25 março 2010

BTT MARIA DA FONTE

-
---Aproveitando o domingo solarento, a Ecobike representada pelo Tojo, Presidente e H. Santiago, deslocamo-nos até à Povoa Lanhoso para cumprir esta prova composta pela extensão de 40 Km.

---Tendo em conta a chuva que tinha caído nos dias anteriores, uma vez mais vimo-nos obrigados a sujar as nossas meninas, pois o percurso tinha muita lama, água, pedras soltas, etc

-

---Contudo é de salientar que 70% do percurso era totalmente diferente em relação aos outros anos, composto por trilhos muito bonitos, salientando-se o enorme trabalho feito pela organização, com muitas bolhas nas mãos com certeza de tanto abrir caminhos.

---A prova, tal como anunciada, era catalogada como dificuldade bastante elevada em termos físicos e técnicos, pois tinham descidas complicadas e acentuadas, que elevava o grau de concentração por parte dos atletas.
-
---
Assim, a prova foi-se desenvolvendo sempre com uma organização a alto nível, terminando desta feita num jardim relvado e não numa escadaria como era normal, ainda bem para mim, pois era malho na certa. No final ainda tínhamos uma menina a sortear vários prémios, e mais duas a oferecer bebibas energéticas, a bebida não era grande coisa, mas as chavalas, nem vos conto…
-

---Em termos gerais uma prova muito bem organizada, evidenciando-se o enorme trabalho para estar tudo em alto nível, cruzamentos bem controlados, abastecimentos muito bons, com muita comida e vários líquidos, com banhos quentes e feijão vermelho para o almoço, que gentilmente o cozinheiro trocou por filetes de peixe, senão apenas ia comer arroz.

---Atente-se para o facto de o presidente ter aparecido nos banhos de fio dental, tatuagem esquisita no braço e de pum-pum cor de rosa, pedindo ao pessoal para lhe lavar as costas porque não queria estragar a tatuagem ( recuso-me a descrever como tudo acabou)
-
---
Mais um dia bem passado entre amigos e com mais uma coça no corpo…
-
Ass: Tojo
-

19 março 2010

SERRA DA LOUSÃ

-
---Em semana de dias Mundiais da Árvore, da Floresta e ainda o dia da Água, nada como um pequeno passeio de bike à descoberta de uma Serra, com uma vegetação exuberante, uma paisagem deslumbrante, uma diversidade de cenários de pura beleza, rica em vida selvagem e fértil em regatos e fontes.
-

-
---A Serra de Lousã, localiza-se no Extremo Sudoeste da Cordilheira Central, com o ponto mais alto aos 1202m, com várias aldeias em Xisto, perdidas no tempo, com as águas cristalinas do Rio Ceira serpenteando a serra e as várias praias fluviais, num imenso território a espera de ser explorado.
--
---Motivos suficientes para uma visita!
-

---Estava previsto sair de Gaia as 07h30, mas uma hora depois ainda estávamos de regresso a casa do Gigantones, porque tinha deixado o selim da minha bicla no passeio, quando a colocava em cima do carro.
-
---Felizmente, ganhei o dia pois o selim ainda se encontrava no local.
-
---As 10h30, eu (Vitokorov), Gigantones, o Coelho e o Leandro, começamos a pedalar por um trilho sacado da net pelo Jorge.
-
---Logo estávamos um pouco apreensivos...sarilhos.

---O inicio do trilho supostamente passava pelo Castelo, que para não variar já conhecia, mas fazia questão em tirar uma foto com a bike junto do monumento, porém nenhum de nos viu qualquer castelo, nem mesmo por um canudo, que é como quem diz nem à distância.

---É o que faz o Guia ser o Gigantones!
-
---Mal saímos da Vila, entramos num estradão no meio de mato em direcção aldeia de Vilarinho, sem grandes dificuldades.
-
---Dez quilómetros depois chegamos a aldeia de Serpins, paragem para foto junto da ponte antiga sobre o rio Ceira e na praia fluvial da Srª da Graça.
-

-
---Depois um singletrack ao longo do rio com muita vegetação.
-

-

-
---Alguns metros mais à frente chegamos ao ponto alto do passeio, que se revelou uma surpresa agradável para todos, até mesmo para o Gigantones, que julgo que desconhecia este obstáculo no percurso.
-
---Ou seja, o caminho atravessava o rio Ceira, o problema é que não havia nenhuma ponte naquele local e a passagem uma espécie de açude estava submersa.
-
---Por isso a solução foi seguir o nosso Guia pela água gelada e com alguma corrente, mas com uma paisagem em redor espectacular.
-



---É por estas coisas que não fico em casa....lol
-
-
---Mal tínhamos ultrapassado este obstáculo surge outro...uma parede que nos obriga a carregar as maquinas.
-

-
---Daqui começamos a subir por um estradão em terra, em direcção as aldeias de xisto, Albergaria, Comareira e Aigra Nova, onde fizemos uma paragem para um kit-kat...no meu caso uma sande deliciosa feita pelo presidente.
-

-
---O estradão continuou a subir até a capela da Santo António da Neve (1174 m).

