15 janeiro 2010

PASSEIO DOS REIS MAGOS

-
---O passeio dos Reis Magos foi uma volta muito soft, num percurso urbano.
-
---A volta ideal para começar o ano, em vez da preferida dos meus companheiros de viagem o giro pela marginal de Gaia.
-
---Atendendo ao facto que, estávamos em tempo de Reis Magos, decidimos ir até o Berço da Nação e "revisitar" o primeiro rei, Afonso Henriques.

-

---Para não desvirtuar o passeio foram 3 os Reis Magos, que se deslocaram até Guimarães, tendo o Gigantones de imediato puxado dos galões de Presidente, para se intitular como o Belchior (nome correcto Rei Melquior, velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus), devido as semelhanças físicas, que na minha opinião só se forem nas orelhas...


---Começamos o passeio por volta das 09h30, mas devido as temperaturas negativas (-1º), que ainda se faziam sentir, fomos logo para uma confeitaria, na Praça (central) do Toural, à espera que o sol fizesse subir a tempertaura.

- -Desta vez, o pequeno almoço ficou caro, graças ao bolo tradicional da região, as tortas de Guimarães, 3€ cada e toneladas de calorias, para enfrentar o frio.

---Como tinha programado primeiro mergulhamos no mais profundo das raízes de Guimarães, enquanto povoado e infância da nacionalidade, percorrendo os principais monumentos e edifícios da cidade:

  • estátua do Rei D. Afonso Henriques

-

-
-
  • Paço dos Duques -

-
---Paço do século XV, mandado construir por D. Afonso, futuro duque de Bragança, onde é possível observar a influência da arquitectura senhorial da Europa Setentrional.
---No século XIX foi convertido em quartel e em meados do século XX, após um período de abandono, foi restaurado, tendo posteriormente sido convertido em Museu, albergando um espólio do século XVII e XVIII.
---Para além da sua função museológica, este palácio foi adaptado, no seu segundo andar, a residência oficial do Presidente da República Portuguesa, aquando das suas deslocações ao Norte de Portugal.
  • Igreja de S. Miguel -

---É o único edifício de estilo românico. De acordo com a tradição, D. Afonso Henriques terá sido aqui baptizado.
---No interior existem sepulturas que se atribuem a guerreiros ligados à fundação da nacionalidade.-
  • Castelo


-

-

-


-

---Mandado construir no século X pela Condessa Mumadona Dias para defesa do povoado, à volta do qual cresce um núcleo populacional.

---Este castelo está intimamente relacionado com a fundação da nacionalidade. Para lá terão ido viver os progenitores daquele que viria a consagrar-se primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

---O Campo de S. Mamede, junto ao Castelo, é apontado como um dos palcos da Batalha de S. Mamede, ocorrida a 24 de Junho de 1128. -

  • Estátua de Mumadona Dias (frente ao Tribunal de Comarca).-

-

  • Muralha


-

---Muralhas de Guimarães Representam vestígios das muralhas que envolviam a urbe vimaranense nos reinados de D. Dinis e D. João I – séculos XIV e XV. -
  • Padrão do Salado (Praça da Oliveira).-

-

-

---Pequeno monumento gótico mandado erguer por D. Afonso IV no século XIV para comemorar a vitória obtida na Batalha do Salado, sobre os mouros em 1340.
-
---No interior, um cruzeiro, oferecido em 1342, por um comerciante de nome Pêro Esteves, representado Cristo e a Virgem. -
  • Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

---Foi mandada reedificar pelo rei D. João I no século XIV, em consequência de uma promessa feita à Virgem Maria pela sua vitória da Batalha de Aljubarrota.

  • -Cruzeiro Nossa Senhora da Guia-

---Este cruzeiro que é hoje conhecido pela invocação da Senhora da Guia, terá sido em tempos denominado de Senhora da Piedade, em virtude da representação da Pietá aí existente. Não há certezas quanto à sua localização original, encontrando-se actualmente localizado junto à Igreja da Oliveira.
  • Domus Municipalis

-

-

---Monumento mandado edificar no século XIV.

  • - Igreja da Mesericórdia-

-
---Obra dos sec. XVI-XVII, de que hoje apenas conserva a fachada estilo renascença

  • Igreja de S. Francisco
-

  • -Igreja dos Santos Passos
-

-
---Depois de 6km (+ou-), o percurso mudou, pois começamos a subir para o pulmão verde da Penha, por estrada, com dois desvios por um trilho em terra.
-

-
---
Na subida cruzamos com o caminho pedestre PR3 - Rota da Penha, que optamos por não seguir devido as escadas, mas que no topo viríamos a percorrer alguns metros.
-
---
No cimo do monte mais fotos junto do Santuário da Penha, Capela de S. Cristovão, Gruta Ermida de Nª Srª do Carmo e estátua do Papa Pio IX e toca a descer para a cidade, desta vez sempre por estradão, que nos levou até a Pousada de Santa Maria e Igreja de Santa Marinha.

-

-

-

-

-

-
---
Mais uma pausa, para duas de letra....seguimos pelo parque da cidade, em direcção ao Castelo, altura em que sem nada que o justificasse o drop-out da Diabolic foi-se.

-
---
Não seria um grave problema, porque ao contrario dos meus amigos de viagem, ando sempre carregado com ferramenta para todas as situações e algumas peças para substituir, na qual se incluía a maldita peça, já que tinha passado por essa infeliz experiência em 2007, a caminho de Santiago.

-
---
Para não perder tempo em reparações, lá fui seguindo até ao carro, que estava a 2km de distância.

-
--Depois do banho segui-se o almoço no restaurante Pinguim, adequado as temperaturas da manhã.

---
O passeio terminou com caminhada pela cidade, na companhia de um Portista ferrenho, para compra de bolinhos para as esposas e a inacreditável visita à Casa do Porto, de Guimarães, que deixou o Gigantones em êxtase.
-

-
--
-Estes amigos do Marito....
-

- -
-
-

Guimarães

-
. -

-

GPSies - PASSEIO DOS REIS MAGOS
-

-

1 comentário:

Anónimo disse...

So agora vi que o Mario Almeida só pedala com Sol...e eu a defende-lo, afinal tinham razão...o Jorge esqueceu~se de levantar a burra para a foto e o Vitor, tem de diminuir á barriguina, deixar de comer as "barriguinhas de freira"...daqui a dois meses está um Adónis...
Santiago