICA MUITO ESQUESITA...DE QUEM TEM MUITO TEMPO LIVRE, MAS PARA A PRÓXIMA INCLUI UM ITEM PARA ABORDAR GAJAS! ABRAÇO E BONS TREINOS NABO
2 comentários:
UMA CRONICA MUITO ESQUESITA...DE QUEM TEM MUITO TEMPO LIVRE, MAS PARA A PRÓXIMA INCLUI UM ITEM PARA ABORDAR GAJAS!
ABRAÇO E BONS TREINOS NABO
tinhas de abordar temas que agradem as mulheres, para as convecer a irem também...tipo spa`s, lojas, etc.
Enviar um comentário