No antigo Cabeço do Pereiro, freguesia do Coentral, concelho de Castanheira de Pera, ergue-se uma capela em honra de Santo António. Como foi mandada construir por Julião Pereira de Castro, neveiro-mor da casa Real, passou o local a designar-se por Santo António da Neve.

...e o Leandro já seguia com dificuldades, farto de tanta subida...
-
---
Neste local encontramos um património construído que desconhecíamos a sua utilidade, que levou a palpites curiosos...
-

-
mas que numa pesquisa da net verifiquei tratar-se de....

POÇOS DA NEVE

onde se aproveitavam as baixas temperaturas para fabricar gelo por processos naturais e que depois era levado em carros de bois até ao Rio Zêzere e, posteriormente de barco até Lisboa.
-
---No topo do Monte a paisagem em redor é espectacular....e carregada de eólicas.-


-
---Quando pensávamos que tinham acabado as subidas, rapidamente verificamos que ainda tínhamos de subir até Trevim (1202mt).

---Os últimos 7km foram alucinantes a descer em direcção a Lousã a grande velocidade por uma estrada de asfalto, com curvas apertadas...
-
---
Mesmo a terminar a descida arrebentou-me o pneu traseiro e só por pouco me livrei de mais uma queda aparatosa, tal era a velocidade que seguia.
-
---Assim, para mim os ultimos metros até o local de partida foram feitos em passo de corrida e a empurrar a bike.
--
---
O passeio terminou por volta das 18h00, com 70km nas pernas.
-
**********
-
Tipo de Percurso: BTT - circular - estradões
Partida e chegada: Posto da GNR de Lousã
Distância: 68 Km
Altitude Máxima:1202 m
Altitude Mínima:116 m
Dificuldade técnica: baixa
Dificuldade física: moderada

Época:Todo o ano (melhor na Primavera)

---Trilho com vegetação verdejante, por onde espreitam vários animais: veados, corços, javalis e muitas outras espécies, algumas raras e protegidas.

---Ainda bem que não fomos no Verão, pois com a minha sorte ainda era atacado por uma Cobra-bastarda ou víbora-cornuda, espécies que por ali abundam.

*******


Serra da Lousã (Ecobike)




SOS Emergência: 112; SOS Floresta: 117

Informação anti-venenos: 808 20 51 43

GNR de Lousã: 239 99 52 56

Bombeiros Voluntários de Lousã: 239 99 05 30

Centro de Saúde de Lousã: 239 99 51 87

Posto de Turismo de Lousã: 239 99 03 76
-

    Lousã:

  • Paços do Concelho (séc. XX);
  • Pelourinho (séc.XX – neomanuelino);
  • Diversos solares no centro histórico (Casa da Quinta de Baixo, Palácio Viscondessa do Espinhal / Hotel, Casa de Cima da rua Nova, Casa de Baixo da rua Nova, Casa da Quinta do Cano, Casa S. Bento, Casa do Fundo da Vila, Casa da Quinta de Santa Rita, Casa do Comendador Montenegro, Casa da Lagartixa);
  • Capela da Misericórdia (séc. XVI);
  • Igreja Paroquial S. Silvestre (séc. XIX);
  • Castelo da Lousã (séc.XI/XIV) e Santuário Nª Sra. Piedade, conjunto de 4 capelas (S. João, Senhor da Agonia, Nª Sra. da Piedade e junto ao castelo a capela do Senhor dos Aflitos – Séc. XV-XX);

  • EcoMuseu da Serra da Lousã: Núcleo de doçaria e gastronomias locais, Lagar de Azeite Mirita Sales e Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques;

Não deixe de visitar ainda no concelho da Lousã, na freguesia de Foz de Arouce:

- onde o rio Arouce se junta ao rio Ceira;
- a Ponte Medieval sobre o rio Ceira (séc.XIV);
- o Padrão Comemorativo da Vitória Anglo-Lusa sobre o exercito francês de Napoleão;
- o Palácio dos Condes de Foz de Arouce (séc. XVIII).
--
LOUSÃ
Meliá Palácio da lousã Boutique Hotel ****
(
www.palaciodalousa.com)Pensão Bem Estar Residencial
Avenida Coelho da Gama, n.º 11, 3200 Lousã
tlf. 239 991 445
Casa da Eira Apícola
(
www.casa-da-eira.com)
Quintal de Além do Ribeiro
Ceira dos Vales - Lousã (
www.alemdoribeiro.com)
Casa do Vale do Linteiro
Serpins - 239 404 3777 (
www.valelinteiro.com)
Casa Princesa Peralta
Talasnal - Lousã - 239 441 787 (
www.casaprincesaperalta.com)
Parque de Campismo Municipal de Serpins
239 971 141 (
www.campingserpins.com)
-
GÓIS
-
Casa da Cerejinha
Aldeia da Pena - 239 704 089
Casa do Nevoeiro
Aldeia da Pena - 239 704 089
Casa da Comareira de Góis
Comoreira - Góis - 235 778 644
Quinta da Simantorta
Simantorta - Álvares - 235 556 210
Casa São Francisco da Chã
(
www.casa-sfranciscoda-cha.com)
Parques de Campismo Municipal de Góis
235 778 585 (
www.goistur.com)

RESTAURANTES

Para mais informações consulte o site da Camara de LOUSÃ – posto turismo – tel. 239 990 040
-

Aldeias de Xisto e Centros de BTT

-

18 março 2010

TATUAGEM

-
---
A provar a minha teoria que alguns ecobiker`s têm andado muito ocupados com dilemas existenciais, relato-vos aqui a cena que assisti esta semana entre dois elementos que, para não ferir susceptibilidades opto por não mencionar os seus nomes, os quais se encontravam a dissertar sobre a beleza/significado das suas tatuagens, uma vez que um deles tinha acabado de tatuar um punhal banhado em sangue.
-
-
---Com estas preocupações não vai ser fácil organizar um passeio a curto prazo...
-
---Deve ser a chuva que vos anda a fazer mal aos neurónios...felizmente está aí a chegar a Primavera!
-

05 março 2010

ROTA DOS SANTUÁRIOS

-

---Depois do ecobiker Litos Compostela em 2009, foi agora a vez do João leite, mais conhecido como J.P. chegar ao lugar mais alto do pódio, num evento de btt e ainda por cima na sua terra.
-
---
O percurso da Rota dos Santuários levou os 115 participantes pelos os antigos caminhos de peregrinação em redor dos santuários do Sameiro, Bom Jesus do Monte e Falperra.
-
---Devido ao excelente momento de forma do J.P. (treinos tri-diários) e ao perfeito conhecimento do terreno foi com relativa facilidade que terminou a prova no primeiro lugar isolado.
-


---O nosso amigo João Leite foi assim noticia no Correio do Minho....

"João Leite foi o primeiro a cortar a meta da primeira edição da ‘Rota dos Santuários”, tendo gasto cerca de duas horas e meia a percorrer os 34 quilómetros do percurso com um nível de dificuldade médio.
Com partida e chegada ao santuário do Sameiro, os “bttistas” passearam por caminhos e veredas das freguesias de Espinho, Tenões, Sobreposta, Briteiros S.Eulália, Briteiros S.Salvador e Santa Cristina de Longos.
Agente da PSP, João Leite pratica regularmente “BTT” desde há seis anos, actividade que lhe tem sido muito útil para manter a forma física"...
-
---Palavras para quê...O homem está em grande!
-
---PARABÉNS!
-
-
-

LETARGIA ?

-
---
Devido as constantes interrogações cabe-nos informar que este interregno nas crónicas do blog, não se deveu a nenhuma "hibernação" colectiva devido à chuva, nem a falta de notícias, mas a uma distracção dos administradores do blog, que andam entretidos a criar uma pagina da net para colegas de trabalho, que se dedicam a corridas de atletismo.
-
-
---Associado a este facto, alguns encostaram temporariamente (julgo eu) as bikes para se dedicarem ao atletismo (corrida cidade de Braga, Meia Maratona da Póvoa de Varzim, Corrida do dia do Pai, etc).
-
-
---Neste período gostaria de salientar mais uma vez a solidariedade de alguns ecobiker`s, desta feita no Passeio de BTT Mega Abraço ao Bruno Lameiras, que contribuíram para aquisição de um elevador e uma cadeira de rodas eléctrica, mesmo não tendo comparecido no dia do evento devido à chuva e aos seus afazeres.
-

MELGAÇO A CASTRO LABOREIRO



-
--
---Regressamos a Melgaço para mais um passeio mas, infelizmente, não conseguimos fazer o que tínhamos planeado (pedalar no planalto de Castro Laboreiro, entre a maior concentração de monumentos megalíticos da Península Ibérica) devido alguns imprevistos (avarias, chuva e enganos).
-
---Assim, lamentavelmente tivemos de percorrer muito asfalto nesta travessia de 65km entre o Castelo de Melgaço e o Castelo de Castro Laboreiro.
-
---Não obstante, foi um passeio muito interessante pela companhia, pelas paisagens espectaculares do noroeste do Parque Natural da Peneda do Gerês e pelos magníficos monumentos aí existentes.
-
ÁLBUM

-


-
  • mapa do percurso

GPSies - Melgaço - Castelo de Castro Laboreiro

--